Uma revisão dos freios exige a checagem para verificar o estado dos discos de freio, pastilhas, lonas, fluido e regular o freio de mão.
AutoAgora.com.br, utiliza a dica de Fernando Neves, da Auto Mecânica Neves, de Mauá (SP).
Ele é um profissional da reparação automotiva, mecânico de automóveis, que se destacou na promoção da Nakata Feras da Oficina, dá dicas de como fazer a revisão dos freios.
Como fazer a revisão dos freios do carro? Esta pergunta é feita diariamente por proprietários de veículos.
Mas é importante avisar, no caso do proprietário do automóvel, que não tem conhecimento de mecânica automotiva, não arrisque fazer a revisão na garagem de casa.
O procedimento deve ser feito por profissional especializado, pois o sistema de freio é um dos mais importantes itens de segurança do carro. Estas dicas servem para que o proprietário conheça como deve ser o trabalho correto.
O processo de manutenção do sistema de freio deve começar com a verificação do desgaste das pastilhas e a medição do disco de freio.
Os discos de freios têm espessura mínima, a qual é indicada pelo fabricante, quando esta fora da especificação deve ser trocado.
As pastilhas de freio do veículo merecem alguns cuidados na hora da manutenção. “Ao trocar as pastilhas, é necessário ter cuidado para que não resulte em barulho”, relata Fernando Neves, mecânico premiado como Fera do Ano na promoção Feras da Oficina Nakata.
Antes de realizar o pré-assentamento das pastilhas, ele recomenda, inicialmente, fazer uma revisão geral no sistema de freios. “É preciso verificar se não há algo solto, quebrado, se existem trincas ou fissuras.
Efetuar a medição do disco de freio para identificar se está abaixo da espessura mínima recomendada. Caso esteja abaixo, os discos devem ser trocados”, afirma.
O profissional fala sobre as pastilhas de freio. “As pastilhas não devem ser desbastadas, pois este processo não elimina o chiado. Isso é mito e apenas retarda o efeito. A parte central será superaquecida, o que ocasiona a perda de garantia da peça”, complementa.
Neves lembra também que antes de empurrar o êmbolo de volta para colocar a pastilha nova, é preciso abrir o parafuso de sangria para facilitar o serviço, principalmente em veículos com ABS. Também é necessário checar os sensores do ABS e se for necessário limpá-los.
Freio traseiro revisar as lonas
Na checagem do freio traseiro, ele sugere analisar se há comprometimento das lonas, pois quando as lonas estão desgastadas geraram sobrecarga no freio dianteiro.
No caso de freio a disco na traseira vale o mesmo processo dos dianteiros
Na revisão dos freios é importante ainda regular o freio de mão (freio de estacionamento). O fluido de freio deve ser trocado de acordo com a recomendação da fabricante do veículo.
Reservatório do fluido de freio
A indicação do período de troca está no manual e usar um coletor para fazer o descarte adequado do fluído. Este procedimento é necessário para não apresentar chiado.
É importante utilizar peças de qualidade das marcas com reconhecimento no mercado.
Para fazer o pré-assentamento, Neves indica dar uma volta com o veículo numa via, de preferência, com baixo trafego, acelerar o veículo até 60 km por hora e frear até praticamente pará-lo.
“Repita a operação por três vezes. Se não ouvir nenhum chiado, o serviço ficou perfeito”, finaliza.