Dicas para dirigir na areia

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Veja as dicas para dirigir na areia

Dicas para dirigir na areia

Em tempo de Dakar ou de verão é necessário saber rodar em circuitos mais arenosos

Quem acompanha as competições off-road nunca deve imaginar os desafios que se passam dentro do cockpit de um bólido ou carro preparado para a disputa. O empresário Gunter Hinkelmann, da equipe MSL Rally, está enfrentando pela primeira vez a maior competição fora de estrada do mundo. 

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Ele e o copiloto Fabrico Bianchini estão na direção de um UTV T3 Max (FIA) Taurus equipado com um motor 1.0, turbinado, de 170 cv acoplado a uma transmissão sequencial de cinco velocidades. A tração é 4×4 e o curso dos amortecedores é de 440 mm.

MSL Dakar 2024 com dicas de como dirigir na areia

MSL Dakar 2024 com dicas de como dirigir na areia

O Dakar é o maior rali off-road do mundo e acontece sob regulamento do W2RC. A distância total da edição 2024 é de 7.891 km, nos quais 4.727 km são de especiais cronometradas. Este ano, o percurso do Dakar terá até 60% de trechos inéditos e em quase todas as etapas passam por dunas.

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Configuração recomendada para condução em areia

Se você não pretende ir para o Dakar, mas gosta de aventuras nas dunas, a Nissan elaborou uma cartilha com dicas. Conforme a fabricante, o primeiro passo para configurar uma Nissan Frontier para entrar na areia é diminuir a pressão dos pneus, a estratégia aumenta a superfície de apoio no solo.

A partir desse momento, as manobras devem incluir curvas largas e pouca aceleração para não destalonar os pneus (desencaixe do talão do pneu do aro da roda).

A posição de dirigir é muito importante: o mais ereto possível para a melhor visualização do capô. E coloque as mãos no volante na posição “10 e 10”, como os ponteiros do relógio.

Utilize a 4×4 reduzida, na qual o veículo desligará os controles de tração e estabilidade, permitindo movimentos laterais sem a intervenção da configuração eletrônica que atua automaticamente e pode interromper a manobra. Esta é recomendada para condições off-road nas quais o veículo necessita de mais potência do motor.

Tanto para subir como para descer uma duna, é aconselhável fazê-lo em linha reta e não na diagonal. Neste ponto, desempenham papel fundamental os ângulos de entrada e saída melhorados da Nissan Frontier, os mais amplos do segmento, permitindo manobras mais intensas e com menos riscos.

Uma dica para conduzir na areia é manter uma velocidade constante para que os pneus possam deslizar em vez de atolar. O uso correto da inércia ajuda como aliada para favorecer a circulação entre dunas, tendo em conta a antecipação e leitura do terreno.

Nissan Frontier tem os melhores ângulos de entrada (32º) e saída (26º) da categoria. O diferencial tem deslizamento limitado que aplica a força da frenagem às rodas que patinam por falta de aderência, além do bloqueio mecânico do diferencial traseiro, mecanismo que garante a distribuição da força para ambas as rodas do eixo traseiro igualmente, ajudando evitar atolamento.

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