Picape média da Ford recebe novo desenho, painel de instrumentos, coxins dos motores, o motor Flex não tem mais o tanquinho de partida a frio
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Em Puerto Iguazu, Argentina, dia 08/04, a Ford reuniu a imprensa especializada brasileira, argentina, chilena e mexicana e lançou a picape média Nova Ranger.
A fabricante imprimiu novo desenho na dianteira, a grade cresceu, o conjunto ótico é novo, o capô ganhou vincos, para deixar o visual robusto e esportivo.
No interior os materiais de acabamento foram aprimorados, isso melhorou o isolamento acústico e deixou o ambiente mais requintado.
Entre os equipamentos ela passa a ter controlador de velocidade adaptativo, alerta de colisão, farol alto automático e sistema de permanência em faixa, sistema auxiliar de estacionamento com câmera de ré e sensor de monitoramento de pressão dos pneus. A linha também vem de série com sistema de conectividade SYNC.
Há três tipos de motorização, o Duratorq 3.2 TDCi, de 5 cilindros com 200 cv de potência e 47,93 kgfm de torque, Duratorq 2.2 TDCi no qual a potência aumentou para 160 cv e o torque para 39,26 kgfm. E o Duratec 2.5 Flex, de 173 cv (E)/168 cv (G), ele recebeu sistema eletrônico de partida Ford Easy Start, que dispensa o tanquinho auxiliar de gasolina. O propulsor 3.2L e o 2.2L tem bicos injetores piezoelétricos, novos turbocompressores, novo desenho de válvulas e sensor de temperatura de gases de exaustão, além dos novos coxins hidráulicos. A transmissão automática de seis velocidades da versão diesel também apresenta modificações no conversor de torque e no sistema eletrônico de controle. E a direção recebeu assistência elétrica.
A Ford acredita no produto e passa a oferecer 5 anos de garantia para a Nova Ranger.
Versões e conteúdos
A versão XLS, traz de série a direção elétrica, vidros, retrovisores e travas elétricas, ar-condicionado, rodas de liga leve de 17 polegadas com pneus 265/65 R17 (All Season na flex e All Terrain na diesel), faróis de neblina, computador de bordo, piloto automático e chave canivete com controle remoto.
Banco do motorista com ajuste de altura e lombar, volante com ajuste de altura, apoios de cabeça com regulagem de altura, console central, descansa-braço e porta-objetos, porta-óculos, porta-objetos sob o banco traseiro e três pontos de força 12 V. Ainda, ganchos de reboque dianteiro e traseiro, ganchos internos e iluminação na caçamba, aviso de faróis acesos, aviso do nível do tanque do lavador do para-brisa e capô com amortecedores.
São 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes com aviso sonoro e luminoso de uso para o motorista e passageiro, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, sistema Isofix para cadeiras infantis, limitador de velocidade, desembaçador do vidro traseiro e travamento automático das portas, Advance Trac (controle eletrônico de estabilidade, tração, assistente de partida em rampa, controle eletrônico anticapotamento, controle adaptativo de carga, assistência de frenagem de emergência e luz de emergência em frenagens bruscas). A versão diesel tem também controle automático de descida, diferencial traseiro blocante, protetor de cárter e do tanque de combustível. Sistema PATS de codificação eletrônica da chave, alarme volumétrico e tampa da caçamba com chave. Sistema de conectividade SYNC, com tela colorida de 4,2 polegadas no painel, CD/MP3-player, entrada USB/iPod, Bluetooth, comandos de voz para áudio e telefone, comandos de áudio no volante, AppLink e Assistência de Emergência. Quatro alto-falantes e dois tweeters.
A XLT tem estribos laterais, santantônio tubular, grade do radiador, grade do para-lama, faróis, capas dos retrovisores, maçanetas e para-choque traseiro cromados. Ar-condicionado automático e digital com controle individual para o motorista e passageiro, bancos e volante revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, monitoramento de pressão dos pneus e chave programável MyKey. SYNC com tela touch-screen de 8 polegadas, navegação, câmera de ré, duas entradas USB, leitor de cartão de memória, comandos de voz para áudio, telefone, navegação e climatização. No painel de instrumentos traz duas telas de 4 polegadas configuráveis por comandos no volante. Console central com compartimento climatizado, descansa-braço central integrado ao banco traseiro, faróis com ajuste de altura, retrovisores com piscas e rebatimento elétrico, faróis com projetores e abertura e fechamento global das portas e vidros.
A topo de linha Limited com motor diesel traz ainda, o controlador de velocidade automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de permanência em faixa, acendimento automático dos faróis, farol alto automático e sistema de personalização da luz ambiente em 7 cores.
No exterior, vem com santantônio exclusivo na cor do veículo, rodas aro 18 com pneus 265/60 R18 All Season, bagageiro de teto, protetor de caçamba e capota marítima.
Oferece ainda outros itens de conveniência e segurança: ajuste elétrico do banco do motorista em oito posições, espelho retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores elétricos com piscas, rebatimento e luz de aproximação, sensor de chuva, sensor de estacionamento dianteiro e luz de rodagem diurna.
Impressões ao dirigir
O teste drive promovido pela Ford na região de Puerto Iguazu, contemplou trecho off Road, e a picape saiu-se bem. Comando de tração fácil de entender, as mudanças são feitas em um botão, o qual cumpre bem a necessidade de enfrentar terra e lama.
No asfalto, suavidade, suspensões bem calibradas deixaram a Nova Ranger com bom desempenho.
O isolamento acústico melhorou, o barulho do propulsor é quase que imperceptível e o interior confortável.
Painel de fácil visualização, comandos intuitivos deixaram a Nova Ranger sofisticada, a picape está muito próxima de um modelo luxo de passeio.
Confira os preços sugeridos das versões Ranger 2017 que chega as revendas em maio:
Ranger 2.5L Flex XLS 4×2 manual: R$ 99.500
Ranger 2.5L Flex XLT 4×2 manual: R$ 109.500
Ranger 2.5L Flex Limited 4×2 manual: R$ 118.500
Ranger 2.2L Diesel XLS 4×4 manual: R$ 129.900
Ranger 2.2L Diesel XLS 4×4 automática: R$ 142.900
Ranger 3.2L Diesel XLT 4×4 automática: R$ 166.900
Ranger 3.2L Diesel Limited 4×4 automática: R$ 179.900
*Viagem a convite da Ford Motor Company