Dois fuscas temáticos, caracterizados como as antigas viaturas da Itaipu, se tornaram um atrativo na programação das comemorações dos 50 anos de criação da Segurança Empresarial em ambas as margens da usina.
Os fusquinhas marrom-glacê e branco, mesmas cores do uniforme dos agentes, estão localizados nas barreiras da entrada da usina, em Foz do Iguaçu, Brasil, e em Hernandárias, no Paraguai.
O exemplar brasileiro pertence ao ex-colaborador Luiz Garcia, e o do lado paraguaio pertence ao empregado Juan Carlos Olmedo Portillo.
O Fusca foi o principal modelo utilizado pela Segurança de Itaipu em meados dos anos de 1970 e 1980. A circulação da viatura marrom e branca compunha a paisagem urbana de Foz do Iguaçu.
Veja mais: Citroën Basalt chega a partir de 90 mil
O velho Volkswagen praticamente desapareceu das ruas, mas permaneceu intacto na memória de Garcia que decidiu comprar um Fusca e transformá-lo em modelo temático, igualzinho às viaturas da segurança física de Itaipu.
Garcia ajustou a pintura e consultou a Divisão de Imagem Institucional de Itaipu para usar a antiga logomarca na porta do carro, como era na época da obra.
Veja mais: Renault Master hidrogênio chega em 2025
Depois, foi atrás dos equipamentos. A sirene é original, de veículo da própria Itaipu e que fora desmobilizada pela empresa; o giroflex aposentado veio da Polícia Federal. Além da exposição na Itaipu, Garcia usa o Fusca em mostras e eventos de carros antigos.
A última aparição dele na usina havia sido num passeio solidário de carros antigos, em junho deste ano.
O empregado paraguaio decidiu caracterizar seu Volkswagen Fusca com o estilo de patrulheiro de Itaipu recentemente. Ele também é colecionador de outros automóveis antigos que são preservados.