Por: Edison Ragassi/ Fotos: Fábio Gonzales
A CAOA CHERY lança o SUV Premium Tiggo 7 PRO. O modelo passou por modificações no visual, interior, motor, câmbio para atender um público exigente.
A frente recebeu uma grade dianteira grande, com desenhos tridimensionais os quais unem-se aos faróis Full LED. Nas extremidades do para-choque há luzes DRL (Daytime Running Light) na posição vertical e abaixo uma pequena grade completa o conjunto.
Na lateral, o SUV Tiggo 7 PRO tem área envidraçada grande, as molduras das janelas e colunas das portas trazem apliques pretos com frisos cromados. Três vincos marcam as linhas principais nas portas. As rodas são de liga leve 18 polegadas, com desenho exclusivo para esta versão.
E na traseira um aerofólio sai do teto, o vidro é inclinado com o limpador no centro. As lanternas bipartidas são integradas de uma ponta a outra. O para-choque traz refletores nas extremidades. Um friso cromado divide a parte superior da inferior na cor preta. São duas as saídas de escapamento para reforçar o visual esportivo.
Por se tratar de um modelo Premium, o Tiggo 7 PRO tem no interior luz ambiente em LED com 7 opções de cores, materiais sensível ao toque no painel de instrumentos e painel das portas. O volante é multifuncional com ajuste de altura e profundidade. O painel de instrumentos é totalmente digital com tela de 12,3 polegadas e o multimídia tem tela sensível ao toque de 10,25″ é compatível com Android Auto e Apple Carplay.
Além disso de série, possui câmera 360º de alta definição, o sistema conta com quatro câmeras de ângulo amplo que permitem uma imagem mais nítida para observar obstáculos. Em vagas de estacionamento estreitas, por exemplo, as câmeras trabalham em conjunto com o sensor de estacionamento e exibem no multimídia guias estáticas e dinâmicas durante as manobras. O console central é elevado, os comandos do ar-condicionado dual zone com saídas para os ocupantes do banco traseiro são do tipo sensível ao toque.
Traz ainda o carregador de celular wireless de carregamento rápido 15W, com função de alerta em caso de esquecimento do objeto dento do veículo, chave presencial com botão de partida, retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador. Os bancos com ajustes elétricos para motorista e passageiro são revestidos em material Premium e possuem encosto de cabeça para todos os cinco ocupantes.
O Tiggo 7 PRO cresceu, são 4,5 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,7m de altura, com distância entre-eixos de 2,67 m. O porta-malas também ganhou mais espaço e passa a ter capacidade para 475 litros. A abertura e fechamento do porta-malas é automática de série. O porta-malas também possui abertura por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura de acordo com a preferência do usuário.
O Tiggo 7 PRO traz o motor 1.6 Turbo GDI. Movido a gasolina, tem injeção direta de combustível, com quatro cilindros, duplo comando de válvulas, com duplo variador de fase (DVVT), tanto na admissão, quanto no escape, além de ser equipado com intercooler. Ele atua em conjunto com o câmbio DCT de 7 marchas. O câmbio wet dual clutch tem também alavanca tipo joystick e opção de trocas manuais. Ele entrega 187 cv de potência e 28 kgfm de torque máximo, disponível de 2.000 a 4.000 RPM. O Tiggo 7 PRO acelera de 0-100 km/h em 8,09 segundos. A engenharia brasileira também trabalhou os sistemas de suspensões independentes, McPherson na dianteira e multilink na traseira. São novas molas, amortecedores, desenho da suspensão.
Logo ao visualizar o SUV Tiggo 7 PRO nota-se que está em linha com as modernas tendências de design. Ao entrar a sensação é de estar em um veículo de luxo. O banco é confortável, os ajustes de volante, espelhos, estão na mão. Após ligar o motor percebe-se que tem um bom isolamento acústico, pois pouco dos ruídos externos invadem a cabine.
Ao acelerar para tirar o SUV da posição estacionária ele mostra um bom arranque, mesmo com o modo ECO acionado, ele também tem o modo Sport para uma condução mais esportiva. A configuração ECO é a mais indicada para o uso urbano, em velocidade baixa, no anda e para do trânsito.
Quando desenvolve velocidade, as trocas das marchas são suaves, mesmo quando o motorista exige do acelerador, não há trancos. Ao passar em valetas e lombadas, as suspensões cumprem bem sua finalidade de absorver os impactos. E na estrada desenvolve velocidade de maneira constante, sem ter que forçar o acelerador. É bem estável nas curvas e oferece boas acelerações e retomadas. O CAOA CHERY Tiggo 7 PRO está muito bem acertado e vai agradar quem procura um SUV requintado, espaçoso e com desempenho de modelo esportivo.
O preço de lançamento do CAOA CHERY Tiggo 7 PRO 2022 é de R$ 179.990, ele é comercializado só na versão PRO, sem opcionais. Entre os itens de série ele traz o teto solar panorâmico basculante de 1,13 m² com opção de abertura da parte frontal, Comando de Climatização à Distância (CCD), os freios são a disco nas quatro rodas com os sistemas ABS e EBD, a tecnologia EBA, que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência, BOS (smart pedal), que identifica uma situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo, BAS, sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS e ESS, sistema de alerta de frenagem de emergência.
Traz ainda freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, HDC (controle eletrônico de descida) e HHC (assistente de saída em aclives). O pacote de tecnologias é amplo, pois conta ainda com ATCT (alerta de trafego cruzado traseiro), RCW (alarme de colisão traseira), que alerta o motorista em um aviso sonoro quando há risco eminente de colisão traseira, DOW (advertência de abertura de portas), que avisa sobre o risco de colisão ao abrir as portas dianteiras e traseiras, detector de ponto cego (BSD) e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas, em manobras em até 40 Km/h.
O Tiggo 7 PRO estreia a cor Midnight Blue (metalizada) no portfólio da CAOA CHERY. Também estão disponíveis as cores Branco Perolizado, Preto Metálico, Prata Metálico e Cinza Metálico. A garantia é de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.
Leia também: Renovação da CNH depois da pandemia