Neste mês de julho, a Renault lançou o SUV novo Captur 2022 com o motor turbo TCe 1.3 Flex. Este motor é global, produzido na Espanha.
Segundo divulgado pela Renault, ele rodou mais de 40 mil horas de testes durante o desenvolvimento e mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Porém, no Brasil, existe uma particularidade, aceitar etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. Neste caso, todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).
Turbocompressor: Ele trabalha com a pressão máxima de 1.4 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente, que proporciona o torque máximo a 1.600 rpm. Com essa tecnologia, o motor ganha em agilidade, para responder melhor às variações de pressão na admissão.
Cabeçote em formato delta: Essa construção permite um tamanho mais compacto e reduz a massa, centro de gravidade mais baixo e auxilia no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbo e otimiza a curva de torque.
Comando de válvulas: O duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, comandada eletronicamente, isso permiti variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas, garante assim melhor performance e menor consumo em qualquer rotação. Além disso, o comando tem balancins roletados, que proporcionam redução de atrito e, consequentemente, menos consumo de combustível.
Bronzinas polímero-metálicas: Aplicação de tratamento superficial de polímero para redução de atrito no sistema virabrequim-mancais e aumento da durabilidade.
Injeção direta de combustível: A adoção de injetores centrais com pressão de 250 bar com design desenvolvido para o etanol (vazão, direção e tamanho de jato), com 6 furos por injetor, garantem uma maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência.
Cilindros com BSC (Bore Spray Coating): O bloco de alumínio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros, chamado de Bore Spray Coating (BCS). Isso permite troca térmica mais eficiente entre a câmara de combustão e a camisa d’água, reduzindo atrito com os anéis e pistões, além de um melhor controle da pré-detonação. Só esta medida já permite reduzir o consumo e as emissões em aproximadamente 1%. Essa tecnologia é utilizada com sucesso na Aliança Renault-Nissan- Mitsubishi, no esportivo Nissan GT-R.
Sonda lamba proporcional: Analisa qualitativamente os gases, que permite controle mais preciso da qualidade da combustão assegurando a melhor performance em qualquer situação e de maneira mais rápida.
O motor Renault TCe 1.3 turbo Flex do novo Captur entrega potencia de 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm e torque de 27,5 kgfm (E/G) entre 1.600 e 3.750 rpm.
Por: Redação-AutoAgora.com.br/ Fotos: Saulo Mazzoni e Divulgação Renault