Como usar o freio do automóvel ao descer a serra

Parceria para conectividade FCA e ConectCar
Parceria para conectividade FCA e ConectCar
17/12/2020
Ofertas na campanha da Rede CAOA para revisão de férias
Ofertas na campanha da Rede CAOA para revisão de férias
22/12/2020
Como usar o freio do automóvel ao descer a serra

Como usar o freio do automóvel ao descer a serra/ Foto: Reprodução Ecovias

Como usar o freio do automóvel ao descer a serra

Como usar o freio do automóvel ao descer a serra/ Foto: Reprodução Ecovias

Fim de ano, férias, recesso e o verão incentivam a descer a serra a caminho da praia. Confira a maneira correta de utilizar os freios na descida da serra e manter a integridade do sistema

Os trechos de descidas de serra são os mais delicados durante uma viagem de carro. As regiões serranas são íngremes. Além disso, geralmente possuem alta incidência de chuva e neblina, e por isso é necessário ter cuidado redobrado enquanto dirige. Por isso, o recomendado é realizar uma revisão geral no automóvel, e principalmente nos sistemas de freios e pneus, antes de trafegar em rodovias com estas condições.

Ao passar por serras, ou rodovias íngremes é necessário utilizar os freios da forma correta para que ele não perca eficiência e garanta segurança em todo o trajeto.

Segundo o coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil, Raulincom Borges da Silva, existem cuidados básicos que devem ser respeitados durante a descida da serra para evitar possíveis problemas durante a viagem. Pensando nisso, ele separou algumas dicas fundamentais para que os freios do carro sejam preservados e garantam a eficiência necessária.

Desça com o carro engrenado

Dirigir com a marcha engrenada garante estabilidade, além de oferecer mais eficiência no momento de frenagem do motor. Esse cuidado permite com que o freio não precise ser acionado o tempo todo durante a descida, preservando todo o sistema do veículo.

Utilize o freio motor

Usar o freio em excesso pode ocasionar um grande aumento na temperatura do sistema de freio, é por isso que o ideal é utilizar o freio motor. Através da redução das marchas é possível evitar com que haja uma sobrecarga e preservar todos os equipamentos.

Como usar o câmbio manual e o automático na descida da serra

No caso de carros com câmbio manual é indicado descer a serra usando a mesma marcha que seria utilizada na subida, para preservar os freios. Já, se o câmbio for automático ele faz essa redução sozinho, porém se a rotação do motor estiver muito baixa é preciso acionar o freio de forma manual através da alavanca de câmbio ou borboletas no volante, quando houver.

Cuidado com a neblina e a chuva

Neblina e chuva quase sempre estão presentes durante a descida da serra, por isso é indicado reduzir a velocidade do veículo, ficar atento às sinalizações da estrada e também manter uma distância segura do carro à frente. Dessa forma além de preservar os freios é possível evitar acidentes.

Por: Redação- AutoAgora.com.br / Texto técnico Cobreq / Foto: Reprodução Ecovias EcoRodovias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *