GM inicia programa para produzir veículos elétricos no Brasil

Cresce a produção de automóveis no Brasil em março de 2023
Cresce a produção de automóveis no Brasil em março de 2023
11/04/2023
Toyota irá produzir SUV compacto híbrido Flex
Toyota irá produzir SUV compacto híbrido Flex
25/04/2023
GM inicia programa para produzir veículos elétricos no Brasil

GM inicia programa para produzir veículos elétricos no Brasil/ Foto: Divulgação

GM inicia programa para produzir veículos elétricos no Brasil

Planos da empresa contemplam uma nova geração de veículos elétricos globais

GM inicia programa para produzir veículos elétricos no Brasil

GM inicia programa para produzir veículos elétricos no Brasil/ Foto: Divulgação

Por: Edison Ragassi

A General Motors investe o montante de US$ 35 bilhões até 2025 para o desenvolvimento de uma nova geração global de veículos elétricos. Segundo divulgado pela companhia, a América do Sul tem importância estratégica neste projeto. Não apenas por ter um mercado consumidor com potencial de trazer maior escala a esta linha de automóveis zero emissão, mas também porque a GM tem na região um complexo de engenharia e profissionais de talento capazes de contribuir para acelerar a chegada desses EVs ao mercado.

No Campo da GM ela inicia programa para produzir veículos elétricos no Brasil

Isso porque a fabricante de automóveis tem uma ampla estrutura no Brasil para testes e desenvolvimentos no Campo de Provas e o Centro Tecnológico. Esta estrutura é utilizada para contribuir com o desenvolvimento de determinados modelos desta futura geração de veículos globais 100% elétricos os chamados EVs. As principais colaborações estão relacionadas às áreas de eficiência energética e de conectividade, além de testes de certificação e homologações necessárias para customizar os EVs à legislação e às preferências de diferentes mercados.

Tanto o Campo de Provas de Cruz Alta (CPCA) como o Centro Tecnológico (CT) da empresa ficam no Estado de São Paulo, onde a empresa anunciou em 2019 um aporte extra de R$ 10 bilhões em investimentos até meados da década.

O Campo de Provas fica em Indaiatuba e conta com uma área equivalente a 1.360 campos de futebol. Lá estão alocados sete laboratórios e 17 pistas de testes. Já o Centro Tecnológico fica em São Caetano do Sul e recebeu há pouco mais de um ano reforços nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, o que permitiu expandir seu leque de serviços.

No Campo de Provas da Cruz Alta, GM testa e desenvolve EVs globais/ Foto: Divulgação

A General Motors tem um projeto que contempla um futuro totalmente elétrico e com zero emissão aqui no Brasil também. O primeiro passo dessa jornada foi dado em 2016, quando a empresa exibiu no Salão de São Paulo pela primeira vez o Chevrolet Bolt EV, um produto que revolucionou o segmento por ser considerado o primeiro EV do mundo com autonomia elevada e preço mais acessível. O crossover compacto de 203 cv, que percorre em média 459 km no ciclo WLTP, começou a ser comercializado no país em 2019 e recebeu no ano passado importante atualizações visuais e de conteúdo. Mais recentemente apresentou o SUV compacto 100% elétrico Bolt EUV.

Em meados de 2022 a GM confirmou o lançamento de dois produtos Chevrolet dessa sua futura geração de EVs que estão em fase final de desenvolvimento, o Blazer EV e o Equinox EV. Apesar de ambos serem SUVs tecnologicamente inovadores, com design atraente e alta performance, cada qual terá proposta e características próprias para atender diferentes perfis de consumidores.

GM inicia programa para produzir veículos elétricos no Brasil

GM inicia programa para produzir veículos elétricos no Brasil, modelos testados serão lançados primeiro na América do Norte/ Foto: Divulgação

Ambos os modelos serão equipados com a tecnologia Ultium, que consiste em uma plataforma modular específica para veículos elétricos com diferentes combinações de motores e baterias com uma composição química muito mais avançada. Tudo isso se traduz em melhor autonomia, maior velocidade de recarga e maior prazer de dirigir. Com esta plataforma é possível fabricar desde carros compactos, passando por SUVs, superesportivos até grandes picapes.

Os maiores centros produtores e exportadores de automóveis são os que mais rápido estão adotando os EVs, com destaque para a China, Europa e Estados Unidos. Tanto que em 2022 quase 10% das vendas globais de veículos de passeio já foram de elétricos, ante 8,3% no ano anterior, de acordo com a consultoria EV Volume.

Leia também:

GM mostra nova plataforma modular global para veículos elétricos

Chevrolet mostra Blazer EV elétrica

Acesse o Canal AutoAgoracombr e acompanhe nossos vídeos

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *