A Ford lança no Brasil o primeiro Mustang elétrico fabricado no mundo ele é o Mustang Mach-E GT Performance AWD Extended Range. No entanto vale avisar, esqueça o que você conhece do cupê esportivo mais vendido do mundo. O motor Coyote V8 5.0 especialmente calibrado para o Mach 1que tem 483 cv de potência e 58 kgfm de torque, o qual trabalha em conjunto com o câmbio automático de 10 marchas, foi substituído por dois motores elétricos, colocados um em cada eixo, os quais juntos entregam potência de 487 cv e torque de 87,7 kgfm.
Além disso, o Mustang Mach-E GT Performance AWD Extended Range tem carroceria crossover e espaço para cinco ocupantes, ou seja, diferente do cupê duas portas que acomoda duas pessoas de estatura baixa no espaço traseiro. O desenho da dianteira do elétrico Mustang Mach-E lembra o do com motor a combustão, ou seja, capô longo, nariz de tubarão e a grande remete a boca aberta do tubarão, ou seja, os elementos clássicos do pony-car. Os faróis são em full-LED, com assinatura em LED.
Desenvolvido para ser um modelo elétrico, na lateral do Mustang Mach-E GT Performance AWD Extended Range chama a atenção a curvatura do teto na traseira e o fato de ele não ter as tradicionais maçanetas para abrir as portas, sim as portas, pois outra diferença em relação ao conhecido Mustang é o fato de que no Mach-E elas há quatro portas e espaço para três ocupantes no banco traseiro. Como o assoalho é plano, não há o túnel central, oferece algum conforto para quem senta no meio. As rodas de liga leve 20 polegadas são calçadas com pneus 245/45 R20. O comprimento do Mustang Mach-E é 4.743 mm, sua largura é de 2.097 mm de largura e 1.613 mm de altura. A distância entre-eixos é de 2.984 mm, ou seja, 264 mm maior que a do Mustang Mach 1.
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E na traseira o desenho do Mustang Mach-E a tampa o porta-malas é arredondada, as lanternas de três barras. O para-choque tem a parte superior na cor da carroceria e a inferior na cor preta. Por falar em porta-malas, a capacidade do compartimento traseiro de bagagens é de 402 litros. Como os motores estão nos eixos, na dianteira, embaixo do capô, há outro compartimento com capacidade de 139,5 litros.
No interior o painel de instrumentos é totalmente digital. Traz a central multimídia SYNC 4A, com tela de 15,5”, a qual possui uma interface nova, com sistema inteligente que aprende as preferências e hábitos do usuário. O botão multifuncional central é outra novidade que simplifica os comandos.
Além de conexão com Apple CarPlay e Android Auto, a SYNC 4A vem com GPS embarcado, perfis personalizáveis, seis entradas USB (tipo A e C) e mostra as informações de carregamento em tempo real. Ela também funciona de forma integrada com o painel de instrumentos de 10,2”, que conta com três modos de customização da tela e exibe a autonomia da bateria em destaque. O sistema de som da B&O, com amplificador de 560 W, nove alto-falantes e subwoofer.
Os bancos projetados pela Ford Performance são revestidos com material ecológico premium, o ActiveX, e incluem ajuste elétrico em 8 posições e aquecimento para o motorista e o passageiro. O volante multifuncional com o logotipo do cavalo estampado no centro também é aquecido e pode ser ajustado em altura e profundidade.
Há três memórias para salvar o ajuste do banco do motorista e dos retrovisores, que contam com rebatimento elétrico. O teto solar panorâmico é o maior já usado em um veículo da marca, tem um revestimento especial termorrefletivo para proteção contra raios infravermelhos e ultravioleta.
Assista o vídeo do Mustang Mach-E no Canal AutoAgoracombr
Entre os equipamentos de segurança do Mustang Mach-E estão os 9 airbags, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de colisão com detecção de pedestres, alerta de tráfego cruzado, frenagem autônoma de emergência (à frente e em marcha à ré), assistente de manobras evasivas, assistente de manutenção e centralização em faixa, farol alto automático, sistema de monitoramento de pontos cegos, reconhecimento de placas de velocidade, câmera 360° e assistente de estacionamento.
O sistema de tração integral eAWD do Mustang Mach-E é composto de dois motores elétricos, um em cada eixo, e transmissão automática com uma marcha à frente e outra à ré. Esse conjunto entrega a potência de 487 cv e torque de 87,7 kgfm, ele acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h, a qual poderia ser maior, já que é limitada eletronicamente.
Os freios são Brembo de alta performance na dianteira, com quatro pistões. Esse sistema incorpora a frenagem regenerativa, a qual recarrega a bateria ao pressionar o freio ou ao libera o pedal do acelerador. A quantidade de energia recuperada é mostrada no painel.
Também é possível mudar o comportamento do Mustang Mach-E, pois são três modos de condução: Engage (para o dia a dia), Whisper (condução relaxada e condições climáticas adversas, como pistas escorregadias.) e Unbridle (condução esportiva).
O Mustang Mach-E ainda dispõe do modo de condução com apenas um pedal, chamado One Pedal Drive, que muda a forma de interação com o veículo, ou seja, utilizado apenas o pedal do acelerador é possível acelerar e frear o carro, regenerando a bateria e economizando as pastilhas dos freios.
A bateria de alta tensão do Mustang Mach-E é feita de níquel, cobalto e manganês, com células de íons de lítio. Ela é composta de 12 módulos, pesa 596 kg e conta com sistema de arrefecimento líquido. Além de barras transversais internas, tem uma estrutura externa de aço de alta resistência para proteção contra impactos e seus conectores são certificados contra entrada de água. A capacidade da bateria é de 91 kWh, o que garante uma autonomia de 379 km no padrão do Inmetro, ou 541 km pelo método WLTP.
O preço do Mustang Mach-E GT Performance AWD Extended Range é R$ 486.000. São 7 opções cores, sem alteração de preço: Vermelho Zadar, Azul Estoril, Azul Algarve, Branco Nur, Branco Space, Cinza Torres e Preto Astúrias. Ele vem com três anos de garantia e revisões gratuitas pelo mesmo período, sem limite de quilometragem. A Ford oferece também uma garantia especial para o sistema propulsor, que inclui os motores e a bateria, de 8 anos ou 160.000 km. A manutenção preventiva é feita a cada 12 meses, ou 16.000 km, com a verificação de itens como filtro de pólen e fluidos da transmissão e dos freios.
Colaborou : Ford Brasil