Os trechos de descidas de serra são os mais delicados durante uma viagem de carro. As regiões serranas são íngremes. Além disso, geralmente possuem alta incidência de chuva e neblina, e por isso é necessário ter cuidado redobrado enquanto dirige. Por isso, o recomendado é realizar uma revisão geral no automóvel, e principalmente nos sistemas de freios e pneus, antes de trafegar em rodovias com estas condições.
Ao passar por serras, ou rodovias íngremes é necessário utilizar os freios da forma correta para que ele não perca eficiência e garanta segurança em todo o trajeto.
Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, existem cuidados básicos que devem ser respeitados durante a descida da serra para evitar possíveis problemas durante a viagem. Pensando nisso, ele separou algumas dicas fundamentais para que os freios do carro sejam preservados e garantam a eficiência necessária.
Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.
Usar o freio em excesso pode ocasionar um grande aumento na temperatura do sistema de freio, é por isso que o ideal é utilizar o freio motor. Através da redução das marchas é possível evitar com que haja uma sobrecarga e preservar todos os equipamentos.
No caso de carros com câmbio manual é indicado descer a serra usando a mesma marcha que seria utilizada na subida, para preservar os freios. Já, se o câmbio for automático ele faz essa redução sozinho, porém se a rotação do motor estiver muito baixa é preciso acionar o freio de forma manual através da alavanca de câmbio ou borboletas no volante, quando houver.
Cuidado com a neblina e a chuva
Neblina e chuva quase sempre estão presentes durante a descida da serra, por isso é indicado reduzir a velocidade do veículo, ficar atento às sinalizações da estrada e também manter uma distância segura do carro à frente. Dessa forma além de preservar os freios é possível evitar acidentes.
Assista o vídeo:
Por: Redação- AutoAgora.com.br / Texto técnico Cobreq / Foto: Reprodução Ecovias EcoRodovias