Quem acompanha as competições off-road nunca deve imaginar os desafios que se passam dentro do cockpit de um bólido ou carro preparado para a disputa. O empresário Gunter Hinkelmann, da equipe MSL Rally, está enfrentando pela primeira vez a maior competição fora de estrada do mundo.
Leia mais: Dicas para escolher o amortecedor correto
Ele e o copiloto Fabrico Bianchini estão na direção de um UTV T3 Max (FIA) Taurus equipado com um motor 1.0, turbinado, de 170 cv acoplado a uma transmissão sequencial de cinco velocidades. A tração é 4×4 e o curso dos amortecedores é de 440 mm.
O Dakar é o maior rali off-road do mundo e acontece sob regulamento do W2RC. A distância total da edição 2024 é de 7.891 km, nos quais 4.727 km são de especiais cronometradas. Este ano, o percurso do Dakar terá até 60% de trechos inéditos e em quase todas as etapas passam por dunas.
Leia mais: Novo T-Cross já anda por aí sem disfarces
Se você não pretende ir para o Dakar, mas gosta de aventuras nas dunas, a Nissan elaborou uma cartilha com dicas. Conforme a fabricante, o primeiro passo para configurar uma Nissan Frontier para entrar na areia é diminuir a pressão dos pneus, a estratégia aumenta a superfície de apoio no solo.
A partir desse momento, as manobras devem incluir curvas largas e pouca aceleração para não destalonar os pneus (desencaixe do talão do pneu do aro da roda).
A posição de dirigir é muito importante: o mais ereto possível para a melhor visualização do capô. E coloque as mãos no volante na posição “10 e 10”, como os ponteiros do relógio.
Utilize a 4×4 reduzida, na qual o veículo desligará os controles de tração e estabilidade, permitindo movimentos laterais sem a intervenção da configuração eletrônica que atua automaticamente e pode interromper a manobra. Esta é recomendada para condições off-road nas quais o veículo necessita de mais potência do motor.
Tanto para subir como para descer uma duna, é aconselhável fazê-lo em linha reta e não na diagonal. Neste ponto, desempenham papel fundamental os ângulos de entrada e saída melhorados da Nissan Frontier, os mais amplos do segmento, permitindo manobras mais intensas e com menos riscos.
Uma dica para conduzir na areia é manter uma velocidade constante para que os pneus possam deslizar em vez de atolar. O uso correto da inércia ajuda como aliada para favorecer a circulação entre dunas, tendo em conta a antecipação e leitura do terreno.