Documento exclui previsão de eliminar fósseis

Avaliação: Fiat Toro Freedom Flex 2021 câmbio automático
Fiat Toro tem 500 mil produzidas em Pernambuco
12/12/2023
Reforma Tributária Governadores do Sul e Sudeste unem-se em prol da indústria automotiva
Sul e Sudeste solicitam indústria mais igualitária
14/12/2023
Avaliação: Toyota Corolla Altis Hibrido Flex

Para receber, álcool, gasolina ou a mistura dos dois, várias modificações foram feitas, inclusive no catalisador/ Foto: Saulo Mazzoni

Documento exclui previsão de eliminar combustíveis fósseis

Relatório precisa ter apoio de 200 nações para eliminar o combustível do planeta

O terceiro rascunho do Balanço Global (Global Stocktake, GST) da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima de 2023 (COP28), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, excluiu a previsão de eliminar o uso dos combustíveis fósseis.

Lançamento: Jeep Compass 4xe híbrido plug-in 2022

Lançamento: Jeep Compass 4xe híbrido plug-in 2022/Foto: Divulgação

Documento exclui previsão de eliminar combustíveis fósseis. Ele serve de base para as negociações do texto final da COP, que precisa ter o apoio de todas as quase 200 nações para ser aprovado. Nas duas primeiras versões divulgadas estavam previstas versões de textos que apontavam para eliminação dos combustíveis fósseis, o que vinha sendo apontado como um avanço por organizações ambientalistas.

Leia mais: Fiat Toro tem 500 mil produzidas

Porém, países grandes produtores de petróleo estão pressionando para retirar a previsão para eliminação dos combustíveis fósseis, preferindo que a conferência em Dubai se concentre apenas na redução da poluição climática. Segundo observadores dessas negociações, a Arábia Saudita e a Rússia estão entre os países contra o texto que pede a eliminação dos fósseis.

Além disso, o mesmo artigo propõe: acelerar tecnologias com zero ou baixas emissões, entre as quais, a nuclear, as renováveis, a produção de hidrogênio com baixo teor de carbono e a captura de carbono “de modo a intensificar os esforços rumo à substituição inabalável de combustíveis fósseis nos sistemas energéticos”.

Leia mais: Fiat Titano está pronta

Crise Climática

Os gases do efeito estufa lançados na atmosfera vêm aumentando a temperatura do planeta desde a Revolução Industrial (séculos 18 e 19), principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis, o que impulsiona a atual crise climática, marcada por eventos extremos, como o calor excessivo, as secas prolongadas e as chuvas intensas.

No Acordo de Paris, em 2015, 195 países se comprometeram a combater o aquecimento global “em bem menos de 2º C acima dos níveis pré-industriais”, buscando preferencialmente limitá-lo a 1,5ºC acima dos níveis antes da revolução industrial.

Elétricos no Brasil

As vendas de híbridos e elétricos alcançou recorde, somando 10,6 mil unidades. A participação dos modelos mais limpos foi a maior da história, atingindo 5,3%.

Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico, acredita que houve uma antecipação do consumidor por conta dos novos impostos em 2024.

Com 77,6 mil veículos eletrificados comercializados entre janeiro e novembro, houve um aumento de 78% sobre igual período de 2022. Tudo indica que 2024 registrará 90 mil unidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *