O N67 Etanol, assim como o CURSOR 13 Etanol, foi desenvolvido com a tecnologia Ciclo Otto
FPT Industrial revela motor de trator movido a etanol. O projeto foi desenvolvido com a CNH, uma vez que o propulsor equipa o trator Puma 230.
Ou seja, a tecnologia de ciclo Otto contribui para redução de emissões no agro e para o menor ruído durante o funcionamento do motor.
Com isso, a novidade amplia a oferta de combustíveis alternativos para o campo. Na América Latina, a FPT Industrial entende que a solução para a descarbonização começa por tecnologias adequadas em biocombustíveis.
Portanto, dentro dessa estratégia, a marca desenvolveu o motor N67 Etanol para o trator de médio porte Puma 230, que atua no apoio da colheita.
“No segmento sucroalcooleiro, as máquinas trabalham agrupadas em frentes, onde cada frente conta com tratores para impulsionar transbordos, colhedoras, e caminhão de apoio para manutenções preventivas e abastecimento”, explica Marcelo Sakurai, especialista do Technical Center da FPT Industrial.
O N67 Etanol, assim como o CURSOR 13 Etanol, foi desenvolvido com a tecnologia Ciclo Otto que conta com injetores específicos com sistema de aquecimento para partida a frio.
Vale dizer que o pistão com design de câmara e a taxa de compressão são específicos para trabalhar com os requisitos do etanol.
Portanto, a motorização gera 234 hp e 850 Nm de torque, que asseguram performance e rendimento na colheita, que não fazem o produtor perder tempo.
Logo, os benefícios do uso do etanol estão no fato dele ser um combustível renovável, que reduz as emissões de gases de efeito estufa, além de proporcionar redução de custos operacionais.
“Grande parte da tecnologia do motor a etanol está no correto posicionamento dos injetores, design dos bicos de pulverização para melhor homogeneização, definição adequada de taxa de compressão, desenho de câmara de combustão e calibração de motor”, acrescenta Sakurai.
“Trabalhando em ciclo Otto, o armazenamento do combustível é semelhante ao diesel. O etanol apresenta ainda a mesma vantagem de estoque para operação em máquinas agrícolas”.