Uma revisão dos freios exige a checagem para verificar o estado dos discos de freio, pastilhas, lonas, fluido e regular o freio de mão.
AutoAgora.com.br, utiliza a dica de Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves, de Mauá (SP).
Ele é um profissional da reparação automotiva, mecânico de automóveis, que se destacou na promoção da Nakata Feras da Oficina, dá dicas de como fazer a revisão dos freios.
Como fazer a revisão dos freios do carro? Esta pergunta é feita diariamente por proprietários de veículos.
Mas é importante avisar, no caso do proprietário do automóvel, que não tem conhecimento de mecânica automotiva, não arrisque fazer a revisão na garagem de casa.
O procedimento deve ser feito por profissional especializado, pois o sistema de freio é um dos mais importantes itens de segurança do carro. Estas dicas servem para que o proprietário conheça como deve ser o trabalho correto.
O processo de manutenção do sistema de freio deve começar com a verificação do desgaste das pastilhas e a medição do disco de freio.
Os discos de freios têm espessura mínima, a qual é indicada pelo fabricante, quando esta fora da especificação deve ser trocado.
As pastilhas de freio do veículo merecem alguns cuidados na hora da manutenção. “Ao trocar as pastilhas, é necessário ter cuidado para que não resulte em barulho”, relata Fernando Neves, mecânico premiado como Fera do Ano na promoção Feras da Oficina Nakata.
Antes de realizar o pré-assentamento das pastilhas, ele recomenda, inicialmente, fazer uma revisão geral no sistema de freios. “É preciso verificar se não há algo solto, quebrado, se existem trincas ou fissuras.
Efetuar a medição do disco de freio para identificar se está abaixo da espessura mínima recomendada. Caso esteja abaixo, os discos devem ser trocados”, afirma.
O profissional fala sobre as pastilhas de freio. “As pastilhas não devem ser desbastadas, pois este processo não elimina o chiado. Isso é mito e apenas retarda o efeito. A parte central será superaquecida, o que ocasiona a perda de garantia da peça”, complementa.
Neves lembra também que antes de empurrar o êmbolo de volta para colocar a pastilha nova, é preciso abrir o parafuso de sangria para facilitar o serviço, principalmente em veículos com ABS. Também é necessário checar os sensores do ABS e se for necessário limpá-los.
Na checagem do freio traseiro, ele sugere analisar se há comprometimento das lonas, pois quando as lonas estão desgastadas geraram sobrecarga no freio dianteiro.
No caso de freio a disco na traseira vale o mesmo processo dos dianteiros
Na revisão dos freios é importante ainda regular o freio de mão (freio de estacionamento). O fluido de freio deve ser trocado de acordo com a recomendação da fabricante do veículo.
A indicação do período de troca está no manual e usar um coletor para fazer o descarte adequado do fluído. Este procedimento é necessário para não apresentar chiado.
É importante utilizar peças de qualidade das marcas com reconhecimento no mercado.
Para fazer o pré-assentamento, Neves indica dar uma volta com o veículo numa via, de preferência, com baixo trafego, acelerar o veículo até 60 km por hora e frear até praticamente pará-lo.
“Repita a operação por três vezes. Se não ouvir nenhum chiado, o serviço ficou perfeito”, finaliza.