Carro médio recebe novo visual, mais equipamentos, recalibragem nas suspensões e direção elétrica para melhorar a dirigibilidade e oferecer mais conforto
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Gramado (RS), a Ford mostrou para a imprensa especializada brasileira o Focus Fastback, dia 29/07.
Na dianteira ele recebeu a grande grade frontal poligonal, faróis embutidos nos para-lamas e faróis de neblina embutidos no para-choque.
Tem comprimento de 4.538 mm, a distância entre os eixos é de 2.648 mm e largura de 2.010 mm. O porta-malas tem capacidade de 421 litros e o tanque recebe até 55 litros de combustível.
Por dentro, o painel é moldado em espuma injetada, acabamento em material macio, mais sensível ao toque, no centro a tela do sistema de conectividade SYNC (de 8 ou 4,2 polegadas). A cabine em estilo cockpit, volante revestido em couro com comandos de áudio, sistema de conectividade e câmbio.
É equipado com motor Direct Flex 2.0 de injeção direta, sua potência é de 175 cv (G)/ 178 cv (E) a 6.500 rpm e torque de 21,5 kgfm (G)/ 22,54 kgfm (E) a 4.500 rpm.
Completa o trem de força a transmissão automática de dupla embreagem e 6 velocidades. Também incluíram um dispositivo que desliga o carro se ele permanecer em marcha lenta por 30 minutos.
A suspensão dianteira é do tipo independente McPherson e a traseira independente Multilink, com barra estabilizadora. Para aumentar a economia de combustível, foram introduzidos um novo sistema de monitoramento da bateria que otimiza o uso do alternador, dependendo da demanda solicitada, além de um novo compressor de geometria variável para o ar-condicionado.
Impressões
O Ford Focus Fastback chama a atenção, a começar pelo visual, ficou bem mais esportivo. No interior, o painel de instrumentos não sofreu alterações. São várias as informações disponíveis no computador de bordo, inclusive a opção de velocímetro digital. Todas comandadas por botões colocados no volante.
Eu dirigi o novo Focus Fast back versão Titanium, na região de Gramado e Canela (RS). O trecho alternou situações urbanas e na rodovia com média de 80 km/h. A engenharia da marca trabalhou para melhorar a dirigibilidade do carro e conseguiu fazer um bom trabalho. Ele responde bem nas arrancadas e retomadas, a direção elétrica é precisa. Por ser um câmbio de dupla embreagem, não dá trancos nas mudanças.
O propulsor com injeção direta é silencioso, o isolamento acústico do carro corresponde com o que se espera de um veículo deste porte. As suspensões estão bem acertadas, enfrentam as curvas de maneira firme e as valetas e lombadas com bastante conforto.
A Ford colocou tecnologia no seu sedã médio, mudou o visual e manteve os preços da geração anterior. A expectativa é de oferecer mais que os concorrentes deste segmento com preços semelhantes. Eles garantem revisões grátis até 30 mil quilômetros e dá o desconto para quem tem o carro 2013/ 2014 comprar o 2015, se optar por ela, não tem a revisão grátis.
A versão de entrada do novo Focus Fastback é a 2.0 SE AT, que custa R$ 77.900. Vem de série com rodas de liga leve 17”, duplo airbag, sistema Advance Trac (controle de estabilidade, tração e curvas, assistente de partida em rampa, assistente preventivo antiderrapagem, monitoramento de pressão dos pneus e assistência de frenagem de emergência), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva, chave programável MyKey e sistema de conectividade SYNC com AppLink e Assistência de Emergência.
A SE Plus AT, custa R$ 79.900, tem a mais quatro airbags bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, “Paddle Shift”, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado de dupla zona.
A versão Titanium, preço de R$ 87.900, oferece, 6 airbags, chave com sensor de presença e botão de partida, sistema de conectividade SYNC MyFord Touch com tela sensível ao toque de 8”, tela multifuncional colorida de 4,2” no painel de instrumentos, sistema de navegação e Premium Sound Sony com 9 alto-falantes.
A opção topo de linha Titanium Plus custa R$ 96.900 e vem com o assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos, sistema de estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares, sensor de estacionamento dianteiro, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar.