Por: Redação/ Fotos: Arquivo AutoAgora
A NGK, fabricante de velas, cabos de ignição e sensores de oxigênio, dá algumas dicas de cuidados a serem tomados antes de comprar um veículo usado ou seminovo.
Segundo a NGK é importante que um mecânico de confiança realize a análise nas velas e cabos no veículo usado e depois anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados, ou o que ocorrer primeiro.
O estado da carroceria e lataria deve ser avaliado por um funileiro, ou lanterneiro como é conhecido em outros locais do Brasil.
Sistema de freios
Embreagem (câmbio manual)
Funcionamento do câmbio automático
Catalisador
Amortecedores
Suspensão
Luzes e sistema elétrico
Correias do alternador, de acessórios, e principalmente a correia dentada
Todos os dispositivos de segurança
Óleo do motor
Filtros de ar, óleo, combustível e de cabine (ar-condicionado)
Liquido e sistema de arrefecimento
Akira Bando, proprietário da Akira Auto Repar, instalada desde 1976 em Guarulhos, na Grande São Paulo, completa: “Se as velas estiverem muito gastas, provavelmente, o veículo já rodou mais de 20 mil km”.
Hiromori Mori, técnico da Assistência Técnica da NGK, explica que: “Durante a inspeção e substituição das peças desgastadas é possível fazer diagnósticos mais específicos como, por exemplo, saber o estado do motor por meio das condições das velas.
Após a revisão da sonda lambda, saber se o antigo proprietário utilizava combustível de má qualidade ou adulterado.
Velas escuras e oleosas indicam que o motor já está queimando óleo. Velas escuras e com fuligens apontam um consumo alto de combustível”.
Akira Bando lembra que durante a revisão também é possível utilizar um scanner de diagnóstico para saber a quilometragem aproximada do veículo, porque isso pode revelar uma possível adulteração no hodômetro.
“Além disso, um mecânico experiente pode ter uma ideia da quilometragem correta, ao observar o desgaste dos catalisadores, velas e outros componentes”.
A NGK destaca que a análise preventiva de velas e cabos garante o funcionamento da ignição do veículo, facilita a partida imediata do motor.
As velas demasiadamente desgastadas podem diminuir o desempenho do carro, dificultar a partida após um período desligado como, por exemplo, da noite para o dia.
Outros problemas que podem surgir são o alto consumo de combustível, irregularidades no funcionamento, falhas durante retomadas e aumento dos níveis de emissões de gases poluentes.
Também podem comprometer outros componentes, como rotor, distribuidor e bobina/transformador.
O sensor de oxigênio, ou sonda lambda, como também é conhecido, é mais um item produzido pela NTK e, segundo Bando, pode ter sua vida útil comprometida devido ao uso de combustível de má qualidade ou funcionamento irregular do motor.
Por isso, a importância de uma análise feita por um profissional experiente, antes de comprar um carro usado ou seminovo.
O uso inadequado da Sonda Lambda ou seu mau funcionamento podem causar queda de rendimento do motor, além de aumento no consumo de combustível e da emissão de gases poluentes.
Segundo Bando, a análise deve ser feita por profissionais experientes e de confiança.
E depois de adquirir o carro, seja ele novo, usado ou seminovo, a revisão preventiva e periódica evita preocupações futuras, além de proporcionar maior economia em relação a manutenções corretivas.