Ford lança New Fiesta com propulsor 3 cilindros Ecoboost. Entre as soluções tecnológicas utiliza injeção direta, comando variável e correia embebida em óleo
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 28/06, em Campinas (SP), a Ford mostrou para a imprensa especializada o New Fiesta 1.0 EcoBoost. Seu propulsor movido a gasolina é de 3 cilindros com turbocompressor, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas.
Conta também com bomba variável de óleo, correia banhada em óleo, coletor integrado ao cabeçote, sistema duplo de aquecimento e arrefecimento e sistema de resfriamento dos pistões por jato de óleo.
O turbo utiliza solenoide, em vez de válvula wastegate, o que elimina o conhecido efeito turbolag, ou seja, a demora na resposta de potência quando se pisa no acelerador.
Já o duplo comando de válvulas permite a otimização da combustão em diferentes regimes de trabalho. A injeção em alta pressão, com eletroinjetores, coloca o combustível na quantidade e no ponto ideal para a queima nos cilindros.
A Ford divulga que o carro consome 12,2 km/litro na cidade e 15,3 km/litro na rodovia com gasolina. Recebeu nota A e Selo Conpet do Inmetro, órgão que classifica os motores quanto à eficiência energética no País. Em baixa rotação, o propulsor entrega perto da força máxima, ou seja, 90% disponível a 1.500 rpm.
Em dimensões, o New Fiesta Ecoboost manteve a carroceria do irmão com motor aspirado. Tem comprimento de 3.969 mm, largura de 1.978 mm, para uma distância entre os eixos de 2.489 mm. No porta-malas a capacidade é de 281 litros.
Impressões ao dirigir
O teste drive promovido pela Ford para mostrar o New Fiesta Ecoboost aconteceu entre as cidades de Campinas e Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, o trecho total é de 73 km.
Em termos de espaço interno o carro é o mesmo, ou seja, oferece condições de conforto para o motorista e passageiro. No banco de trás, vai depender da estatura do ocupante. Painel com fácil visualização, comandos no volante intuitivos.
Ao sair da inércia o arranque é muito bom, a impressão de que o motor não é 1.0. Na rodovia, o desempenho é exemplar. Desenvolve velocidade de maneira rápida, sem forçar o pé direito. O câmbio acompanha a evolução da velocidade, sem trancos ou desconforto.
É bom nas retomadas, freia com segurança e não assusta quando enfrenta curvas mais acentuadas.
O New Fiesta Ecoboost está muito bem acertado.
Versões e preço sugerido
Com a chegada do modelo com propulsor Ecoboost 1.0L turbo, a Ford reposicionou as versões. O New Fiesta SE, com motor 1.6 Sigma e transmissão manual de 5 velocidades, traz itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, alarme volumétrico, som MyConnection geração 3 e computador de bordo, por R$51.990.
A opção SEL, motor 1.6 Sigma, tem a mais o controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência, ar-condicionado digital, vidros elétricos dianteiros e traseiros com fechamento global e chave de segurança MyKey. Sai por R$58.790 (transmissão manual)/ R$64.990 (transmissão automática).
Com o motor 1.0 EcoBoost o New Fiesta é comercializado na versão Titanium de transmissão automática com dupla embreagem e 6 velocidades, o preço sugerido é de R$71.990. Traz 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), sistema de partida sem chave Ford Power, chave com sensor de presença, bancos de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, piloto automático e ar-condicionado digital. Tem ainda sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink para acesso a aplicativos de smartphones e Assistência de Emergência.
Também é disponível com motor 1.6, os mesmos equipamentos do Fiesta EcoBoost e sai por R$70.690.
A Ford não disponibiliza mais o New Fiesta com o motor 1.5L para comercialização no varejo, ele está direcionado para as vendas corporativas.