Lançamento: Caminhão elétrico XCMG

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Lançamento: Caminhão elétrico XCMG

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG/ Foto: Divulgação

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG

Com autonomia de 150 km e pack de baterias que pode ser trocado o E7-49T é um cavalo mecânico com PBT de 49 toneladas

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG/ Foto: Divulgação

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

A fabricante chinesa XCMG está no mercado brasileiro desde 2004. Em 2014, ela inaugurou a fábrica de máquinas pesadas, localizada em Pouso Alegre (MG). E agora ela lança o cavalo mecânico XCMG E7-49T com propulsão totalmente elétrica. Ele possui PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 49.000 kg.

Para movimentar o bruto, o powertrain do E7-49T tem um motor elétrico síncrono de imã permanentes, o qual entrega potência equivalente a 482 cv e um torque máximo de 2.000 Nm (204,1 kgfm), auxiliado por uma transmissão automatizada (AMT) de 4 marchas. Essa transmissão diferencia o caminhão elétrico dos automóveis de passeio pois, embora o torque seja linear e, em teoria, o motor elétrico não precise de câmbio, as reduções executadas pelas engrenagens ajudam a poupar energia elétrica nas arrancadas. Isso porque o motorista pode guiar o E7-49T da XCMG na função “Drive” ou, se preferir, trocar as marchas, através de uma alavanca seletora no console central, idêntico ao que ele já está acostumado em caminhões com motores movidos a diesel.

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG E7-49T

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG E7-49T , com motor e transmissão central

Caminhão elétrico XCMG E7-49T com motor central  

A montagem do motor e da transmissão é do XCMG E7-49T é central e o powertrain utiliza eixo cardã para transmitir a tração aos dois eixos traseiros. Embora a adoção da propulsão elétrica permita soluções diferentes, como, por exemplo, a adoção do motor diretamente no eixo, os engenheiros da XCMG optaram por criar uma estrutura mecânica de eixos e suspensões com tecnologias e soluções comuns ao mercado, isso foi feito para facilitar a eventual necessidade de manutenção.

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG Interior

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG, cabine ampla e painel digital

Baterias do caminhão elétrico XCMG E7-49T podem ser trocadas  

As baterias são constituídas por ferro fosfato de lítio, ele possui um total de 282 kWh, sua autonomia é de 150 km. O modelo apresenta um sistema de bateria que permite duas diferentes opções de recarregamento. A primeira opção, já utilizada na maioria dos veículos elétricos, ocorre através dos sistemas de carregadores DC (corrente contínua), que, dependendo da potência e da infraestrutura disponível, pode completar a recarga em pouco mais de uma hora.

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG Pack de baterias

O pack de baterias pode ser substituído/ Foto: Divulgação

No entanto, a segunda opção é bastante criativa. Adotando tecnologia “swapping”, constitui-se de um pack de baterias substituíveis. No E7-49T, as células da bateria estão concentradas em um conjunto único, instalado atrás da cabine. A “caixa” permite sua troca rápida através de um sistema automatizado, que pode ser efetuado em pouco mais de seis minutos. Com o auxílio de uma empilhadeira simples, o frotista desconecta o pack do caminhão, retira o conjunto completo e instala outro, carregado, com facilidade.

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG

Lançamento: Caminhão elétrico XCMG/ Foto: Divulgação

Preço caminhão elétrico XCMG E7-49T

Para finalizar, o preço do XCMG E7-49T é de R$ 1.300.000, o  novo caminhão-trator 100% elétrico do mercado brasileiro traz sistemas ativos de segurança. Ele pode contar com alerta de colisão frontal, LDWS (Lane Departure Warning System), ou sistema de aviso de saída de faixa, AEBS (Advanced Emergency Braking System), espécie de sistema semiautomático que auxilia o sistema de frenagem em emergências e ESC (Electronic Stability Control), controle de estabilidade eletrônica capaz de controlar e distribuir a pressão nas diferentes rodas do veículo.

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