Ford desenvolve peças sustentáveis. Os engenheiros da marca empregaram o novo material para produzir componentes do porta-malas e apoios de pé, que foram aprovados nos testes de robustez e durabilidade.
Leia mais: Novo T-Cross está chegando
A próxima etapa, agora, é viabilizar a sua produção em escala. A pesquisa utilizou resíduos de olivais da Andaluzia, na Espanha, a maior região produtora de azeite do mundo.
Os protótipos contêm 40% de fibras e 60% de plástico de polipropileno reciclado, aquecidos e moldados por injeção. Para chegar à mistura certa, foram experimentadas diferentes proporções de resíduos e polipropileno, um trabalho árduo que permitiu produzir um material com excelente resistência, durabilidade e flexibilidade. A Ford já utiliza forros e carpetes feitos de garrafas PET, espuma derivada de soja e peças feitas com plástico reciclado dos oceanos em seus veículos.
Leia mais: Novo Renault Duster
Vale lembrar que a Goodyear usa borracha à base de óleo de soja em pneus. O início das aplicações se iniciou em 2017. O novo composto contribui para melhorar o desempenho dos pneus em pavimentos secos, molhados e em condições de inverno. Ele é usado em conjunto da sílica, usados na composição de alguns pneus, o que melhora a eficiência na fabricação e reduz o consumo de energia.
A Goodyear atuou nesse projeto em colaboração com o USB, organização agrícola que supervisiona investimentos em um programa de pesquisa e promoção em nome de produtores de soja dos Estados Unidos. O USB forneceu parte do apoio financeiro para o desenvolvimento do uso do óleo de soja em pneus pela Goodyear.
No lançamento do Novo Uno, em 2012, a Fiat mostrou um modelo conceito com peças plásticas feita com bagaço de cana-de-açúcar, 8% mais leves, e bancos feitos em fibra de coco e látex. A utilização dos assentos diminuia em 7 quilos o peso total do veículo.
Outro atrativo do Uno, denominado de Ecology, eram os revestimentos dos bancos e dos tapetes com tecidos feitos a partir de PET reciclados; utiliza-se cerca de 30 garrafas por veículo.