O primeiro bimestre deste ano começou positivo para a maioria dos segmentos automotivos. Com aumento de, aproximadamente, 25% nos emplacamentos de veículos nos dois primeiros meses de 2024 sobre igual período de 2023, a leve retração registrada em fevereiro sobre janeiro de 2024 (de menos de 1%) foi atribuída ao menor número de dias úteis e à realização do Carnaval, que acabou impactando nas vendas, segundo avaliação da FENABRAVE- Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores.
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Segundo a entidade, que representa 7.400 concessionárias, houve alta de 14,6% nas vendas diárias de veículos, considerando todos os segmentos, uma vez que fevereiro teve 19 dias úteis contra 22 em janeiro.
“Notamos uma recuperação geral, nas vendas diárias da maior parte dos segmentos, o que aponta para um ano positivo”, avalia Andreta Jr., presidente da FENABRAVE, que complementa: “São resultados consistentes para os segmentos de maior volume, o que nos deixa otimistas. Temos indicativos econômicos e setoriais que mostram uma conjuntura positiva para esse ano, especialmente, pela redução das taxas de juros e um ambiente mais favorável à oferta de crédito e, portanto, à maior disponibilidade de recursos para financiamentos de veículos”, explica Andreta Jr.
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No ranking dos elétricos, a BYD confirmou mais uma vez a liderança de emplacamentos no mercado brasileiros em fevereiro, segundo informações da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave): foram 2.523 carros elétricos comercializados ou 69,8% do segmento, fato que assegurou o primeiro lugar absoluto do mercado. A greentech vendeu sozinha mais do que a soma de todo os concorrentes juntos. A BYD foi também a marca que mais emplacou entre os modelos híbridos, com 1.900 unidades e 28% de share.
Se a BYD foi bem nos elétricos, a Fiat fez bonito e garantiu a liderança do mercado brasileiro, com 22% de market share e 34.328 unidades emplacadas, 11% a mais do que o mês anterior e uma vantagem de mais de 10 mil unidades sobre a segunda colocada. Quem se manteve o topo do pódio foi a Fiat Strada, que com 8.568 emplacamentos se consolidou, mais uma vez, como veículo mais vendido do país.
Além da Strada, a marca colocou mais dois modelos entre os mais comercializados do Brasil, com Argo na terceira posição com 6.507 veículos comercializados e o Mobi em quarto com 6.288 unidades emplacadas, subindo seis posições em comparação ao mês anterior.
Outro destaque é a excelente participação da Fiat em alguns segmentos: ela seguiu como líder em hatches (28,2%), picapes (37,1%) e vans (42%). Vale mencionar ainda o desempenho do Fastback em fevereiro: o modelo alcançou seu maior market share em seu segmento desde que foi lançado, com 9,9% (um aumento de 10% em relação à maior participação obtida até então, que foi em janeiro).
Posição | Modelo | Vendas |
---|---|---|
1 | Fiat Strada | 8.568 |
2 | VW Polo | 8.063 |
3 | Fiat Argo | 6.507 |
4 | Fiat Mobi | 6.288 |
5 | Renault Kwid | 6.046 |
6 | Hyundai HB20 | 5.287 |
7 | Hyundai Creta | 4.385 |
8 | GM Onix | 4.299 |
9 | Jeep Compass | 4.074 |
10 | VW Saveiro | 4.127 |
11 | VW T Cross | 4.039 |
12 | Nissan Kicks | 3.907 |
13 | GM Tracker | 3.674 |
14 | Fiat Fastback | 3.594 |
15 | Jeep Renegade | 3.502 |
16 | Toyota Hilux | 3.436 |
17 | GM Onix Plus | 3.259 |
18 | VW Nivus | 3.250 |
19 | Honda HR-V | 3.221 |
20 | Fiat Toro | 3.044 |