A Ford criou a primeira SuperVan em 1971 como veículo de demonstração
Ford leva cinco gerações de van no Festival de Goodwood 2025. O Festival reuniu fãs, na Inglaterra, em quatro dias.
Além dos modelos de performance, como a Raptor T1+, a elétrica F-150 Lightning SuperTruck e o Mustang GTD, a Ford exibiu SuperVan.
Um dos fatores do sucesso da primeira Transit, lançada em 1965, foi oferecer o mesmo padrão de dirigibilidade de um carro.
E essa característica não foi obra do acaso. A Ford tradicionalmente utilizou o conhecimento adquirido nas pistas para refinar o comportamento de direção dos seus veículos.
“Só a Ford seria capaz de unir dois mundos aparentemente tão desconexos – o das vans de trabalho e do automobilismo – ao longo de mais de meio século com as SuperVans, porque só a Ford tem uma história tão rica em ambos”, diz Jay Ward, diretor de Comunicação da Ford Performance.
A Ford criou a primeira SuperVan em 1971 como veículo de demonstração. A empresa equipou a primeira geração da Transit com o motor central V8 do Ford GT40, vencedor de Le Mans, que atingia 240 km/h.
1. A SuperVan 2, apresentada em 1983, usava um motor Cosworth V8 de mais de 590 cv do modelo de corrida C100 e chegava a 280 km/h.
2. A SuperVan 3, criada em 1994, era movida por um motor Cosworth de 650 cv, compartilhado com os carros de F1 da época.
3. A SuperVan 4, desenvolvida pela Ford Performance em parceria com a Stard sobre a Transit de quarta geração, foi a primeira totalmente elétrica.
Com quatro motores, cerca de 2.000 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos, foi apresentada no Festival de Goodwood de 2022.
Em 2023, a SuperVan 4 foi reconstruída como SuperVan 4.2, projetada especialmente para a subida de montanha Pikes Peak International Hill Climb, a qual venceu na categoria Open.
A SuperVan 4.2 também venceu em 2024 a Hillclimb Shoot-Out, prova mais emocionante do Goodwood Festival, pilotada por Romain Dumas.
Este ano o piloto repetiu o feito, agora com a Ford F-150 Lightning SuperTruck, superando todos os veículos elétricos e a combustão na subida da montanha com o tempo de 43,23 segundos.
A picape possui três motores elétricos que geram impressionantes 1.400 cavalos de potência e aerodinâmica avançada para maximizar o downforce e desempenho em curvas.
“Protótipos como as nossas SuperVans e a SuperTruck servem para testar novas tecnologias e expandir nossa compreensão do que é possível. Cada vez que as levamos aos seus limites, descobrimos algo novo sobre a capacidade dos motores elétricos, sobre o desempenho da bateria ou a captura e uso de dados em tempo real para aprimorar nossa próxima geração de veículos”, destaca Jay Ward.