A Audi do Brasil inicia as vendas do novo Q3 com motor 2.0 TFSI. O veículo já está disponível para pronta entrega nas concessionárias com duas opções de carroceria, ou seja, SUV e Sportback, por enquanto, importado da Hungria.
A partir do segundo semestre, a produção do modelo será realizada na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Ele será o primeiro da montadora fabricado no Brasil com a tração quattro e o câmbio tiptronic de 8 marchas.
O novo Audi Q3 Sportback tem o motor EA888 2.0 TSFI movido a gasolina, com quatro cilindros, injeção direta e turbocompressor. Sua potência é de 231cavalos e 34.6 kgfm de torque. O câmbio é novo tiptronic de 8 velocidades. Segundo divulgado pela Audi, o Q3 Sportback acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e a velocidade máxima é de 240 km/h.
Na dianteira, o Audi Q3 Sportback traz a grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black. As amplas entradas de ar trapezoidais são conectadas por uma lâmina horizontal no para-choques. Os faróis são full-LED, com desenho plano e retilíneo, integra as luzes diurnas dinâmicas.
Na lateral, o teto é caído, os vincos estão na parte inferior das portas. Já na traseira o para-choques é esportivo, a janela ladeada por molduras pretas e lanternas tridimensionais.
No interior o novo Audi Q3 traz materiais nobres e com alto nível de isolamento acústico. O painel de instrumentos é dividido em duas partes: superior, que acomoda as saídas de ar-condicionado, e inferior, que integra os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e demais operações do veículo. A ergonomia é reforçada pelo painel central inclinado em 10 graus ao motorista.
A central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, confunde-se com o painel de vidro em preto brilhante. Enquanto que o Audi Virtual Cockpit é composto por uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 10,25 polegadas e mostra as informações mais importantes do veículo através de imagens e gráficos em alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.
Os assentos dianteiros são esportivos com ajustes elétricos e posição levemente elevada. Os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e possuem inclinação ajustável em até 7 estágios. Os passageiros contam com duas portas USB, descansa braço central com dois porta-copos e assentos corrediços (até 130 milímetros) de série. O porta-malas acomoda 530 litros e pode ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebatidos.
O Audi Q3 Sportback tem direção elétrica progressiva, suspensão esportiva e tração nas quatro rodas. A suspensão recebeu ajustes das molas e amortecedores para o mercado brasileiro, com o aumento de 18,5 mm na altura da suspensão dianteira e 13,5 mm na suspensão traseira. É possível selecionar diferentes modos dinâmicos, são 6 modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road. Neste último modo, o controle de estabilidade eletrônico altera o sistema de controle de tração para o modo Off-Road, ativa outras funções como o sistema de assistência em declives, que mantém constante a velocidade especificada pelo motorista (até 30 km/h) em descidas e aplica o freio automaticamente. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) pode ser desativado completamente pelo motorista.
O novo Audi Q3 é completo ainda traz ar-condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, diferentes modos de condução e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função hands-free.
O preço do Audi Q3 Sportback é a partir de R$ 315.990, ela está disponível em duas versões: Performance quattro e Performance Black quatro.
Por: Redação-AutoAgora.com.br
Leia também: Avaliação: Audi A3 Sedan 2.0 Performance Black TFSI S tronic 2022