A Foton apresentou ao mercado brasileiro a Tunland, versão V7 e V9. Trata-se de uma picape híbrida 4×4 que promete revolucionar o segmento com preço sugerido agressivo (R$ 250 mil) e autonomia de quase mil quilômetros.
O modelo V9 tem um apelo mais urbano, já a V7 tem uma “pegada” mais off-road. A picape Tunland tem 5617 mm de comprimento, 2000 mm de largura e 1910 mm de altura. A distância entre-eixos é de 3355 mm.
O grande diferencial da Tunland está no motor 2.0L turbodiesel associado ao elétrico de 48V da Valeo, inaugurando no Brasil o primeiro modelo híbrido a diesel.
O sistema é capaz de entregar até 175 cv e 450 Nm, garantindo desempenho tanto para o transporte de cargas como para aventuras off-road.
O motor elétrico, por sua vez, auxilia o motor a combustão interna, reduzindo o consumo de gasolina ou diesel. Quando o veículo está parado ou em baixa velocidade, ele pode operar apenas com o motor elétrico, economizando combustível e reduzindo as emissões.
Quando o veículo freia ou desacelera, o motor elétrico atua como um gerador, convertendo a energia cinética em eletricidade armazenada na bateria. Isso ajuda a recuperar e a melhorar ainda mais a eficiência da picape.
Os veículos têm consumo, aferido em teste, de 12,5 km/L e vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Com o tanque de 76 litro cheio, a Tunland tem autonomia de 960 km.
A capacidade de carga é um dos grandes atrativos das duas picapes. Com caçambas espaçosas e resistentes, elas são capazes de transportar até 1.000 kg, sendo ideais para atividades comerciais, agrícolas e de construção. Os diversos pontos de ancoragem na caçamba facilitam a fixação de cargas.
O objetivo da Foton é vender, em 2025, pelo menos 1.000 unidades da Tunland V7 e V9. As picapes custarão a partir de R$ 250 mil.