Veículo a gasolina ou a diesel serão proibidos em 2030

Preço do novo Chevrolet Spin 2025
25/03/2024
Diferença entre manutenção corretiva preditiva e preventiva
Prepare-se para o feriado de Páscoa: revisão do carro é fundamental
27/03/2024

Modelos movido a diesel e a gasolina fora das ruas em 2030

Veículo a gasolina ou a diesel zero serão proibidos em 2030

O projeto determina que os veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, continuarão liberados

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) incluiu na pauta um projeto de lei que proíbe a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, a partir de 2030.

O PLS 304/2017 acrescenta que, a partir de 2040, ficará proibida a circulação de automóveis desse tipo.

O projeto determina que os veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, continuarão liberados. Porém, o texto abre algumas exceções: automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros poderão continuar circulando no país a partir de 2024, ainda que usem combustíveis fósseis. 

Leia mais: Nissan e Honda estudam parceria estratégica

Para o autor do projeto, outros países estão tomando decisões semelhantes. O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040; a Índia, a partir de 2030; e a Noruega, já em 2025. O senador afirma que esse tipo de veículo é responsável por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, gás proveniente da queima de combustíveis fósseis e importante agente causador do efeito estufa, que leva ao aquecimento global.

Leia mais: Pesquisa mostra como contribuinte paga o IPVA

O relator da matéria na CMA concorda com o argumento, lembrando que a Constituição assegura o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Ele destaca os compromissos internacionais do Brasil na redução de emissões de gases de efeito estufa e argumenta que o Legislativo deve sinalizar seu compromisso com a descarbonização da economia brasileira.

“A migração para veículos menos impactantes ao meio ambiente, de tração elétrica (tendência crescente em países desenvolvidos) e movidos a biocombustíveis, não só reduzirá significativamente as emissões de GEE [gases do efeito estufa] do setor de transportes, mas também incentivará a indústria do etanol e dos biocombustíveis”, conclui o relator.

A decisão da CMA é terminativa: se aprovado na comissão e não houver recurso de Plenário, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *