Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

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Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Chevrolet Tracker Premier 2021, direção elétrica progressiva bem calibrada/ Foto: Divulgação

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

SUV Chevrolet Tracker Premier 2021 com motor 1.2L turbo chama a atenção nas ruas por causa do visual. Tem bom espaço é econômico e o conjunto motor e câmbio é bem acertado

No mês de março, a General Motors lançou o SUV novo Chevrolet Tracker. Entre as novidades, traz o novo motor 1.2L Turbo. No entanto, apesar de ser um segmento muito competitivo,  a expectativa é de ser líder também neste segmento, o dos utilitários esportivos compactos.

Sendo assim, nesta avaliação do Chevrolet Tracker Premier 2021, vamos mostrar quais são as qualidades do modelo e se tem potencial para liderar.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Chevrolet Tracker Premier 2021, na frente grade trapezoidal/ Foto: Saulo Mazzoni

No visual os desenhistas da Chevrolet trabalharam para deixá-lo mais esportivo do que utilitário. Sendo assim, a frente do SUV compacto tem faróis afilados com moldura em LED. Uma barra cromada liga as duas extremidades. Como não poderia ser diferente, a logomarca da Chevrolet, a gravata dourada, está no centro.

O para-choque na cor da carroceria traz no meio uma grade trapezoidal na cor preta. Porém, as extremidades são ressaltadas, onde estão as lâmpadas repetidoras, também conhecidas como setas, em LED. Já na parte inferior tem uma moldura na cor preta.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Chevrolet Tracker Premier 2021, área envidraçada grande/ Foto: Saulo Mazzoni

Chevrolet Tracker Premier 2021: Lateral vincada e molduras nas rodas

Com área envidraçada grande, vincos em toda a extensão e barras no teto, o desenho das laterais reforçam a esportividade do modelo. As caixas de rodas com molduras pretas se unem por uma barra na mesma cor. Ainda, as rodas são de liga leve 17” e os pneus 215/55 R17.

Na parte traseira, o spoiler no teto acomoda a terceira luz de freio, o break light. Mas não é só isso. O vidro é inclinado, e as lanternas em LED invadem a tampa. No centro, a gravata dourada. Abaixo estão os vincos em forma de trapézio. O para-choque é preto com refletores nas extremidades e uma peça cinza inclinada para o assoalho.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Chevrolet Tracker Premier 2021, porta-malas com 393 L/ Foto: Saulo Mazzoni

Chevrolet Tracker Premier 2021: Capacidade do porta-malas e dimensões

O novo SUV compacto da Chevrolet tem 4,27 m de comprimento e 2 m de largura. No entanto, a distância entre-eixos é de 2,6 m e a  altura 1,6 m. No porta-malas a capacidade é de 393 litros, isso sem rebater os bancos, e o tanque de combustível tem capacidade de 44 litros.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Novo motor 1.2L Turbo/ Foto: Saulo Mazzoni

Chevrolet Tracker Premier 2021: Novo motor 1.2L Turbo e câmbio automático de 6 marchas

Além do novo visual, a GM integrou ao SUV o novo motor 1.2L Turbo, com 3 cilindros e 12 válvulas. Ele tem potência de 132 cv (G)/133 cv (E) disponíveis a 5.500 rpm. O torque é de 19,4 kgfm (G)/ 21,4 kgfm (E) disponíveis a 2.000 rpm. Na China, por exemplo, este motor utiliza injeção direta de combustível.

Para o Brasil, a fabricante optou por injeção indireta, ou seja, a injeção de combustível acontece ainda no coletor de admissão. Segundo a GM este sistema tem manutenção mais barata que o de injeção direta. Outro detalhe deste motor é que utiliza a correia dentada, ou correia sincronizadora, banhada em óleo. Por isso é importante ao trocar o  óleo do motor, sempre utilizar o óleo recomendado pela fabricante.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Chevrolet Tracker Premier só com o câmbio automático/ Foto: Saulo Mazzoni

A opção Premier, topo de linha, utiliza o câmbio automático de 6 marchas, com opção de trocas manuais por botão, ele está colocado no pomo da alavanca de marchas. Nesta versão não está disponível o câmbio manual.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Foto: Saulo Mazzoni

Chevrolet Tracker Premier 2021: Interior bem resolvido

Na avaliação do Chevrolet Tracker Premier 2021, ou seja, a versão topo de linha, podemos afirmar que é um modelo completo e bem acabado. As portas têm revestimento em couro, na mesma tonalidade dos bancos, o mesmo revestimento está no volante multifuncional.

O painel de instrumentos em TFT de 3,5″ mostra, além da velocidade e giro do motor de maneira analógica, a velocidade digital e informações do computador de bordo. Entra elas o consumo instantâneo, consumo médio, odômetro total e parcial e a marcha engatada, quando o motorista optar por trocas manuais.  

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Painel de instrumentos em TFT/ Foto: Saulo Mazzoni

Bem no centro está o multimídia MyLink de 3ª geração. Nele é possível parear até dois smartphones ao mesmo tempo. É compatível com os sistemas Android Auto e Apple Car Play. Alem disso, traz o carregador por indução, ou seja, para os celulares que têm este sistema, a carga ocorre sem a necessidade de conectar um cabo.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Multimídia com Android Auto e Apple Carplay/ Foto: Saulo Mazzoni

Não só a Premier, mas todas as versões do Novo Chevrolet Tracker vem com sistema Wi-Fi nativo. Ele é fornecido pela operadora Claro e aceita até 7 dispositivos simultaneamente. O comprador pode optar por um dos vários pacotes de conectividade. Os preços dos pacotes de Wi-Fi nativo dos veículos Chevrolet variam de R$ 29,90 até R$ 89,90.

Tem ainda no interior, o ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro com descansa braço, volante ajustável em altura e profundidade. O banco do motorista pode ser ajustado também em altura e o traseiro é bipartido.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021/ Foto: Saulo Mazzoni

Chevrolet Tracker Premier 2021: Impressões ao dirigir, consumo de combustível

Esta avaliação do Chevrolet Tracker Premier 2021, procurou simular a utilização do SUV no dia a dia. Sendo assim, o primeiro contato, obtido ao retirar o veiculo na fábrica em São Caetano do Sul, agrada. Logo ao sentar no banco, o motorista percebe que é confortável e não há dificuldades para realizar os ajustes, tento do banco como dos espelhos retrovisores.

Por tratar-se da versão Premier merece receber ajustes elétricos no banco, este item não está disponível nem como opcional.

Para sair do pátio foi necessária uma manobra. No processo já deu para perceber que a direção com assistência elétrica progressiva está bem calibrada. É leve para realizar manobras ao sair de uma vaga, ou para estacionar.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Chevrolet Tracker Premier 2021 com bom acerto de suspensão/ Foto: Saulo Mazzoni

Depois disso, nas situações urbanas o carro se mostra agradável e seguro. Ao sair da fábrica e entrar na Avenida Goiás, com pouco movimento, isso porque estamos ainda no período de quarentena, um teste nos sistemas de segurança. Após abrir o semáforo, em velocidade baixa, um outro carro  entra na frente do Tracker. Imediatamente a luz de aviso acende e o carro para. Ou seja, o sistema de frenagem automática funciona.

Na sequencia do trajeto, percebe-se que desenvolve velocidade de maneira fácil, não é preciso abusar do acelerador. E as trocas das marchas acontecem sem trancos, suavemente.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Chevrolet Tracker Premier 2021, direção elétrica progressiva bem calibrada/ Foto: Divulgação

Outro ponto forte do Chevrolet Tracker Premier 2021 é o acerto de suspensão.  Consegue ser eficiente ao passar por valetas e lombadas e absorve bem as imperfeições do asfalto.

Também como item de série no SUV, o sistema que estaciona sozinho é fácil de ser utilizado, com um toque no botão ele é ativado.

O sistema multimídia é bem conhecido dos compradores de veículos Chevrolet, sua operação é totalmente intuitiva, mas vale para quem faz contato pela primeira vez, navegar pelas opções com o veículo parado e entender seu funcionamento.

Na cidade com velocidade média de 50 km/h, o motor se mantém em 1.600 giros, ou seja, giro baixo.  E na rodovia, média de 100 km/h não passa dos 2.000 rpm.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Chevrolet Tracker Premier 2021, trocas de marchas precisas/ Foto: Saulo Mazzoni

Por falar em rodovia, saiu-se muito bem. Ele passa segurança ao motorista quando é necessário exigir um pouco mais do acelerador em uma ultrapassagem, ou até mesmo ao enfrentar uma subida. Também neste tipo de terreno a direção é firme, tem o ponto ideal para enfrentar as curvas de maneira segura.

Chevrolet Tracker Premier 2021: Consumo de combustível

Com o motor 1.2L turbo e câmbio automático (AT6), o Chevrolet Tracker Premier 2021 foi certificado no programa de etiquetagem veicular do Inmetro com os seguintes resultados: abastecido com etanol 7,7 km/L (cidade)/ 11,2 km/L (estrada). Com gasolina consome 9,4 km/L (cidade) e 13,5 km/L (estrada).

Nesta avaliação, o Chevrolet Tracker Premier 2021, abastecido com gasolina e ar-condicionado ligado, o consumo foi de 8,1km/L na cidade e 11,3 km/L na estrada. Certo que, o consumo de combustível é influenciado pelo trajeto, a maneira que o motorista dirige e as condições climáticas.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Foto: Saulo Mazzoni

Chevrolet Tracker Premier 2021: Preço sugerido, itens de série e opcionais

O preço do Chevrolet Tracker Premier 2021 é de R$ 119.490. Por tratar-se da versão topo de linha, traz todos os equipamentos e acessórios disponíveis . Entre os itens de segurança figuram os dois airbags obrigatórios e ainda os laterais e de cortina. Também possui o assistente de partida em aclive, controle de estabilidade e tração. Os freios são com o obrigatório ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD).

Ainda tem o Start/Stop, o qual pode ser desligado. Ele interrompe o funcionamento do motor quando o carro para em semáforo, por exemplo.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Chevrolet Tracker Premier 2021, teto solar é item de série/ Foto: Saulo Mazzoni

Já entre os itens exclusivos da versão Premier estão o alerta de colisão frontal, Easy Park (sistema de estacionamento automático), teto solar elétrico panorâmico e frenagem automática de emergência em baixa velocidade .

Além disso, a Chevrolet oferece o serviço On Star. O pacote Standard Connect é grátis, ele vem com diagnóstico do veículo, alertas do diagnóstico, notificações de manutenção, revisão para a concessionária e a condução inteligente. A outra opção é a Connect, ela custa R$ 59,90/mês. Vem com informações de diagnóstico e comandos remotos através do MeuChevrolet App, diagnóstico sob demanda, comandos remotos, navegação integrada, localização em tempo real e status do veículo.

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Serviço On Star e Wi-Fi nativo, acionados pelo multimídia/ Foto: Saulo Mazzoni

O Protect sai por R$ 69,90/mês, ele inclui resposta automática em caso de acidentes, serviços de emergência, recuperação veicular. No Road Service, há comandos remotos através do agente OnStar e Bom samaritano. E o Protect & Connect custa R$ 89,00/mês, por tanto, é o pacote completo, com todos os serviços.

No que diz respeito as cores, a  Azul Eclipse não tem custo adicional, porém, as sólidas custam R$ 750,00 e as metálicas R$ 1.600,00.

Desde o lançamento, em uma condição que as concessionárias estavam fechadas, por causa das regras de distanciamento social provocadas pela pandemia do coronavírus,  o Chevrolet Tracker alcançou mais de 11.000 unidades emplacadas até o final de junho. O líder Jeep Renegade com três meses de vantagem emplacou mais de 20.000 unidades.

Para finalizar, se mantiver esta média de vendas, o Chevrolet Tracker tem potencial para conquistar a liderança do segmento.

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni

Avaliação: Chevrolet Tracker Premier 2021

Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Chevrolet Tracker Premier 2021 1.2 Turbo

Motor

Tipo: Dianteiro transversal

Numero de cilindros: 3 em linha

Válvulas: 12 (DOHC)

Taxa de compressão: 10,5:1

Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.

Potência: 132 cv (G)/133 cv (E) a 5.500 rpm

Torque: 19,4 kgfm (G)/ 21,4 kgfm (E) a 2.000 rpm

Câmbio

Tipo: Automático 6 marchas

Freios

Dianteiros: Discos ventilados

Traseiros: Tambor

Direção: Eletro assistida progressiva

Suspensões

Dianteira: Independente tipo McPherson

Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora

Rodas: Liga leve17″

Pneus: 215/55 R17

Dimensões

Comprimento: 4.270 mm

Distância entre-eixos: 2.570 mm

Largura: 2.044 mm

Altura: 1.624 mm

Capacidades

Porta-malas: 393 L

Tanque de combustível: 44 litros

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