Primeiro produto da recém-criada Divisão de Veículos Comerciais, a van Ford Transit começa a ser comercializada no Brasil em outubro.
Inicialmente a Ford Transit será oferecida no modelo de passageiros ou minibus, com dois comprimentos e duas alturas que somam cinco versões: com 14+1 ou 15+1 lugares. Também com 17+1 ou 18+1 lugares e a chamada versão vidrada. Neste caso há duas opções de cores: branco e prata, que são as mais utilizadas e fáceis de adaptar, também para adesivagem e envelopamento. A versão furgão está prevista para janeiro de 2022.
Para o motorista a van Transit traz volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade e o banco dispõe de ajuste em quatro posições, com apoio de braço ajustável. O painel conta com uma tela multifuncional de 4 polegadas.
Ainda na cabine há console de teto, espaço para copos, garrafas e documentos e um compartimento sob o banco do passageiro com espaço para acomodar uma mochila ou ferramentas. O encosto do banco do passageiro é rebatível e transforma numa mesinha de apoio para laptop ou documentos. Vem com um computador de bordo e as luzes diurnas em LED também são itens de série.
Para a conectividade a Transit tem um modem embarcado de série. Ele é integrado à arquitetura elétrica do veículo, isso para facilitar o seu controle e manutenção. Com o aplicativo FordPass o usuário acessa comandos e informações pelo celular.
O app permite agendar serviços online nas concessionárias e acompanhar a sua execução, localizar o veículo, gerar indicadores úteis para o negócio e receber mais de 3.000 alertas de falha. Ainda, se ocorrer uma falha grave a Ford pode entrar em contato com o cliente através do acompanhamento preventivo inteligente para evitar a parada do veículo. Outra novidade é a assistência técnica em conferência, em que o suporte técnico por telefone coloca o cliente em contato direto com o chefe de oficina da concessionária para resolver qualquer problema no veículo, seja por orientação remota, atendimento no local ou guincho.
A van Ford Transit, entre outros equipamentos, traz o piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, auto start-stop, três modos de condução. Estribo elétrico automático, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros e conexão USB nas fileiras.
Também vem de série com controles de estabilidade e tração, anticapotamento, de torque em curvas e adaptativo de carga, estabilização de vento lateral e assistência de partida em rampas, que ajuda a reduzir o desgaste da embreagem.
A Ford Transit agora é fabricada no Uruguai com o motor EcoBlue 2.0 turbodiesel, ele entrega potência de 170 cv a 3.500 rpm e torque de 41,3 kgfm disponíveis entre 1.750-2.500 rpm, homologado no programa de emissões Proconve 7 (Euro 6), com Arla-32.
O câmbio é manual, a direção com assistência elétrica, os freios são a discos nas quatro rodas.
A van Ford Transit é comercializada com garantia de um ano ou 100.000 km , já as revisões devem ser feitas a cada 20.000 km com o sistema preço fixo. Os preços das versões da nova Transit não foram revelados.
Leia também: Nova Divisão de Veículos Comerciais Ford
Por: Redação-AutoAgora.com.br /Fotos: Divulgação
1 Comment
[…] época importada da Turquia. Depois disso, retornou ao mercado brasileiro em setembro de 2021, na versão minibus e posteriormente foi lançada a versão furgão, mas agora fabricada no Uruguai, integrando o […]