Comparativo: Palio Weekend/ SpaceFox

Comparativo: Chevrolet Agile/ J3 Jac Motors
27/01/2012
Comparativo: Fluence/ Novo Jetta
12/03/2012

IMG_6716IMG_9566

Fiat Palio Weekend Trekking Volkswagen SpaceFox passaram por renovação e seguem como boa opção para quem quer um veículo espaçoso e funcional
Por: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento
Presente no mercado nacional desde 1997, a Palio Weekend recebeu em novembro de 2010 na versão Trekking o propulsor 1.6 16V E.TorQ.

IMG_6314

Ele entrega de 115cv quando abastecido com gasolina e 117cv ao usar etanol, ambas as potências estão disponíveis a 5.500 rpm. E o torque máximo de 16,2 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm abastecido com etanol é atingido a 4.500 rpm.

No mercado nacional, a station wagon da Fiat disputa clientes com a SpaceFox da Volkswagen. Fabricada na Argentina, ela chegou ao Brasil em 2006, também derivada de um hatch, o Fox. Sua primeira reestilização aconteceu em junho de 2010.

IMG_9524

Seu motor é o 1.6 VHT Total Flex 8 válvulas que oferece 101 cv com gasolina e 104 cv ao usar etanol, sua potência esta disponível a 5.250 rpm. O torque de é 15,4 kgfm (G) / 15,6 kgfm (E) a 2.500 rpm.

IMG_6691

A perua da Fiat tem comprimento de 4.237 mm, largura de 1.659 mm e distância entre-eixos de 2.465 mm. O porta-malas tem capacidade para 460 litros, sem rebater os bancos e a capacidade do tanque de combustível é de 51 litros.

IMG_9529

Já o veículo da VW no comprimento tem 4.178 mm, a largura é de 1.657mm, para uma distancia entre os eixos de 2.465 mm. O porta-malas tem capacidade volumétrica de 430 litros com o banco corrediço para trás e 527 litros com banco para frente, o tanque recebe até 50 litros.

IMG_6300IMG_9490

Os sistemas de suspensões dianteiro das duas station são semelhantes. Na dianteira, McPherson, rodas independentes, braços oscilantes e barra estabilizadora. Completa o conjunto, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais.

IMG_6311IMG_9513

A parte traseira do veículo da Fiat usa suspensão interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos e pressurizados, enquanto que o modelo VW tem na parte de trás suspensão semi-independente com eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores.
Ainda em comum, os dois modelos usam freios dianteiros a disco ventilado e na traseira tambor, a direção é hidráulica.
IMG_6703

O Palio Weekend Trekking 1.6 16V E.TorQ tem preço sugerido de R$ 44.56. Ao adicionar travas elétricas e automáticas das portas a 20 km/h, ar-condicionado, rodas de liga leve 5.5 x 14″, vidros elétricos dianteiros e traseiros, rádio Connect CD MP3/WMA integrado ao painel com RDS, viva-voz Bluetooth, entrada USB, retrovisores elétricos, air bag e ABS chega a R$ 52.288.

IMG_9539

O SpaceFox versão 1.6 Trend tem preço sugerido de R$ R$ 49.725, nesta opção, freios ABS, air bag para motorista e passageiro, alarme com imobilizador eletrônico, antena no teto e  ar-condicionado são de série.
Ao incluir calotas para rodas em liga-leve, CD-Player com MP3/SD-Card/Bluetooth/USB compatível com iPod, display multifuncional com I-System, elemento de comando para rádio, rodas de liga leve 6J x 15, volante de direção multifuncional em couro, vai a R$ 51.955.
Colaboraram: Fiat Automóveis, Volkswagen do Brasil, concessionária Fiat Itavema -Moema, concessionária VW Rodobens Automóveis- Giovanni e Mecânica Opcar

IMG_6695IMG_9552

Custos de manutenção
Palio Weekend 1.6L E-TorQ
Amortecedores dianteiros: R$ 178,28- cada
Serviço: R$125,30 cada lado
Amortecedores traseiros: R$146,55- cada
Serviço: R$71,60- cada lado
Discos de freios dianteiros: R$ 133,38-cada
Serviço: R$ 89,50- cada lado
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 252,19
Serviço: R$ 89,50- Troca do jogo
Lonas de freios traseiras:  R$  116,93 Jogo
Serviço: R$  125,30 Troca do jogo
Óleo:      R$ 32,00- Litro
Serviço:  R$  35,80
Filtro de óleo: R$ 34,14
Serviço: R$ 26,85
Filtro de ar: R$ 47,26
Serviço:     R$ 35,80
Filtro de combustível: R$13,22
Serviço:                R$53,70
Filtro anti-polén: R$ 88,53
Serviço:               R$ 71,60
Velas:                   R$ 69,64- jogo
Serviço:                R$ 26,85

Custos de manutenção
VW SpaceFox 1.6 Total Flex
Amortecedores dianteiros: R$ 451,26 – Cada
Serviço:     R$ 308,00
Amortecedores traseiros: R$ 547,06 – Cada
Serviço:     R$ 154,00
Discos de freios dianteiros: R$ 178,00 – Cada
Serviço: R$ 98,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 366,00
Serviço:  R$  98,00
Lonas de freios traseiras: R$ 167,00 – jogo
Serviço: R$ 154,00
Óleo: R$ 29,31 – litro
Serviço: R$ 70,00
Filtro de óleo: R$ 17,20 – Cada
Serviço: Em conjunto com a troca de óleo
Filtro de ar: R$ 26,53 – Cada
Serviço: R$ 42,00
Filtro de combustível: R$32,56
Serviço: R$ 42,00
Filtro anti-polén: R$ 24,82 – Cada
Serviço: R$ 28,00
Velas: R$ 72,00 – jogo
Serviço: R$ 98,00

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *