O sedã grande Accord será o primeiro modelo com motor a combustão e elétrico, a tecnologia e:HEV da Honda no Brasil
Está confirmado para o inicio do segundo semestre a chegada do sedã de luxo grande Honda Accord híbrido.
O modelo traz a tecnologia denominada pela Honda como e:HEV. O novo Accord utiliza um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência, combinados a um motor 2.0L a combustão, de ciclo Atkinson, movido a gasolina.
O novo Honda Accord tem três modos de operação, os quais alternam automaticamente de acordo com a situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive.
Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, o automóvel é tracionado por meio dos motores elétricos de 184 cv e 32,1 kgfm de torque. Nestes modos de condução, o motor a combustão, de ciclo Atkinson, com 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funciona em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não. Segundo a Honda, por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estão cobertas nestes dois modos de operação.
Os modelos híbridos da Honda possuem um terceiro modo, o qual é exclusivo da marca, o Engine Drive. Neste caso ele faz uma conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.
O modo EV Drive, 100% elétrico, funciona nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade, ou de aceleração suave. O motor a combustão, por sua vez, opera no modo Engine Drive, ele é acionado quando trabalha em sua faixa ideal de carga e rotação. O modo Hybrid Drive do sistema e:HEV opera entre essas duas condições.
Há ainda uma função chamada seletor de desaceleração no sistema e:HEV do Accord, ela permite, por meio dos seletores atrás do volante, controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios.
Além dos modos Sport e ECON, que alteram a aceleração, essa função de seleção de desaceleração atua especificamente quando o motorista retira o pé do acelerador. O sistema pode ser utilizado como incremento do freio motor quando há um carro à frente, em trechos sinuosos, em uma redução no sinal vermelho ou mesmo em descidas, o que também auxilia a diminuir o desgaste das pastilhas dos freios.
A Honda divulga que o consumo de combustível do novo Accord híbrido é de 17,6 km/L na cidade e 17,1 km/Lna estrada, de acordo com o INMETRO, ou seja, consegue alcançar eficiência energética de 1,20 MJ/km.
Novo Honda Accord Hibrido com mudanças visuais e de conteúdo
Na parte externa, o Accord híbrido recebeu um novo para-choque e nova grade, com desenho mais horizontal e os novos faróis de neblina em LED.
As rodas também são novas de 17 polegadas com acabamento escurecido. Já traseira, recebeu um novo acabamento na parte inferior do para-choque. A tampa traseira ganhou o logo e:HEV para identificar a versão híbrida, junto dos novos emblemas H frontal e traseiro com novo acabamento azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.
No interior, o Accord mantém acabamento sofisticado e luxuoso. Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão Bluetooth. Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com 15 Watts.
Para os ocupantes do banco traseiro foram incluídas duas saídas USB adicionais, que permitem a recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos também traz novo grafismo, os quais mostram as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV, bem como uma nova grafia para os botões no volante.
A carroceria também recebeu melhorias, graças à evolução dos conjuntos de baterias (IPU) e da unidade de controle de energia (PCU). Agora no Accord híbrido é possível rebater o encosto traseiro para ampliar a capacidade do porta-malas. No modelo anterior, o conjunto de baterias ocupava este espaço. Assim, ele consegue oferecer aos ocupantes o mesmo espaço interno da versão com motor à combustão anteriormente comercializada.
Para maior segurança dos ocupantes, o Honda SENSING foi aprimorado. O modelo traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. Além disso, ele é equipado com o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo.
O pacote tecnológico inclui o Honda SENSING traz ainda o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade, CMBS (Collision Mitigation Braking System) com FCW (Front Collision Warning) – sistema de frenagem para mitigação de colisão, LKAS (Lane Keeping Assist System) -sistema de assistência de faixa e o RDM (Road Departure Mitigation System) com LDW (Lane Departure Warning) – sistema para mitigação de evasão de pista.
Como não poderia ser diferente, tem o VSA (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), air bags dianteiros , de cortina, laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo assim, é o primeiro veículo da Honda comercializado no país com oito air bags.
Outra novidade em segurança é a adoção do alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor, indicando que algo pode ter sido esquecido no banco de trás, caso as portas tenham sido abertas antes de se iniciar a viagem. A Honda Automóveis promete iniciar as vendas do sedã grande Accord híbrido no inicio do segundo semestre, mas ainda disponibiliza no seu website a versão com motor a combustão.
Por: Edison Ragassi / Fotos: Divulgação