Segmento de veículos iniciado pela Fiat, o fora de estrada leve, cresce no Brasil. O mais recente integrante é o Spin Active que tem como rival o Idea Adventure
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Desde 2005, a Fiat Automóveis fabrica em Betim (MG), o Idea com carroceria monovolume.
Em 2006 a ampliou a linha, passou a oferecer a opção off road leve denominada Idea Adventure, e a segunda geração do carro chegou no ano de 2010.
Uma das principais concorrentes da Fiat no mercado nacional, a General Motors, promoveu em 2012, a mudança de sua linha de veículos.
Entre as novidades, passaram a produzir o monovolume Chevrolet Spin para 5 e7 ocupantes.
Ano passado, a fabricante de São Caetano do Sul incrementou o carro e lançou a versão Activ, seu principal atrativo, o visual e configurações aventureira urbana.
O Idea Adventure usa para-choques e apliques das caixas de rodas e das laterais específicos. Têm porta bagagens no teto, os pneus são de uso misto e as rodas de liga leve exclusivas.
Já o estepe fica à mostra recoberto e protegido por um protetor, as lanternas são de LED.
A versão do Idea 2014 teve o painel modificado, recebeu novas saídas de ar, comandos do ar-condicionado e volante multifuncional. Os tecidos e detalhes de acabamento interno também são exclusivos.
No Chevrolet Spin Activ incorporaram novos para-choques, molduras e saias laterais, rodas de 16 polegadas, rack de teto.
A tampa traseira tem um suporte que abriga o estepe, o sistema tem trava de segurança e só abre quando acionado eletronicamente.
O interior foi personalizado, bancos, painéis de porta, cluster de instrumentos exclusivos desta versão.
O carro da Fiat tem motor 1.8L 16 válvulas E.TorQ, o qual oferece potência de 130 cv (G) / 132 cv (E) a 5.250 rpm e torque de 18,4 kgfm (G.) /18,9 kgfm (E) a 4.500 rpm.
O comprador pode escolher se prefere câmbio automático, ou automatizado Dualogic, ambos de cinco marchas.
No Spin Activ o motor é o M18XF 1.6L, 8 válvulas. Ele entrega potência de 108 cv (E) a 5.400 rpm/ 106 cv (G) a 5.600 rpm. O torque é de 17,1 kgfm (E)/ 16,4 kgfm (G) a 3.200 rpm.
São duas opções de câmbio, o manual de 5 marchas com ré sincronizada e automático de segunda geração (GF6-2) com 6 velocidades.
Estes monovolumes têm na dianteira suspensão independente do tipo McPherson, na traseira eixo de torção, os amortecedores são pressurizados e molas helicoidais.
Comparados as versões convencionais, o Adventure e Active têm suspensões elevadas.
Os freios são a disco na dianteira e tambores na traseira, em ambos, o sistema de direção usa assistência hidráulica.
Em dimensões, o Idea Adventure tem comprimento de 4.207 mm, para uma distância entre-eixos de 2.511 mm, sua largura é de 1.753 mm e altura de 1.814 mm.
No porta-malas recebe até 380 litros e no tanque de combustível a capacidade é de 48 litros.
Com um pouco mais de espaço, o Spin Active mede 4.424 mm de comprimento, a distância entre-eixos é de 2.620 mm, a largura da carroceria é de 1.953 mm e altura de 1.696 mm.
No compartimento traseiro a capacidade é de 710 litros e o tanque suporta até 53 litros.
Entre os equipamentos de série, o Idea Adventure tem ar-condicionado, para-brisas degradê, banco do motorista com regulagem de altura.
Os bancos traseiros são bipartidos, brake light, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, vidros e travas elétricas, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso).
Limpador e desembaçador do vidro traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve 5.5 x 15″, pneus de uso misto 205/70 R15, sistema de som Connect (CD MP3/WMA com RDS, entradas USB e auxiliar,viva-voz Bluetooth e função áudio streaming), entre outros.
O preço sugerido para venda é de R$ 60.590. A Fiat oferece como opcional o sistema Locker que bloqueia o diferencial ao custo de R$1.921,00. E com câmbio automatizado Dualogic sai por R$ 63.812.
O Chevrolet Spin Active é entregue com sistema multimídia Chevrolet MyLink (tela de 7 polegadas sensível ao toque e Bluetooth), ar-condicionado, retrovisores e vidros elétricos, banco do motorista com regulagem em altura e traseiro bipartido, alarme anti-furto.
Computador de bordo, faróis de neblina, volante em couro com controle das funções do rádio e telefone, sensor de estacionamento.
As rodas são de liga-leve, pneus 205/60 R16 de uso misto, entre outros. Comercializado só com opção de 5 lugares, o preço sugerido para venda é de R$ 63.340 com o câmbio manual de 5 marchas e R$ 67.220 ao optar pelo cambio automático de 6 velocidades.
Amortecedor dianteiro: R$ 340,69
Serviço: R$ 474,30
Amortecedor traseiro: R$ 196,96
Serviço: R$ 279,00
Disco de freio dianteiro: R$ 245,44
Serviço: R$ 181,35
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 336,95
Serviço: R$ 139,50
Lonas traseiras: R$ 355,84
Serviço: R$ 139,50
Óleo/ litro: R$ 36,00
Serviço: R$ 111,60
Filtro de óleo: R$ 30,66
Serviço: R$ 139,50
Filtro de ar: R$ 63,02
Serviço: R$ 97,65
Filtro de combustível: R$ 15,06
Serviço: R$ 83,70
Filtro anti-polén: R$ 104,66
Serviço: R$ 69,75
Velas: R$ 69,64 – jogo
Serviço: R$ 69,75
Custos de peças e serviços Chevrolet Spin Active Automático
Amortecedor dianteiro: R$ 734,00
Serviço: R$ 220,00
Amortecedor traseiro: R$ 536,00
Serviço: R$ 220,00
Disco de freio dianteiro: R$ 528,00
Serviço: R$ 120,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 402, 00
Serviço: R$ 80,00
Lonas traseiras: R$ 802,00
Serviço: R$ 180,00
Óleo / litro: R$ 47,00
Serviço:——–
Filtro de óleo: R$ 20,00
Serviço:———–
Filtro de ar: R$ 45,00
Serviço: ———-
Filtro de combustível: R$ 31,00
Serviço: ———–
Filtro anti-polén: R$ 58,00
Serviço: R$ 120,00
Vela: 79,00- jogo
Serviço:———-