Nissan New March e Novo Ford Ka integram a nova geração de modelos fabricados no Brasil com tecnologia de ponta e motores de última geração
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Em maio do ano passado, a Nissan lançou o New March que passou a ser produzido na fábrica de Resende (RJ), até então era importado do México. O carro recebeu novo visual, a dianteira ganhou uma grande entrada de ar inferior e grade cromada em forma de V.
Na lateral, uma linha de cintura baixa, os para-lamas ressaltam as caixas de rodas. As maçanetas e retrovisores, de acordo com a versão, podem ser pretos, da cor da carroceria ou cromados.
Entre as soluções aerodinâmicas, no teto foram colocados dois vincos em forma de V, que lembram bumerangues. E o desenho da carroceria na extremidade traseira do teto é levemente elevado.
As modificações internas incluíram novos materiais, painel e volante.
Já em outubro de 2014 foi a vez da Ford lançar seu representante na disputa pelo segmento de veículos compactos o Novo Ka. Diferente da versão anterior, ele cresceu, o visual segue as linhas de design global. Frente com uma grande grade central na cor preta, outra inferior na mesma cor do veículo e conjunto ótico embutido nos para-lamas.
Laterais com vincos na região das maçanetas e na parte de baixo das portas.
A traseira usa um vinco, o break light está acima e as lanternas nas colunas.
O interior é no estilo cockpit, mostradores com fundo escuro, grafia branca e luzes ice blue, no total são 21 porta-objetos.
O compacto da Nissan e o da Ford usam suspensão dianteira independente, tipo McPherson. A traseira do March tem eixo de torção, enquanto que no Ka o eixo é autoestabilizante tipo Twist Beam. Os freios são a disco na dianteira e tambores na traseira e a direção usa assistência elétrica nos dois carros. Ambos são oferecidos com dois tipos de motorização 1.0L de três cilindros e nas versões intermediarias o propulsor é mais potente.
Para o March ele é o HR 1.6L 16V com 111 cv de potência e torque de 15,1 kgfm com etanol ou gasolina, no modelo 2015, foi retirado o tanquinho de partida a frio, o qual foi substituído pelo sistema com vela aquecedora.
Já o Novo Ka tem o propulsor o Sigma 1.5 16V Flex, entrega potência de 110 cv (E) a 5.500 rpm /105 cv (G) a 6.500 rpm, com torque de 14,9 (E)/ 14,6 kgfm (G) a 4.250 rpm. Este já foi lançado sem o tanquinho e com a vela aquecedora, o sistema é fornecido pela Bosch para as duas fabricantes.
Com preço sugerido de R$ 40.990, o Nissan March 1.6S sai de fábrica com ar condicionado, computador de bordo, conta-giros e velocímetro com acabamento em prata, rodas de aço aro 14 com pneus 165/70 R14, vidros dianteiros e traseiros elétricos, travas elétricas das portas e porta-malas, chave com telecomando para abertura e fechamento das portas e porta-malas e retrovisores externos com regulagem elétrica. O 1.6 SV custa R$ 43.990, neste caso foi acrescentado rodas de liga leve 15’’, CD Player MP3/RDS, entrada para iPod, USB e quatro alto-falantes, conexão Bluetooth, comandos de áudio e telefone no volante, aerofólio com brake light integrado e faróis de neblina dianteiros com acabamento cromado.
O Novo Ka 1.5L tem preço sugerido de R$41.990 na versão SE, entre os equipamentos figuram o ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, som MyConnection com rádio AM/FM, USB, Bluetooth e MyFord Dock, desembaçador e limpador traseiro, ajuste de altura da coluna de direção, indicador de troca de marcha e abertura elétrica do porta-malas. A opção SE Plus inclui vidros elétricos traseiros e o sistema de conectividade SYNC, com rádio, CD e MP3-player com Bluetooth, controles no volante e comandos de voz para celular e áudio, leitor de SMS e download automático da agenda de telefones por R$ 44.090 e o topo de linha SEL sai por R$46.890, tem a mais, controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC e TCS), assistente de Partida em Rampas (HLA), roda de liga leve 15”, faróis de neblina dianteiros e computador de bordo.
Colaboraram: Ford Motor Company, Nissan do Brasil, concessionária Ford Navesa- Giovanni Gronchi e concessionária Nissan AR Motors- Nações Unidas
Custos de peças e serviços New March 1.6L
Amortecedor dianteiro: R$ 199,00 – cada
Serviço: R$ 239,00
Amortecedor traseiro: R$ 149,00- cada
Serviço: R$ 191,20
Disco de freio dianteiro: R$ 109,00- cada
Serviço: R$ 239,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 150,00
Serviço: R$ 119,50
Lonas de freios traseiras: R$ 119,00
Serviço: R$ 239,00
Óleo/ litro: R$ 24,94
Serviço: R$ 119,50
Filtro de óleo: R$ 39,90
Serviço: R$ 47,80
Filtro de ar: R$ 45,00
Serviço: R$ 47,80
Filtro de combustível: R$ 18,90
Serviço: R$ 47,80
Filtro anti-polén: R$ 55,20
Serviço: R$ 47,80
Velas: R$ 15,90- cada
Serviço: R$ 119,80
Custos de peças e serviços Novo Ka 1.5
Amortecedor dianteiro: R$ 189,60 – com barra estabilizadora
Amortecedor dianteiro: R$ 178,50 – sem barra estabilizadora
Serviço: R$ 261,00
Amortecedor traseiro: R$ 164,30– com barra estabilizadora
Amortecedor traseiro: R$ 144,30 – sem barra estalilizadora
Serviço: R$ 261,00
Disco de freio dianteiro: R$ 131,60- roda de aço
Disco de freio dianteiro: R$52,70- cada (roda de liga leve)
Serviço: R$ 52,20
Jogo de pastilhas dianteiras: R$200,00
Serviço: R$ 78,30
Lonas traseiras: R$ 194,00
Serviço: R$ 417,60
Óleo (5W20)/ litro: R$ 40,54
Serviço: R$ 78,30
Filtro de óleo: R$ 22,43
Serviço: R$ 78,30
Filtro de ar: R$ 62,20
Serviço: R$ 78,30
Filtro de combustível: R$ 38,57
Serviço: R$ 78,30
Filtro anti-polén: R$ 35,00
Serviço: R$ 78,30
Velas: R$17,30- cada
Serviço: R$ 104,40