Sedã e Hatch médio da Chevrolet ganham novas denominações e calibração dos motores
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
A General Motors do Brasil lança o sedã médio Chevrolet Cruze Midinight e também o hatch médio Chevrolet Cruze RS. O hatch médio passa a ter a sigla RS. Na frente ele recebeu uma grade com detalhes em cromo escurecido, a gravata Chevrolet com fundo preto e os faróis com LED e máscara negra. O logo RS em vermelho está junto às entradas de ar. Nas laterais, a moldura das janelas, o adesivo de coluna e os retrovisores seguem contam com visual escurecido e as rodas são exclusivas da versão para reforçar o visual esportivo.
Seguindo a tendência biton, o Cruze RS traz o teto preto metálico, a cor foi colocada para ampliar a área do teto-solar e alterar a percepção de proporções do modelo. Na traseira, o aerofólio também foi escurecido, o mesmo ocorreu com os emblemas, o nome e a marca do veículo na tampa, próximo das lanternas de LED tridimensionais. Por dentro, o Chevrolet Cruze RS, os revestimentos do teto, assoalho, colunas, painéis e dos bancos são todos em preto, enquanto que as costuras pespontadas dos assentos são feitas com linhas vermelhas.
Entre os equipamentos de série ele traz 6 airbags, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, câmera de ré de alta definição, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro além de sistema de áudio Premium, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, sensor de chuva, central de informação digital colorida, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento elétrico e aquecimento.
O pacote de conectividade do Cruze RS é composto por: Apple Car Play e Android Auto na tela de 8 polegadas do MyLink com pareamento via bluetooth simultâneo de até dois smartphones. Wi-Fi nativo com antena amplificada e sinal de internet até 12 vezes mais estável com capacidade de conexão para até 7 aparelhos simultâneos, aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch que permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Tem ainda o sistema de telemática OnStar que oferece assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de emergência e segurança, OTA (over the air) é a tecnologia que permite atualizações de sistemas eletrônicos do veículo de maneira remota. A chave é eletrônica e os ajustes ocorrem pelo multimídia para as preferências memorizadas de cada usuário (aplicativos, estações de rádio, entre outros). Por vir com duas chaves, é possível criar até dois perfis diferentes.
Na parte mecânica o Cruze RS traz amortecedores especiais, eixo traseiro mais rígido e ajuste específico da suspensão e uma calibração exclusiva para a direção elétrica. O motor turbo é turbo de alto desempenho, entrega 153 cavalos de potência e 24,5 kgfm de torque. Ela traz tecnologias como injeção direta de combustível, cabeçote com coletor de escape integrado e comando variável de válvulas, ele disponibiliza 90% da força numa faixa plana entre 1.500 rpm e 5.000 rpm. Já a potência máxima ocorre entre 5.600 rpm e 6.000 rpm. Números realmente impressionantes. O câmbio é automático de 6 marchas com sistema Active Select, que permite fazer trocas manuais por meio da alavanca do câmbio. O preço do Chevrolet Cruze RS é R$ 154.600, está disponível nas cores Branco Summit, Cinza Satin Steel e o Vermelho Chili, exclusivo para este modelo. E existe a opção de lataria coberta completamente em Preto Ouro Negro.
A GM incluiu três opções de cores para o Chevrolet Cruze Midnight, isso ocorreu por sugestão dos consumidores. Além do tradicional preto Ouro Negro, a fabricante passa a disponibilizar as cores metálicas Azul Eclipse e o Cinza Satin Steel. No interior do Chevrolet Cruze sedã, os acabamentos, desde os do forro do teto até os revestimentos soft touch de portas e painel ganharam tons escurecidos.
O visual dianteiro do novo Cruze recebeu na grade a gravata símbolo da Chevrolet com fundo preto e moldura em cromo escurecido na barra que divide as duas entradas de ar do motor turbo. A grade com elementos estéticos internos alusivos à tecnologia é própria do sedã. Os faróis são com máscara negra e luz de condução diurna em LED e luzes auxiliares tipo canhão.
Na lateral, as rodas aro 17 em dois tons mesclam o preto com o cromado. Um filete do mesmo metal combina com as maçanetas. O logo Midnight está na parte inferior da porta dianteira, na mesma linha dos retrovisores externos. Os vincos da carroceria são ressaltados e o teto é caído na parte traseira.
Entre os itens de série e equipamentos o novo Chevrolet Cruze sedã traz o revestimento Premium dos bancos e painel, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura mais sistema automático de recirculação, partida por botão, chave eletrônica para travamento e destravamento das portas e da tampa traseira com sensor de aproximação, além de regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade. O sistema de conectividade é mesmo do Cruze RS, com MyLink, Wi-Fi nativo, o de telemática OnStar, entre outros. Também compartilha o conjunto motor é câmbio da versão RS. Até o encerramento desta postagem no site da Chevrolet ainda não estava disponível o preço do Cruze Midinight.
Leia também: Renovação da CNH depois da pandemia