Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A incorporação da marca francesa Citroën ao Grupo Stellantis foi positiva, pelo menos aqui no Brasil. No mês de novembro, o novo Citroën C3, hatch lançado em setembro já como modelo 2023, alcançou a importante marca de 3139 veículos emplacados. Este total representa um crescimento de 22% em comparação com o volume de outubro. Vale ressaltar que o modelo foi lançado no inicio de setembro.
O Citroën C3 passou a ser montado em uma nova plataforma, com desenho de carroceria moderno, duas opções de motorização e câmbio, além de várias configurações oferecidas para que o comprador deixe o carro personalizado. Ao somar os resultados de novembro, aos alcançados desde quando chegou ao mercado, o novo Citroën C3 já emplacou um total de 7500 unidades.
E não é só os consumidores que o hatch compacto Premium agradou, pois foi escolhido pelos jornalistas especializados da Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva) como o Melhor Carro Nacional 2022 Abiauto até 1.2 litro.
Mas não é só o hatch compacto que cresceu no total de vendas, em novembro, enquanto o mercado de VULs (Veículos Utilitários Leves) registrou queda de 1% com relação a outubro, a Citroën apresentou crescimento de 26%, e o Jumpy cresceu 32% em volume frente ao mês anterior. Com isso, a Citroën fechou o mês com participação de mercado de 3% no segmento.
Além disso, mesmo com o mercado registrando uma queda de 1% no acumulado do ano, a Citroën teve cresceu 37%, e registrou um aumento da participação de mercado da marca para 1,6%.
A Citroën também está feliz com as vendas de SUV. Enquanto o segmento de SUVs compactos apresentou crescimento de 1% no volume quando comparado com os meses entre janeiro e novembro de 2021, o Citroën C4 Cactus cresceu 5% nas vendas do acumulado do ano com relação ao mesmo período do ano passado, alcançando participação de segmento de 4,2%.