Utilitário esportivo grande da Chevrolet recebe novo visual, a engenharia trabalhou suspensões, direção, incluiu componentes mais leves para melhorar a dirigibilidade
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Ribeirão Preto (SP), a Chevrolet mostrou para a imprensa especializada brasileira, dia 06/05, o utilitário esportivo (SUV) grande Trailblazer.
Segundo a fabricante, o modelo recebeu mais de 50 modificações. No exterior o visual ficou semelhante ao da picape S10, os faróis são grandes, receberam luz de condução diurna em LED (DRL).
A grade foi alongada até os faróis, o capô recebeu uma cavidade, as rodas e para-choque foram redesenhados.
O interior recebeu novo acabamento e equipamentos como o OnStar, MyLink de segunda geração, com Android Auto e Apple CarPlay para conectividade do smartphone e tablet, alertas de colisão, de saída de faixa e de ponto cego nos retrovisores, câmera de ré com alerta de movimentação traseira, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sistema de partida do motor por controle remoto.
Pra transportar 7 ocupantes é oferecida com duas opções de motorização, o 2.8 turbodiesel que entrega 200 cavalos de potência e 51 kgfm de torque, e o propulsor 3.6 V6 de injeção direta (SIDI- Spark Ignition Direct Injection) com 279 cv e 35,7 kgfm de torque. A transmissão é automática de 6 velocidades, a direção com assistência elétrica e os freios a disco nas quatro rodas.
Impressões ao dirigir
Entre as modificações feitas no utilitário esportivo, a Chevrolet recalibrou as suspensões, reduziu componentes do sistema de freios, incluiu um novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica. Além dos pneus verdes e utilização de matérias mais leves, fizeram o Trailblazer diesel ganhar em estabilidade.
A suspensão dianteira é independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados. Na traseira 5-Link, molas helicoidais, barra estabilizadora e o mesmo tipo de amortecedores da dianteira.
A versão anterior não passava segurança ao motorista quando entra em uma curva mais severa. Já a opção 2017 está na mão. Desenvolve velocidade rapidamente, sem trancos nas mudanças de marchas e silenciosa no interior.
Os instrumentos do painel são fáceis de visualizar e os comandos no volante intuitivos, sem dificuldades para utilizá-los.
Ao enfrentar as curvas está bem estável, quase semelhante a um carro de passeio. O utilitário esportivo ganhou qualidade e teve o preço reduzido, o que o deixou mais competitivo perante os concorrentes.
Comercializado na opção LTZ com transmissão automática e tração 4×4, o Trailblazer motor 3.6 V6 gasolina tem preço sugerido de R$ 159.990 e R$ 189.990 Turbodiesel.
Traz de série, sensor crepuscular e de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, vidros elétricos, equipamento de áudio premium, lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos, controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS), assistentes de partida em rampas e de descida, air bags frontais, laterais e de cortina e isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Apesar da queda em vendas pela qual passa o mercado, a Chevrolet espera crescer a sua participação no segmento.