Lançada em junho de 2023, a picape Ram Rampage já ultrapassou 13 mil unidades vendidas em 2024, ou seja, após completar um ano no mercado, ela se consolida como um dos veículos mais comercializados de sua categoria. Para os amantes de caminhonetes, seja para ser utilizada no trabalho, em terrenos acidentados, ou na cidade, a Ram oferece várias opções de acabamento. Nesta postagem destacamos as diferenças entre a versão Laramie luxo e a Rebel off road da Rampage.
Para reforçar o visual luxuoso a Rampage Laramie tem detalhes cromados, enquanto que a Rebel utiliza acabamentos escurecidos
A Ram Rampage Laramie 2024 é a versão luxo da caminhonete que é fabricada em Pernambuco. Ao observar o capô, chama a atenção, os vincos acentuados nas extremidades e no centro. O conjunto ótico é todo em LED, pois os faróis são com assinatura LED na parte superior. As setas são dinâmicas, elas se movimentam ao serem acionadas. Os faróis têm projetor de função dupla, ou seja, farol baixo e alto. Também em LED, nas pontas do para-choque estão as luzes de neblina com a função cornering, elas acompanham a curva. E a grade da Laramie é no formato trapezoidal com acabamento cromado. Por sua vez, a Rampage Rebel 2024 tem visual específico, voltado para o público off road, sendo assim, as linhas do capô são iguais, porém, os acabamentos são na cor Preta na grade e para-choque, já o Grafite está na inscrição RAM bem no centro da grade frontal.
A Rampage Laramie, além dos detalhes cromados nas laterais, tem as molduras das caixas das rodas na mesma cor da carroceria, já na Rebel elas são escurecidas, além disso o desenho das rodas é exclusivo para cada versão
As laterais da Ram Rampage Laramie e Rebel 2024 trazem a inscrição RAM Turbo na parte de cima da lateral do capô, cromada e Grafitte na off road. Os para-lamas têm vincos acentuados. As molduras das caixas das rodas, na mesma cor da carroceria, no caso da Laramie e Preta na Rebel, saem dos para-choques, um friso serve de ligação entre a dianteira e traseira. A grande área envidraçada da Rampage é emoldurada com frisos cromados na versão luxo e preto na fora de estrada, em ambas a cor preta está nos apliques plásticos colocados nas colunas, já a capa dos retrovisores é cromada em uma e preta na outra, nas duas há as lâmpadas indicadoras de direção em LED.
A Rampage Laramie tem rodas 18″ e pneus 235/60 R18, para a Rebel as rodas são 17″ com pneus todo terreno 235/65 R17
Um vinco inicia na divisão do para-lama com a porta, ele segue na direção das maçanetas que são cromadas na Laramie e na mesma cor da carroceria na Rebel, e termina na moldura que acomoda a lanterna traseira. Um outro vinco, também inicia na divisa dos para-lamas com as portas dianteiras e seguem até terminar nas portas traseiras e abaixo está a inscrição RAMPAGE. As rodas 18 polegadas liga leve têm desenho exclusivo para as duas opções de acabamento, a cor cromada está na Laramie e escurecida na Rebel. A Rampage Laramie utiliza rodas 18 polegadas e pneus 235/60 R18 e a Rebel tem as rodas 17 polegadas calçadas com os pneus todo terreno All Terrain 235/65 R17.
A Rampage Laramie tem o cromado como destaque na traseira, por sua vez a cor Graffite predomina nos detalhes da versão Rebel
Ao observar o desenho da traseira, a Ram Rampage Laramie, vista a partir do teto, está a vista antena do tipo barbatana de tubarão, também na mesma cor da carroceria e preta na Rebel. O vidro traseiro é grande e a capota marítima para proteger a caçamba é item de série. As lanternas em LED estão nas colunas. Há um vinco na parte superior da tampa da caçamba, a maçaneta para abrir é elétrica. A inscrição RAM aparece em destaque no centro da tampa, cromada na luxo e preta na off road. a identificação da versão, LARAMIE é preta com frisos cromado e REBEL preto chapado está na parte inferior esquerda e 4×4 do lado direito seguindo o padrão das cores. O para-choque traseiro cromado para a Laramie é preto na Rebel com três degraus para facilitar o acesso à caçamba. Uma moldura acomoda a placa Mercosul e a dupla saída de escapamento reforça o visual esportivo.
Por dentro as duas versões, Laramie e Rebel 2024 são quase idênticas. Os matérias de acabamento do painel são emborrachados e sensíveis ao toque. O quadro de instrumentos é full digital 10,3 polegadas, onde estão disponíveis para o motorista as informações do computador de bordo, sistema ADAS, como aviso de faixa, distância do veículo está na frente, entre outras. Ele muda para a cor vermelha quando é acionado o modo Sport. O volante multifuncional de três raios é revestido em couro com ajuste altura e profundidade.
A central multimídia tem a tela sensível ao toque de 12,3”, traz os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, os quais podem ser pareados e espelhados sem a necessidade de conectar o cabo de dados. Na tela também são projetadas as imagens da câmera de ré, essa câmera também pode ser ativada sem colocar o seletor na posição R, o comando desta função está na tela. O ar-condicionado é digital duas zonas, permite ajuste diferente de temperatura para motorista e passageiro. No console há o carregador por indução com resfriamento, pois uma saída de ar está voltada para o local onde é colocado o aparelho. Os comandos do câmbio são acionados por um seletor. Também está no console a tecla para acionar o freio de estacionamento eletrônico, o Auto Hold, sistema de auxilio em descida, controle de estabilidade e 4×4 Low.
Painel da Rampage Laramie com detalhes bicolor- Foto: Divulgação/ O painel da Rampage Rebel tem acabamento Graffite
Os bancos da Rampage Laramie e Rebel são revestidos em couro, porém são bicolores na Laramie, preto com detalhes em bege, enquanto que na Rebel o acabamento é todo preto, e os ajustes elétricos para o motorista são de série, porém para o passageiro é opcional. As duas cores estão presentes também no painel da versão luxo e totalmente preto na opção off road. Quem senta nos acentos traseiros, encontra no console a saída do ar-condicionado e portas USB, nas duas versões da Rampage há também o WI-FI nativo.
A caminhonete Ram Rampage nas versões Laramie e Rebel 2024 tem 5,02 m de comprimento, sendo que a distância entre-eixos é de 2,99 m. A largura é de 1,88 m e a altura é de 1,78 m. O vão livre entre os eixos é de 264 mm. A capacidade da caçamba da Ram Rampage Laramie e Rebel é de 980 litros e a de carga de 750 kg.
A Ram Rampage é o primeiro modelo do Grupo Stellantis no Brasil a receber o motor Hurricane 4 2.0L turbo, movido a gasolina. A potência é de 272 cv e o torque de 40,8 kgfm. Para completar o trem de força, o câmbio é automático de 9 marchas ZF9HP. A injeção de combustível é direta e tem ainda o turbo compressor, para o arrefecimento são dois reservatórios de líquido. O maior atua no motor e o menor no intercooler. A especificação do óleo é 5W30. A tração é 4×4 automática, ou seja, sensores identificam as necessidades para distribuir o torque nas rodas e a direção tem assistência elétrica.
Diferenças Ram Rampage Laramie Rampage Rebel 2024
Ao entrar na concessionária e ver a Rampage Laramie e a Rebel uma ao lado da outra, o interessado irá notar que o visual é a principal diferença. E ao entrar perceberá que ambas são iguais. Também prevalece a impressão, isso observando o exterior, que a picape Ram Rampage Laramie e Rebel 2024, não é um veículo grande, porém, dentro ela entrega um bom espaço interno.
Assista o vídeo de Avaliação da Ram Rampage Rebel no Canal autoagoracombr
Em ambas as caminhonetes Rampage é fácil ajustar banco, retrovisores e volante. Há comandos elétricos para o banco e os espelhos. Por sua vez, para navegar e acessar as várias informações que estão disponíveis no painel de instrumentos e multimídia, o melhor é fazer isso com o veículo estacionado, o que auxilia a entender como funciona. Depois de se habituar, fica fácil mudar as informações com a caminhonete em movimento.
O motor movido a gasolina, Hurricane 4 turbo da Rampage Laramie e Rebel que invade a cabine lembra o do motor diesel. Ao colocar o seletor na posição D e pressionar levemente o acelerador, ela arranca forte e desenvolve velocidade de maneira rápida. Mesmo sendo uma picape, preparada para receber carga na caçamba, ela é confortável no circuito urbano, pois as suspensões estão bem calibradas. O motorista não tem o mesmo conforto que encontra em um sedã grande, mas por se tratar de um veículo comercial, é até mais confortável que alguns dos modelos concorrentes.
Porém, as duas versões, oferecem muito prazer ao dirigir na rodovia com o asfalto bom. Acelerando com a velocidade média de 100 km/h, tanto a Laramie como a Rampage Rebel passam a sensação de estar a 60 km/h, isso graças ao bom isolamento acústico e estabilidade do modelo. A mesma estabilidade o motorista tem ao entrar nas curvas, até mesmo com a caçamba vazia. Mas vale ressaltar, quem dirige um veículo grande e por mais tecnologias que estão disponíveis é necessário alguns cuidados diferentes dos utilizados em carros pequenos, como por exemplo, manter uma distância maior do automóvel que está na frente, pois afinal, por causa do peso, necessita de mais espaço para parar.
E na terra, certo que não foi possível guiar a Rampage Laramie e Rebel em trilhas severas, elas foram utilizadas na trilha leve. Nestas condições, a principal qualidade mostrada foi o conforto, pois pouco das vibrações externas incomodam os ocupantes. O sistema de auxílio para a descida atende bem as necessidades. O 4×4 Low é fácil de acionar e desligar e funciona de maneira correta.
A Ram Rampage Laramie e Rampage Rebel 2024 com motor Hurricane 4 movido a gasolina tem o consumo registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o qual mostra que na cidade a Laramie faz com um litro 7,8 km/l e a Rebel 7,9 km/l, já na estrada ambas fazem 9,7 km/l. Nesta Avaliação, as duas versões da Rampage rodaram em várias situações encontradas no dia a dia de quem utiliza uma caminhonete no circuito urbano e rodoviário, sempre com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, o consumo mostrado no computador de bordo foi 7,5 km/l na cidade e 11,5 km/l na rodovia com a Rebel e 8,0 km/l cidade e 12,2 km/l no circuito rodoviário com a Rebel.
Na estrada ambas foram dirigidas no mesmo trecho com o módulo normal acionado. Esta diferença entre os resultados do Inmetro e uma versão e a outra, alcançado por autoagora.com.br também foi influenciada por fatores externos como o tipo de terreno por onde ela trafegou, as condições climáticas e a maneira de dirigir. Ainda vale destacar que os sistemas de auxilio oferecidos pelo sistema ADAS são precisos e proporcionam ao motorista da Rampage mais segurança ao guiar a picape.
O preço da Ram Rampage Laramie 2024 é R$ 274.990 e a Ram Rampage Rebel 2024 custa R$ 263.990, valor cobrado em junho de 2024. Entre os itens de série, além dos já mostrados acima na descrição do veículo, ela traz os 7 airbags, controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência na faixa de rodagem, alerta de saída de faixa com correção, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma, detecção de pedestres e ciclistas, detecção de tráfego traseiro cruzado, controle de estabilidade, mitigação de rolagem da carroceria, comutação automática do farol alto, monitoramento da pressão dos pneus.
A Ram oferece o kit de opcionais, Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos, para as duas versões que custa R$ 6.000,00. E para Rampage Laramie há o Pack Night Edition que custa R$ 5.000,00, ele é composto por: Badge nas portas e da tampa da caçamba com acabamento escurecido, capa do espelho retrovisor em preto brilhante, escapamento duplo preto, forro de teto e acabamento das colunas A, B e C em preto, grade dianteira em preto brilhante, moldura das janelas preta, para-choque traseiro preto e rodas de liga leve de 18 polegadas pintadas em preto.
Motor: 2.0L Hurricane 4 Turbo 16V
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.995 cm³
Taxa de compressão: 10:1
Aspiração: Turbocompressor
Potência: 272 cv a 5.200 rpm
Torque: 40,8 kgfm a 3.000 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica direta
Câmbio: Automático, 9 marchas
Tração: 4×4 Auto e 4×4 reduzida c/ acionamento eletrônico
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Multilink
Dianteiro: Discos ventilados
Traseiro: Discos ventilados
Rodas: Laramie Liga leve 18” / Rebel Liga leve 17”
Pneus: Laramie 235/60R18 Rebel 235/65R17 AT
Comprimento: 5028 mm
Entre-eixos: 2994 mm
Largura: 1886 mm
Altura: 1780 mm
Vão livre entre os eixos: 264 mm
Ângulo de entrada: 25,7°
Ângulo de saída: 25,3°
Ângulo de rampa: 23,9°
Tanque de combustível: 55 litros
Caçamba: 980 litros
Colaborou: Ram Brasil
Acesse também