Picape média da Chevrolet recebe atualização visual, componentes feitos em matérias mais leves, acertos de suspensões, ela está com melhor dirigibilidade
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 05/05, a Chevrolet reuniu a imprensa brasileira especializada, em Ribeirão Preto (SP) e lançou a picape média S10 linha 2017. No visual, a maior parte das mudanças aconteceram na dianteira.
O capô recebeu uma cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, eles foram redesenhados, dependendo da versão, há opções com uma guia de luz em LED (DRL). A grade central é cortada por uma barra onde foi colocado o símbolo em formato de gravata dourada. O para-choque agora tem apêndices aerodinâmicos nas extremidades, eles emolduram as luzes auxiliares, no meio uma grade mais fina, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.
Não modificaram o desenho das laterais. O vinco começa na metade do para-lama, passa pelas maçanetas e termina na lanterna traseira. Os retrovisores são com repetidores de pisca e as rodas de alumínio foram desenvolvidas para a linha 2017. São de aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 na LTZ (luxo) e linha High Country.
A parte traseira, na tampa da caçamba, pode vir com uma câmera de ré embutida na maçaneta.
O interior recebeu novos materiais, mais refinados e sensíveis ao toque, os painéis de instrumentos e de portas foram remodelados para melhor ergonomia e acomodar a mais itens de série. Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes revestimentos dos bancos.
No quadro de instrumentos, computador de bordo com informações como velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, como a vida útil do óleo. Função ECO, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus e alerta quando algum deles sai da especificação mínima recomendada pelo fabricante.
O multimídia MyLink é de segunda geração com GPS, tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay, que permite espelhar o smartphone ou tablet com a opção de comandos de voz.
Incorporou tecnologia dos carros de passeio como o alerta de saída da faixa, alerta de colisão frontal, comfort closing (abre o vidro dianteiro para evitar pressão interna e facilitar o fechamento das portas), acionamento remoto da ignição e o OnStar que auxilia o motorista através da central de atendimento.
São duas opções de motorização, o 2.8 Turbo Diesel com 200 cv a 3.600 rpm e 44,9 kgfm (manual)/ 51,0 kgfm (automático) a 2.000 rpm e 2.5 SIDI Flex de 206 cv (E)/ 197 cv (G) a 6.000 rpm e 27,3 kgfm (E)/ 26,3 kgfm (G) a 4.400 rpm de torque.
São dois modelos de transmissão, manual e automática, ambas de 6 velocidades, e dois tipos de tração (4×2 e 4×4 com reduzida). A direção passa a ter auxilio elétrico.
Impressões ao dirigir
No teste drive promovido pela Chevrolet na região de Ribeirão Preto, foi possível sentir a evolução nas condições de dirigibilidade da picape média com motor diesel versão High Country.
A começar pela cabine, o modelo é confortável, fácil de encontrar uma boa posição para dirigir. O visual é agradável, volante de boa empunhadura e as manobras mais suaves, graças a direção elétrica.
O propulsor diesel é potente e forte, por causa do peso, o arranque é lento, mas desenvolve velocidade rapidamente. Bom também o ajuste da suspensão, enfrenta buracos, valetas sem aqueles pulos característicos dos veículos pesados.
Na rodovia é muito silenciosa, não parece tratar-se de um motor diesel. E no 4×4 passa por terreno com lama sem esforço.
A S10 evoluiu em condições de dirigibilidade, isolamento acústico e acertos de suspensões.
Preços e versões Chevrolet S10 2017
LT Cabine Dupla 2.5 Flex câmbio manual R$ 97.890 (4×2)/ R$ 106.590 (4 x4)
Traz de série: freios ABS com EBD, faróis de neblina, desembaçador do vidro traseiro, roda de alumínio 16 polegadas, capota marítima, ar-condicionado, controlador de velocidade ajuste de altura do volante, vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro e MyLink2 com tela de 7 polegadas.
LTZ Cabine Dupla 2.5 Flex, câmbio manual R$ 113.690 (4×2 )/ R$ 120.790 (4×4)
Itens de série: Inclui os itens da LT e ainda, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes de neblina, sensores crepuscular e de chuva, alerta de saída de faixa e de colisão, rack no teto, roda de alumínio 18 polegadas, painel com acabamento soft touch, ar-condicionado automático, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento frontal, retrovisores externos com rebatimento elétrico, luzes de condução diurna (DRL) em LED, MyLink2 com tela de 8 polegadas e GPS integrado e sistema OnStar.
LS Cabine Simples 2.8 Diesel câmbio manual R$ 105.590 (4×2)
Itens de série: rodas de aço 16 polegadas, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, comfort closing, sistema de só com Bluetooth e conexão USB, sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
LT Cabine Dupla 2.8 Diesel câmbio manual R$ 127.290 (4×2)/ R$ 139.290 (4×4)
Itens de série: Além dos da LS, tem a mais as luzes de neblina, desembaçador do vidro traseiro, roda de alumínio 16 polegadas, capota marítima, controlador de velocidade, ajuste de altura do volante, retrovisores com ajuste elétrico e lâmpadas repetidoras, sensor de estacionamento traseiro, MyLink2 com tela de 7 polegadas.
LTZ Cabine Dupla 2.8 Diesel câmbio automático R$ 150.190 (4×4)
Itens de série: Inclui os da LT, com a transmissão automática, controle eletrônico de estabilidade, acionamento remoto da ignição, assistente de partida em rampa, sensor crepuscular e de chuva, alerta de saída de faixa, alerta de colisão, rack no teto, roda de alumínio de 18 polegadas, painel com acabamento soft touch, ar-condicionado automático, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento frontal, retrovisores externos com rebatimento elétrico, luzes de condução diurna (DRL) em LED, MyLink2 com tela de 8 polegadas, GPS integrado e sistema OnStar.
High Country Cabine Dupla 2.8 Diesel câmbio automático R$ 167.490 (4×4)
Itens de série: Além dos incluídos na LTZ vem com o rack no teto de barras transversais, santo antônio exclusivo da versão, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância e inclinação, bancos com acabamento em material premium perfurado, roda de alumínio de 18 polegadas com desenho exclusivo.