Lançado há 5 anos, o Fiat Argo de certa forma conquistou o coração dos brasileiros. O modelo, ao contrário de outros médios da marca italiana como Stilo, Bravo e Tipo, teve desempenho dos pequenos Uno e Palio. Se tudo for colocado no mesmo conjunto, a Fiat escreve que a marca comercializou mais de oito milhões de veículos da categoria hatch.
O hatch exportado para outros 10 países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, registrou 55 mil unidades vendidas em 2023 só Brasil.
Desenvolvido e fabricado no Polo Automotivo Stellantis Betim (MG), o Argo chegou ao mercado em 2017, com versões equipadas com câmbio CVT e motor 1.3 de 107 cv.
Leia mais: Avaliação do Fiat Argo 1.3
“Na Fiat, temos orgulho da nossa ampla presença e diversidade no mercado. Contudo, mantemos nossas raízes vivas e valorizamos os hatches. O Argo é um perfeito exemplo dessa tradição, tendo evoluído ao longo dos anos e se mantendo como referência em estilo, tecnologia, conforto e segurança na categoria”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
Leia mais: Avaliação Argo Trekking com motor 1.8
A gama atual do modelo é composta pelas seguintes versões: Argo 1.0; Argo Drive 1.0; Argo Trekking 1.3; Argo Drive 1.3 Automático e Argo Trekking 1.3 Automático.
Desde que a Fiat começou a diversificar suas versões, o cenário mudou. Começou com adesivos, versões pseudo-aventureiras e por aí afora. Outra “sacada” foi o aumento de modelos baseados na mesma plataforma, SUV, sedãs, hatches, peruas, minivans e assim por diante.
O Argo tem 3,99 metros de comprimento e 300 litros de capacidade no porta-malas, enquanto o sedã Cronos tem 4,36 metros e 525 litros de porta-malas.
Os itens de série variam conforme a versão, mas ambos oferecem recursos como central multimídia, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, airbags, controle de estabilidade, entre outros.