eT8 da BYD está atuando em BH
A BYD deu um passo inédito na eletrificação pesada no Brasil ao adaptar seu caminhão eT18 para operações de manutenção em redes de energia elétrica. Trata-se de uma companhia de luz que tem o seu caminhão 100% elétrico para reparar rede.
O modelo, desenvolvido em parceria com a empresa Embark, representa uma solução zero emissão para serviços críticos em linhas vivas e posiciona a montadora em um novo nicho de mercado: o das concessionárias de energia.
O destaque vai para o implemento VST 47, um cesto aéreo com alcance de até 15,8 metros e isolamento de 46KV. Essa estrutura permite que técnicos atuem diretamente em redes energizadas.
A estreia da versão com cesto aéreo aconteceu no SENDI 2025 (Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica), realizado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 27 e 30 de maio.
Reconhecido como o maior evento do setor na América Latina, o seminário reúne especialistas, empresas e autoridades para debater inovação, sustentabilidade e as tecnologias que vão moldar o futuro da distribuição de energia elétrica.
O eT18 é um modelo com autonomia de até 165 km e capacidade para 13.300 kg, já o peso bruto total é de 21 ton. Ou seja, é equipado com bateria de fosfato ferro-lítio de 229 kwh.
Com isso, o conjunto gera 450 Nm e evita, em média, a emissão de 133 toneladas de CO2 ao ano.