Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Fiat Cronos 2022 1.3 MT S-Design
Lançamento: Fiat Cronos 2022 1.3 MT S-Design
03/07/2021
Lançamento: Mais um lote do Toyota Corolla Cross edição limitada
Lançamento: Mais um lote do Toyota Corolla Cross edição limitada
03/08/2021
Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo/ Foto: Saulo Mazzoni 

Renault Captur está com novo visual motor 1.3 Turbo Flex de 170 cv e novo visual, conheça consumo e os preços de cada versão

A fabricante de origem francesa passa a comercializar no Brasil o SUV Renault Captur 2022.  O modelo recebeu novo visual externo, o acabamento interno foi aprimorado e ainda passa a contar com o motor 1.3L Turbo Flex de 170 cv e câmbio CVT de 8 marchas.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Renault Captur 2022 com motor turbo e mudanças no visual dianteiro/ Foto: Saulo Mazzoni

A carroceria manteve as linhas arredondadas, as quais chamam a atenção desde o lançamento em 2017. O Renault Captur 2022 tem o capô com vincos acentuadas.

O para-choque é novo, recebeu a nova luz de circulação diurna DRL em LED na moldura dos faróis de neblina, aliás, eles também são em LED com a função auxiliar em curvas (função “cornering), ou seja, iluminam a curva quando a direção é esterçada. Ainda no quesito iluminação, os faróis do novo Renault Captur 2022 passam a ser em full LED na versão topo de linha. A grade superior ficou mais larga e recebeu detalhe cromado. Ainda, o ski dianteiro, também conhecido como overbump, é novo com entrada de ar.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, sem modificações no desenho da lateral, permaneceu as linhas arredondadas/ Foto: Saulo Mazzoni

Nas laterais, as mudanças foram tímidas, no novo Renault Captur 2022, permaneceram os vincos acentuados nos para-lamas, os vincos nas laterais são ascendentes e começam nos para-lamas, seguem na linha das maçanetas até terminar na traseira. A área envidraçada é grande, as molduras são pretas, mesma cor das capas dos retrovisores, com lâmpadas repetidoras.    

A parte inferior das portas ostenta uma faixa preta e um detalhe cromado, eles acompanham a linha de cintura alta. As rodas são de liga leve 17 polegadas, com dois tipos de desenhos e acabamento e as medidas dos pneus 215/60 R17.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, as lanternas são em LED e ganhariam o visual em forma de C/ Foto: Saulo Mazzoni

Também sem alterações no desenho da traseira, incluíram lanternas em LED com o formado de C, ou seja, segue a identidade visual da dianteira. A ponteira do escapamento é cromada. Na tampa do porta-malas a barra da moldura da placa de identificação padrão Mercosul, é na mesma cor da carroceria e acomoda o nome Captur. Ainda na parte inferior direita da tampa está a sigla TCe (do inglês Turbo ControlEfficiency), que identifica o motor turbo 1.3 flex.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, interior com materiais de acabamento sensíveis ao toque e nova central multimídia/ Foto: Saulo Mazzoni

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, interior com acabamento sofisticado

O novo Renault Captur 2022 teve o interior renovado. A grafia do painel de instrumentos permaneceu a mesma, porém, os materiais são sensíveis ao toque. Na versão topo de linha há opção bíton no interior com a combinação da cor marrom Castanyera. O painel mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor da moldura onde está o sistema multimídia e nas saídas de ar. O console foi redesenhado, ganhou novos porta-copos e o apoio de braço agora está integrado.

A nova central multimídia com tela de 8 polegadas espelha smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, a conexão é por cabo. Para os passageiros do banco de traseiro há duas saídas USB. A tela da central multimídia projeta as imagens do sistema Multiview, com quatro câmeras para auxilio nas manobras.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, dimensões e capacidades

As mudanças visuais e de conteúdo não alteraram as dimensões do Renault Captur 2022, o comprimento é de 4,3 metros, a largura é de 1,8 m e 2,7 m de distância entre-eixos. A altura total é de 1,6 m com ângulo de entrada de 19°, o de saída é de 30° e 25° de transposição. O porta-malas tem capacidade de 437 litros, sem rebater os bancos, eles podem ser rebatidos 60/40 e o tanque de combustível recebe até 50 litros.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, importado da Espanha traz soluções como a injeção direta de combustível/ Foto: Saulo Mazzoni

Lançamento: Renault Captur 2022, motor e câmbio

A principal novidade do Renault Captur 2022 é o novo motor turbo e o câmbio CVT XTRONIC. Segundo divulgado pela Renault, o novo motor turbo TCe 1.3flex do Captur foi desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a mais uma gigante do setor, a Daimler. Também traz soluções tecnológicas testadas na F1, a maior categoria do automobilismo mundial. Entre estas soluções estão a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos.

O motor do Renault TCe 1.3 turbo Flex do novo Captur entrega potencia de 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm e torque de 27,5 kgfm (E/G) entre 1.600 e 3.750 rpm (Leia também: Conheça as tecnologias do novo motor Renault 1.3 TCe Flex Turbo).  

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, câmbio CVT XTRONIC com simulação de 8 marchas/ Foto: Saulo Mazzoni

Para completar o trem de força, o câmbio do novo Renault Captur 2022 é o conhecido CVT XTRONIC, o qual já era utilizado no Captor anterior, porém, ele evoluiu. Desenvolvido para as condições dos grandes centros urbanos, recebeu um software de gerenciamento que simula a troca de 8 marchas no modo automático, o anterior simulava 6 marchas. Ainda é possível realizar as trocas manualmente de maneira sequencial na alavanca do câmbio.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

Lançamento: Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, impressões ao dirigir

Ao entrar no novo Renault Captur 2022 percebe-se que o interior está mais requintado e aconchegante. Como não houve mudanças no cluster de instrumentos, ele continua com boa visualização, o velocímetro é digital, mas o conta-giros e o marcador de combustível são analógicos. Há um pequeno mostrador digital com algumas informações do computador de bordo que são acionadas pelo volante multifuncional. As informações completas estão no multimídia, o qual é fácil de utilizar, melhorou muito em relação ao sistema anterior.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, nova central multimídia/ Foto: Saulo Mazzoni

Desde a versão de entrada ele tem a chave-cartão, um sensor em formato de cartão, o qual abre o veículo, foi incluído sistema que aciona o motor e ativa o ar-condicionado quando o motorista está fora do veículo e ainda tem o sistema Start&Stop que desliga o motor quando o Captur para e volta a ligar ao tirar o pé do freio.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

O novo Captur também melhorou no desempenho. Comparado ao Captor com motor 1.6 aspirado, ele tem arranque rápido, não precisa de muita pressão no acelerador para tirar o SUV da posição estática. Ele desenvolve velocidade de maneira rápida e o câmbio está bem calibrado, sem aquele atraso entre uma troca e outra.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

Também incluíram um novo sistema de direção com assistência elétrica, o qual cumpre as necessidades. As manobras de estacionamento são realizadas sem esforço, porém é firme e segura nas curvas.

O sistema de suspensão absorve bem os impactos provocados pelo asfalto ruim, ou ao passar em valetas e lombadas. Também tem bom desempenho na estrada, acelera de maneira constante, estabiliza facilmente e quando é necessário diminuir e na sequencia retomar, responde prontamente.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

Lançamento:  Renault Captur 2022 motor turbo, consumo de combustível

O consumo de combustível do novo Renault Captur TCe1.3 turbo Flex 2022, registrado no programa brasileiro de etiquetagem veicular do Inmetro, ao usar gasolina na estrada é de 12 km/L e na cidade de 11,1 km/L. Ao abastecer com etanol, o consumo é de 8,3 km/L na estrada e 7,5 km/l na cidade.

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022, agora com motor turbo TCe 1.3 Flex/ Foto: Saulo Mazzoni

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, itens de série

Todas as versões do novo Renault Captur 2022 com motor turbo tem os controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA). No total são quatro air bags (2 dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro e 2 laterais),  e dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.

Assista o vídeo que mostra os detalhes do novo Renault Captur 2022 com motor Turbo Flex 1.3L TCe

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo, preços e versões

O Renault Captur 2022 motor turbo versão Zen custa R$ 124.490 ele traz:

Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay

Volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura

4 airbags (dois dianteiros e dois laterais)

Câmera e sensores de estacionamento traseiros

Controle de estabilidade (ESP)

Controle de tração (ASR)

Assistente de partida em rampa (HSA)

Luzes de circulação diurna (DRL) em LED

Sensor de pressão dos pneus

Chave-cartão

Sistema Start&Stop

Piloto automático (regulador e limitador de velocidade)

Rodas de 17 polegadas

Opcional: pintura bíton

 

O Renault Captur 2022 motor turbo versão Intense custa R$ 129.490, vem com:

Além dos equipamentos da versão Zen tem a mais:

Ar-condicionado automático

Luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas

Sensor crepuscular

Sensor de chuva

Duas saídas USB para o banco traseiro

Função “Follow me home” nos faróis

Opcional: pintura bíton e revestimento interno premium

 

Renault Captur 2022 motor turbo versão Iconic custa R$ 138.490, vem com os equipamentos da Intense e ainda foi acrescido:

Faróis full LED

Sensor de ponto cego

Sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras

Sistema de partida remota do motor

Revestimento interno Premium

Opcional: pintura bíton e sistema de áudioBOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo.

O Renault Captur 2022 está mais bonito, aconchegante e com desempenho superior ao da versão anterior, por causa do novo motor turbo 1.3L TCe.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo

Lançamento: Renault Captur 2022 motor turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Renault Captur 2022

Motor: TCe 1.3 flex

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Cilindrada: 1.332 cm³

Potência: 170 cv (E)/ 162 cv (G) entre 5.500 rpm e 6.000 rpm

Torque: 27,5 kgfm (E/G) entre 1.600 e 3.750 rpm

Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 8 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Eletro-hidráulica

Suspensão

Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.

Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Pneus: 215/60 R17

Rodas: Liga leve 17”

Dimensões / Capacidades:

Comprimento: 4.329 mm

Largura: 1.813 mm

Altura: 1.619 mm

Entre-eixos: 2.673 mm

Tanque de combustível: 50 litros

Porta-malas: 437 litros

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *