Kia Soul ganha motor flex

Revisões grátis para o 408
31/03/2011
Chevrolet patrocina Seleção Brasileira de Futsal
08/04/2011

OLP_6387Carro fabricado na Coréia agora pode ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção, o sistema de injeção é fornecido pela Bosch
Texto: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação
Reconhecido como o carro que simboliza a revolução da Kia Motors em termos de design, o Soul chegou em junho de 2009.
Pelo fato do Brasil ser um importante mercado, a matriz investiu forte em uma solução local, o propulsor que pode ser abastecido com gasolina, etanol ou a mistura dos dois em qualquer proporção.

O sistema flex foi desenvolvido por engenheiros da Kia Motors, em conjunto com a empresa Kefico Corporation, uma subsidiária da OLP_6444Bosch na Coréia do Sul. Eles começaram os estudos e pesquisas em meados de 2009. No ano seguinte, iniciaram os testes de campo com os veículos equipados com motorização flexível. Os chamados ‘testes de verão’ foram feitos em Teresina, no Piauí, e no Rio de Janeiro, durante o mês de fevereiro, e os ‘testes de inverno’ aconteceram em Campos do Jordão, em São Paulo, entre junho e julho.

O propulsor de 4 cilindros em linha, com sistema de injeção eletrônica sequencial e comando DOHC, 16 válvulas CVVT OLP_6393(variável), oferece potência de 126 cv (gasolina)/ 130 cv (etanol), disponíveis a 6.300 rpm. Seu torque de 16,0 kgfm está disponível a 4.500 rpm ao usar o combustível fóssil. Abastecido com o derivado da cana-de-açúcar a força aumenta para 16,5 kgfm disponíveis a 5.000 rpm.

O que chama muita atenção no Soul é seu design. É um hatch de cinco portas e linha do teto alta, a frente foi inspirada no rosto do tigre. Ele mede 4.105 mm de comprimento, tem distancia entre os eixos de 2.550 mm. A altura total é de 1.610 mm, a base do para-brisa é 135 mm, o nível dos assentos é 120 mm e altura em relação ao solo é165 mm.
Chamado de crossover urbano o carro está disponível em sete versões, quatro com transmissão mecânica de 5 velocidades e três de câmbio automático com 4 marchas.OLP_6423

A versão de entrada U.111tem preço sugerido de R$ 52.900, ela é equipada com trio elétrico, ar-condicionado, direção elétrica, CD player com leitor de MP3 e entrada USB, rodas de liga leve de 16 polegadas e air bag duplo. A opção U.114 custa R$ 58.900 e vem com freios ABS, faróis de neblina e câmera de ré com display no retrovisor central. A versão U.113 custa R$ 60.900, ela vem com rodas 18 polegadas. Com câmbio automático a opção U.164 custa R$ 63.900 e a U.163 R$ 65.900 com o interior de couro.

No ano do lançamento, a Kia comercializou um total de 2009 unidades do Soul. Em 2010, os dados de emplacamentosOLP_6413 divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostraram que o desempenho foi ainda melhor, pois totalizou 8.664unidades emplacadas. Segundo os importadores oficiais da fabricante coreana no país, o carro só não vendeu mais, porque as condições de importação não permitiram. Isso pode ser facilmente constatado ao analisar o desempenho do modelo entre os meses de janeiro a março deste ano, pois entraram nas ruas 4.084 unidades do Soul.
Com motor Flex, a expectativa é de que chegue a 18.000 unidades vendidas no Brasil.

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *