O mercado de carros elétricos e eletrificados vem ganhando tração nos últimos anos. Dados do Barômetro de Frotas e Mobilidade do Arval Mobility Observatory mostram que 10% das empresas brasileiras já usam tecnologias de energia alternativas nas suas frotas.
As soluções variam entre veículos PHEV (híbrido recarregável plug-in), HEV (rodam com motor à combustão, mas possuem bateria sem plug-in) e 100% BEV (possuem bateria recarregável na tomada).
Diante desse cenário, a Arval, empresa especialista em soluções de mobilidade do Grupo BNP Paribas, lançou o Guia para Condutores de Carros Elétricos.
Escrito em linguagem acessível e com design atraente, o Guia é dividido em três grandes tópicos: Especificações (informações gerais da bateria); Carregamento e Condução.
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O tempo de carregamento do veículo depende da capacidade da bateria, do estado da carga da bateria, da velocidade do ponto de carregamento, da capacidade do carregador de bordo e da temperatura ambiente.
O carregamento lento (nível 1) usa conector do tipo A (20 A). É indicado para ambientes domésticos ou qualquer tomada elétrica padrão. Tem potência de 2-2,5kW e demora de 8 a 20 horas para carregar a bateria.
Recarga Moderada (nível 2) – Usa conector tipo 2. A potência de carregamento mais comum é 7 kW, mas está disponível também com potências de 3,7kW,11kW e 22kW. Demora de 3 a 8 horas para carregar e está disponível em casas com estações de carregamento dedicadas, local de trabalho e em estações de carregamento públicas.
Carregamento rápido (Sistema de Carregamento Combinado (CCS), Supercharger Tesla) – Tem 50 KW de potência e demora de 30 a 60 minutos para carregar a bateria, dependendo da sua capacidade e infraestrutura do carregamento. Disponível nas áreas de descanso das autoestradas, estações de carregamento públicas e alguns locais de trabalho.
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Carregamento Ultrarrápido (CCS, Tesla Supercharger V3) – Potência de 150 kW a 350 kW, carrega a bateria entre 20 a 40 minutos, dependendo da sua capacidade e da infraestrutura de carregamento. É o tipo de estação que mais cresce nas rodovias e em alguns locais de áreas urbanas.
O nível ideal da carga é entre 20% e 80%. O tempo de carregamento aumenta significativamente abaixo de 20% e acima de 80%, especialmente com um carregador rápido.
Utilize o sistema inteligente disponível na maioria dos veículos elétricos para parar automaticamente de carregar assim que a bateria estiver 80% carregada.
De tempos em tempos, realize uma recarga completa da bateria para equilibrar seus elementos internos. Reserve estas cargas completas para viagens mais longas.
Prefira o carregamento lento e reserve o carregamento rápido para viagens mais longas.
Se não utilizar o veículo durante muito tempo, carregue-o a, pelo menos 50%. Algumas características ou circunstâncias utilizam a bateria mesmo quando o veículo está desligado.
Carregue sempre que possível em casa ou no escritório e tenha em mente que o carregamento público, especialmente o tipo rápido e super-rápido, é muito mais caro.
Sempre que possível, carregue o veículo elétrico a partir de uma estação de carregamento dedicada, em vez de uma tomada doméstica, ou use pelo menos um plugue reforçado; aproveite as horas fora de pico, se estiverem disponíveis no seu fornecedor de energia.
O desempenho do veículo elétrico é influenciado pelas condições ambientais e especialmente pela temperatura, mas pode ser gerido com medidas preventivas;
Pré-aqueça o carro enquanto está ligado. Desta forma, é a energia da rede que é usada, e não a bateria. Ligar de 10 a 15 minutos antes da hora da partida;
Utilize opções de aquecimento energeticamente eficientes, como bancos aquecidos e volantes, para reduzir a utilização de um aquecimento regular menos eficiente.
Estacione à sombra, mesmo que isso signifique estar um pouco mais longe do seu destino. Evite carregar durante período de calor intenso, conduza de forma ainda mais suave, abra as janelas quando conduzir a baixas velocidades (mas evite em estradas, pois o vento irá atuar na aerodinâmica e reduzir a velocidade).