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11/09/2025
Dia Nacional do Fusca
Volkswagen conquista o Alto Renome do “Fusca”. Isso mesmo, a marca “Fusca” obteve oficialmente o reconhecimento de alto renome pelo INPI.
Essa conquista representa o reconhecimento jurídico e simbólico de uma das marcas mais emblemáticas da indústria automotiva no país.
Ou seja, a Volkswagen consolida a titularidade sobre uma marca com identidade profundamente enraizada na memória dos consumidores brasileiros.
A conquista do alto renome assegura a plena proteção e a exclusividade de uso da marca em todos os segmentos econômicos, sendo o seu reconhecimento em território nacional um demonstrativo fático do legado e da dimensão que a marca “Fusca”, e a Volkswagen, representam nas mentes e corações do povo brasileiro.
Felipe Augusto, head de Marcas e Legal Affairs, do Di Blasi, Parente & Associados, disse: “Registrar formalmente nomes que caíram no gosto popular e se transformaram em ícones é proteger a memória afetiva do consumidor e assegurar que marcas com esse grau de relevância cultural permaneçam vinculadas à sua origem legítima. A titularidade da marca ‘Fusca’ pela Volkswagen é um exemplo claro de como direito e reputação caminham juntos no fortalecimento de marcas globais.”
Com o renome concedido, Volkswagen do Brasil passa a deter controle exclusivo sobre o uso comercial da marca “Fusca”, impedindo apropriações indevidas por terceiros e reforçando sua imagem institucional.
Para o Di Blasi, Parente & Associados, a conquista reafirma sua excelência na defesa de ativos imateriais de alto valor simbólico e econômico, conectando estratégia jurídica à construção e preservação de reputações duradouras.
O que é Alto Renome
Marcas de alto renome são aquelas muito conhecidas pelo público em geral. Elas têm prestígio, tradição e confiança construídos ao longo do tempo, associados à qualidade dos seus produtos ou serviços. Por serem reconhecidas nacionalmente além do seu próprio segmento de mercado, recebem uma proteção especial prevista em lei.
Toda marca reconhecida como de alto renome é incluída no banco de dados do sistema informatizado que o INPI usa para fazer as buscas de marcas de maneira que apareça em todas as classes.
Por exemplo, se uma marca que tem reconhecimento de alto renome foi registrada originalmente para roupas, nenhuma outra marca igual ou parecida poderá ser registrada em qualquer outro ramo de atividade — como serviços bancários ou automóveis — caso possa causar confusão ou associação indevida.
Essa proteção especial vale por 10 (dez) anos a partir do momento em que seu reconhecimento é publicado na RPI – Revista da Propriedade Industrial. Além disso, o INPI emite um certificado específico comprovando o reconhecimento.