A Ford está aproveitando as conhecidas marcas, Bronco e Mustang , para entrar no segmento de bicicletas elétricas. Para tanto ela lançou duas linhas de e-bikes. Uma proposta traz como tema o Mustang, desenvolvida para uso em estradas e rodovias, a outra, inspirada no Bronco, foi projetada para trilhas.
Como ocorre com a maioria das montadoras que se interessam por bikes elétricas, a Ford contou com a ajuda de uma empresa especializada, a mesma que fez o projeto para a Mercedes-Benz AMG.
Saiba mais: Iveco lança ônibus movido a GNV
O uso de componentes prontos economizou tempo e dinheiro, de modo que os dois modelos apresentam o mesmo motor de 750 watts que desenvolve 28 kgfm. A autonomia é de até 100 quilômetros e a velocidade máxima é de 45 km/h.
Vale dizer que 45 km/h é a velocidade máxima do motor. Se o ciclista quiser usar a força da perna para alavancar a velocidade, é possível.
Para recarregar é necessário esperar cerca de 3,5 horas. Entre o guidão há uma tela LCD que se parece muito com o painel dos veículos. Ela fornece informações como a velocidade da bicicleta, o estado de carga da bateria e o modo de condução selecionado.
Veja também: Projeções indicam pneus mais caros em 2024
As semelhanças entre ambas param por aí. Cada bike se destaca por um estilo específico. Visualmente, o Bronco se assemelha mais às bicicletas de fora de estrada, enquanto a Mustang às estradeiras.
A Bronco, por exemplo, usa pneus Pirelli Scorpion Enduro M de lateral dura de 27,5 polegadas. Já o modelo Mustang é caracterizado por um design mais tradicional e vem com pneus semi-slicks Pirelli Angel GT.
O preço da e-bike Bronco começa em US$ 4.500. O modelo Mustang custa US$ 4.000. Ambas as bicicletas já estão à venda na Europa e EUA e as entregas começarão no final de 2024.