Localizada em São Caetano do Sul (SP), a fábrica da General Motors, completa nove décadas de atividades sem interrupção. Ao longo desse período, passou por muitas reformas, as quais foram feitas de acordo com as necessidades de evolução da indústria nacional.
A mais recente modernização aconteceu entre 2018 e 2019, ela consumiu investimentos de R$ 1,2 bilhão. Na ocasião foi implantado o conceito da indústria 4.0 com tecnologias até então inéditas na região.
Para se ter uma noção desta evolução produtiva, quando foi inaugurada, na linha de montagem, as carrocerias eram puxadas por correntes. Nos dias de hoje, os veículos são conduzidos por skillets de última geração que regulam a altura conforme a operação a ser realizada.
No inicio do século XX uma linha de montagem contava com poucos recursos eletroeletrônicos. No século XXI, os operadores de produção são treinados em um ambiente de realidade virtual. Eles contam com manipuladores pneumáticos, e convivem com a mais alta tecnologia de veículos autônomos, apertadeiras eletrônicas e grande nível de automação e robótica.
A fábrica da GM de São Caetano do Sul já produziu modelos que entram para a história da indústria nacional como o Opala e o Monza. Atualmente, lá são fabricados carros com conectividade nível quatro, como o Novo Tracker, além do Joy, Joy Plus, Spin e Montana. No entanto, todos estes modelos saem da mesma linha de montagem e contam com tecnologias da indústria 4.0 na sua fabricação.
Por: AutoAgora.com.br/ Fotos: Divulgação e Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul