Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A Jac Motors passa a comercializar no Brasil o city car elétrico e-JS1. O modelo compacto foi desenvolvido na China pela Jac Motors em parceria com o Grupo Volkswagen, pois a fabricante alemã adquiriu 50% da divisão de veículos elétricos da fabricante chinesa em novembro de 2020. Ele traz, por exemplo, soluções e detalhes de acabamento utilizados no VW up! elétrico europeu.
Com visual futurista, lembra os modelos que aparecem nos filmes de ficção cientifica, a carroceria tem o teto pintado com a cor diferente do restante da carroceria.
No interior, o painel é 100% digital, com multimídia, que aceita Android Auto e Apple Car Play, carregador de celular sem fio. Seguindo a linha externa, o painel também tem duas cores, igual da carroceria. Os bancos em tecido possuem frisos também na cor externa.
Em dimensões, o E-JS1 tem 3,65 m de comprimento, sua largura é de 1,67 m, para uma distância entre-eixos de 2,39 m e altura de 1,49 m e a capacidade do porta-malas é de 121 litros.
O motor elétrico do e-JS1 entrega potência de 62 cv e torque de 15,3 kgfm (150 Nm). Como o torque é imediato, o JAC E-JS1 acelera de 0 a 100km/h em 10,7s. A bateria do compacto JAC e-JS1tem a capacidade de 30,2 kWh de carga, o que proporciona autonomia de 300 km. Ele pesa 1.180 kg em ordem de marcha e a velocidade máxima é de 110 km/h.
Logo ao entrar no compacto JAC e-JS1percebe-se que se trata de um automóvel ‘descolado’, isso porque as combinações de cores são chamativas. Neste teste drive, utilizamos com a pintura de carroceria rosa e teto branco.
O volante multifuncional tem o ajuste de altura, já as regulagens dos bancos são mecânicas. São várias as informações mostradas no painel e multimídia, entre elas, a autonomia da bateria.
Para tirar o carro da posição estacionária, basta apertar o botão de partida, e colocar a alavanca que está ao lado do volante na posição D. Depois disso, basta pisar leve no acelerador. Como o JAC e-JS1 privilegia a autonomia, não espere aquele arranque excepcional, pois ele desenvolve velocidade de maneira progressiva. No trânsito é muito esperto, executa manobras de maneira rápida. O sistema de direção com auxilio elétrico está bem ajustado, o carro é fácil para estacionar, pois cabe em qualquer espaço.
Mas ao entrar na rodovia, pode acelerar até o fim do curso do pedal do acelerador. Ele vai até 110 km/h e não passa disso. Esta limitação foi colocada para privilegiar o uso urbano e preservar a autonomia da bateria.
A Jac Motors divulga em seu site que, o custo do consumo de energia elétrica do JAC e-JS1 é de R$ 5,34, no caso em São Paulo (SP), com tarifa média de R$ 0,534 /kWh. Por isso, vale ressaltar que na cidade há vários pontos de recarga localizados em supermercados, estacionamentos de shopping, hotéis, na sede da ABB, o espaço Volvo Lovers, entre outros, onde é possível carregar a bateria sem custo. E para quem adquirir um carro elétrico, o recomendado é instalar em casa o carregador wallbox. Além disso, o Jac e-JS1 tem o i-Pedal. Ao tirar o pé do acelerador, o motor elétrico passa a gerar energia e recarrega a bateria, o que pode elevar a autonomia do veículo em até 20%.
No entanto, o como o automóvel elétrico não tem câmbio, radiador, filtros de ar, óleo, combustível, velas, sistema de escapamento, correias, catalisador, peças que normalmente precisam ser repostas, o custo de manutenção é praticamente nulo. A bateria é formada por células, as quais podem ser substituídas individualmente, caso apresente falhas.
Os itens que irão gerar trocas de peças, preventiva ou corretiva são os amortecedores, molas, discos e pastilhas de freios, o filtro de cabine e bateria de 12 volts, a qual é utilizada para acionar os faróis, lanternas e sistema de som.
Sendo assim, o Jac e-JS1custa R$149.900, o carregador portátil ou wallbox não estão inclusos neste preço. A expectativa é de que o elétrico Jac e-JS1será o segundo carro da família, ou um veículo para uso diário no trabalho.
Confira a Live feita no Facebook.
Leia também: Avaliação: Carro elétrico Renault Zoe
2 Comments
[…] nas vendas de carros 100% elétricos no mercado brasileiro em 2022, passa a custar R$ 145.900. Quando foi lançado em setembro de 2021, o Jac E-JS1 custava R$149.900, com a redução o interessado em comprar o modelo economiza R$ […]
[…] O Grupo SHC, importador oficial da marca chinesa no Brasil, explica que o compacto foi concebido a partir do JAC E-JS1, ou seja, a versão City Cargo foi desenvolvida a partir de um trabalho meticuloso da Engenharia da JAC Motors Brasil. “Basicamente nós eliminamos os materiais de acabamento atrás dos bancos dianteiros, retiramos o banco traseiro e criamos um furgão, compondo um volume de 1.200 litros de capacidade de carga”, explica Habib. A carga útil de 400 kg permanece a mesma do E-JS1. […]