Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Campos do Jordão (SP), dia 21/07, a Ford mostrou para a imprensa especializada o crossover Edge 2017.
Ele é importado do Canadá, integra a linha Premium da marca. As primeiras unidades chegaram ao país em 2008.
Dois anos depois, recebeu restilação e em 2014 passaram a oferecer a versão com tração 4X2.
O Edge 2017 chega com nova estratégia de mercado, só é comercializado na opção topo de linha Titanium de tração integral.
Esta geração do Edge recebeu visual alinhado com a nova identidade visual da marca. A grade dianteira trapezoidal é nova.
As laterais receberam linhas que reforçam a dinâmica do modelo com efeitos de luz e sombras, as rodas de liga leve com 20 polegadas diamantadas foram incluídas para acentuar o porte.
A traseira tem aerofólio integrado no teto e lanternas de LED unidas por uma linha horizontal.
Ao comparar com o modelo da geração anterior, constata-se que ele cresceu. São 100 mm no comprimento (4.782 mm), 30 mm na distância entre os eixos (2.850 mm) e 40 mm na altura (1.744 mm).
Ampliaram o espaço dos passageiros no banco traseiro e do porta-malas para 1.110 litros, graças a nova plataforma.
A tração integral é de série, sistema AWD (All-Wheel Drive), o qual é ativado automaticamente quando necessário. É calibrada para oferecer desempenho superior em curvas, com menor intervenção do controle eletrônico de estabilidade.
A direção eletro assistida com assistência dinâmica, uma tecnologia desenvolvida pela Ford que adapta o esforço de acordo com a condição de rodagem.
É mais leve, reduzi a necessidade de esterçamento em manobras e aumenta o controle em alta velocidade. O sistema funciona com um motor elétrico que só entra em operação quando necessário, o que economiza energia e consequentemente combustível.
É equipado com motor movido a gasolina 3.5L V6 TiVCT. Utiliza comando duplo e variável de válvulas, o qual entrega 284 cv de potência e 34,6 kgfm de torque a 4.000 rpm.
Completa o trem de força, a transmissão automática de 6 velocidades (SelectShift). Os engenheiros retrabalharam as relações de trocas das marchas, deixaram os engates mais suaves e incluíram a opção de trocas no volante (Paddle Shift).
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais. Na traseira utiliza sistema independente, tipo Control Link e barra estabilizadora. Os freios são a discos ventilados nas quatro rodas.
Entre os equipamentos de segurança ele traz, conjunto de 8 airbags, cintos traseiros laterais infláveis, câmera frontal com visão 180°, câmera de ré, controlador de velocidade (piloto automático) adaptativo com alerta de colisão, sistema de permanência em faixa, monitoramento de ponto cego e chave de segurança MyKey.
Vem ainda com o sistema de alerta pós-acidente, Isofix para cadeiras infantis, cintos de segurança com pré-tensionadores, monitoramento de pressão dos pneus e teclado para abertura da porta do motorista.
Os bancos dianteiros são aquecidos e refrigerados e os traseiros aquecidos, contam ainda com rebatimento automático (chamado EasyFold) para configuração do espaço interno.
A abertura e fechamento da tampa do porta-malas, pode ser acionada quando se passa o pé sob o para-choque traseiro.
O sistema de estacionamento automático é de segunda geração. Ele manobra em vagas paralelas ou perpendiculares, são 12 sensores que monitoram 360° em torno do veículo. A cabine também ficou mais silenciosa com vidros acústicos e outros reforços para isolar ruídos.
No interior, sistema de conectividade SYNC com tela de 8 polegadas, ele inclui comandos de voz para áudio, telefone, ar-condicionado e navegador, Bluetooth, entradas USB.
O som premium da Sony tem 12 alto-falantes e Assistência de Emergência, que faz uma ligação automática ao socorro médico (SAMU) em caso de acidente por meio de um celular pareado.
No painel, duas telas de 4,2 polegadas permitem configurar as informações do veículo.
Com preço sugerido de por R$ 229.900 o Edge tem freio de estacionamento elétrico, ajuste elétrico da direção com memória em três posições, ar-condicionado automático e digital com controle individual de temperatura para motorista e passageiro e saída para os bancos traseiros.
Os faróis acendem automaticamente, farol alto automático, chave com sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, bancos dianteiros com ajuste elétrico, sensor de chuva e alarme antifurto perimétrico.
O teto solar panorâmico e DVD nos encostos traseiros são opcionais, com eles chega a R$ 239.900.
A Ford preparou pacotes de manutenção os quais incluem três revisões, a cada 12 meses ou 10.000 km, somam o total de R$864.