Modelo traz equipamentos de última geração, câmbio automático de 6 velocidades com inteligência artificial e motor que alterna ciclo Otto-Atkinson
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Campinas (SP), a Lexus, divisão de carros de luxo da Toyota, mostrou para a imprensa especializada brasileira o NX 200t. O veículo utilitário esportivo compacto (SUV) é o primeiro da marca comercializado no Brasil.
Com preço sugerido de R$ 216.300, o design é inspirado no diamante. A frente lembra uma ponta, o conjunto ótico todo em LED é embutido nos para-lamas, as laterais usam vincos acima das maçanetas, o para-lama traseiro é ressaltado e uma linha desce para a parte inferior.
A traseira tem as lanternas que invadem a tampa e vincos acentuados. Todo o veículo parece esculpido em uma só peça moldado em solda a laser, com utilização de aço e alumínio de alta resistência.
São 10 air bags (dois frontais, quatro laterais, dois de cortina e dois para proteção dos joelhos, estes para motorista e passageiro do banco dianteiro). Freios ABS dianteiros e traseiros, com distribuição eletrônica de frenagem e assistência, controle eletrônico de tração e estabilidade, luz de frenagem emergencial, câmera de ré, sensor de chuva, lavadores e regulagem de altura dos faróis, cintos de segurança de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força para todos os ocupantes e sistema de ancoragem ISOFIX para cadeirinhas de criança, alerta de partida, monitor de ponto cego, farol de neblina traseiro e lanternas frontais estendidas.
Equipado com motor 2.0L turbo, usa injeção direta e o inédito controle das válvulas no ciclo Otto-Atkinson. Segundo a Lexus, o tempo de abertura reduzido das válvulas melhora o desempenho do modelo, diminui a emissão de poluentes e garante a eficiência de consumo de combustível. Entrega potência máxima de 238 cv a 5.600 rpm e e torque de 35,7 kgfm plano, entre 1.650 rpm e 4.000 rpm, combinando cilindro refrigerado à água e cabeçote integrado ao coletor de escape. A transmissão é automática de 6 velocidades, dotada de inteligência artificial e a tração é integral.
O NX 200t com pacote F-Sport custa R$ 236.900, o desenho das rodas de 18 polegadas em alumínio é exclusivo, tem retrovisores externos na cor preta e grade dianteira do tipo Spindle em forma de colmeia (Mesh).
Portas e painel central com acabamento em aço escovado, bancos e interior que mixam padrão couro nas cores vermelho e preto. No painel foram adicionados ornamentações, costuras e perfurações exclusivas, bancos esportivos, pedais de alumínio, emblema e perfurações no volante e câmbio, sistema de suspensão adaptativo variável (AVS).
Painel multi-informativo com display Head-up, teto solar panorâmico, medidores de aceleração da força G e da pressão do turbo e o modo de condução Sport+, com a calibragem da suspensão enrijecida.
A expectativa da Lexus é de comercializar em média 30 unidades por mês e não irá homologar fornecedores nacionais para peças de reposição.