Os food trucks ganharam surgiram em 1872, nos EUA. Porém, a febre dos modelos ganhou força, em 2014, no Brasil. Agora, é possível encontrar modelos para todos os gostos e tipos, inclusive lembrando esse Vintage original.
Na festa São João Paulo, em São Paulo, organizada pela secretaria de turismo, foi possível encontrar veículos adaptados para a preparação e venda de alimentos, oferecendo uma variedade de comidas e bebidas.
Mas um que chamou a atenção foi o montado no chassi de uma picape D-40, com cabine de Chevrolet 1950. O proprietário do veículo, Marcio Scarpim, lembra que começou na área da gastronomia a partir do impulso do filho, Rodrigo, um chefe de cozinha que na época da faculdade saiu para empreender com uma Kombi.
Leia mais: Veículo a gasolina ou a diesel serão proibidos em 2030
Logo, o próximo passo foi montar uma lanchonete sobre rodas, ao famoso estilo 1950, em um Chevy. Porém, algumas coisas não saíram, logo de cara, como o empresário esperava.
Como o caminhão “esbarrava” na restrição de circulação, muitas notificações chegavam e o custo para manter e visitar os locais das feiras acabava ficando muito alto. Foi necessário diminuir o tamanho e enquadrar o food truck em outro segmento.
Para tanto, o modelo ganhou uma reforma geral. “As viagens eram demoradas e cansativas. Aproveitamos para alterar bancos e motor e encaixamos a cabine no chassi da D-40. Com o investimento, ganhamos em tempo, agilidade e conforto”, explica Scarpim que criou a sua própria marca, cinquentão, em homenagem ao caminhão, e que já segue para outros projetos.
Leia também: Como proteger lataria das fortes chuvas
A cozinha também recebeu um capricho. Além de ela ser totalmente compacta e dinâmica, teve o acabamento da estrutura externa trocada de alumínio para a fibra de vidro.