A Ford Pro inicia as vendas do modelo chassi caba E-Transit no Brasil no final de março de 2024. Esta é uma nova opção de veículos comerciais, para os transportadores que buscam sustentabilidade nas suas operações com mais eficiência e produtividade. Além do modelo furgão, que desde 2022 é testado em um programa piloto com frotistas, a van elétrica inclui uma inédita versão chassi cabine, aliás, a primeira do mercado brasileiro no segmento de até 5 toneladas.
A Ford E-Transit é oferecida em duas versões, furgão e chassi, ambas equipadas com motor elétrico de 198 kW, ou 269 cv, e torque de 430 Nm. Além da tração traseira e torque instantâneo, ela tem como diferencial a maior capacidade volumétrica da categoria, de até 15 m3 no furgão e de até 21 m3 na chassi, quando implementada com baú similar ao da versão a combustão.
A autonomia da Ford E-Transit chassi cabine, segundo a Ford, é superior à das concorrentes do mesmo segmento, de 317 km (WLTP). A bateria de lítio de 68 kWh pode ser carregada tanto em corrente contínua (até 115 kW), em 35 minutos, como em corrente alternada (até 11,5 kW), em 8 horas, usando conector do tipo 2, com um sistema de gerenciamento de carga que otimiza a sua vida útil.
E-Transit traz tecnologias semiautônomas que reduzem o risco de colisões, como sistema de frenagem autônoma, além de controle de tração e estabilidade AdvanceTrac e câmera 360°. Também é a única com três modos de condução, ou seja, Normal, Econômico e Escorregadio , que junto com o sistema de regeneração de energia contribuem para a segurança e menor custo operacional. O modem de conectividade fornece dados confiáveis e precisos para auxiliar o condutor e a gestão do administrador da frota.
A E-Transit Furgão dispõe de quatro modelos com diferentes capacidades de carga volumétrica: L2H2, com 9,5 m3; L2H3, com 10,7 m3; L3H3, com 12,4 m3; e L4H3, com 15 m3. Ela tem PBT de 3,5 toneladas, que permite a condução com CNH B, e sua capacidade de carga varia de 800 a 1.000 kg.
Já a E-Transit Chassi tem versões com PBT de 3,5 e 4,2 toneladas e capacidade de carga de 1.300 a 2.100 kg. Segundo a Ford Pro, tanto a furgão como a chassi chegam com preço a partir de R$ 542.000 e condições especiais de venda, com garantia de três anos, ou 100.000 km, e cobertura de oito anos ou 160.000 km para a bateria. Sendo assim, o preço da E-Transit chassi cab versão 3,5 toneladas é R$ 542.000 e a versão 4,2 toneladas custa R$ 562.000., enquanto que a E-Transit Furgão 3,5 toneladas custa R$ 542.000.
Leia também: Ford Transit automática e elétrica chega em 2023