Por: Edison Ragassi/ Foto: Divulgação
O Grupo Stellantis, que produz e comercializa no Brasil os veículos da marca Jeep, entre outras, passa a oferecer o Jeep Compass 4xe híbrido plug-in, com motor a combustão, ou térmico e motor elétrico que pode ser carregado também na tomada. A pronuncia da versão 4xe divulga pela Jeep é “four by e”, igual ao falado nos Estados Unidos.
No visual ele semelhante aos outros modelos como por exemplo o Jeep Compass Sport e Jeep Compass S, porém, para se diferenciar dos demais, a Jeep criou quatro cores exclusivas que são elas a Prata Glacier, Preto, Branco Alpine e Azul Shade, esta última, segundo os executivos da marca, deve ser a preferida dos compradores. E a cor azul também está presente em torno dos badges Jeep e Compass no capô, portas dianteiras e porta-malas.
Para identificar a versão eletrificada do Compass, na traseira está o logotipo 4xe, que tem a última letra pintada também em azul para reforçar a presença da tecnologia híbrida plug-in no modelo. O Compass 4xe também oferece faróis com desenho exclusivo full LED.
Por dentro, a cabine do novo Compass hibrido plug-in, recebeu costuras contrastantes exclusivas, o painel com quadro de instrumentos é full digital de 10,25 polegadas e sistema multimídia Adventure Intelligence de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio. Outra diferença no interior é a presença de novos comandos ao redor do motorista, exclusivos para ajustar o trem de força eletrificado do Compass 4xe híbrido plug-in.
Além dos botões adicionais, o Compass 4xe possui uma segunda tampa, no para-lama traseiro esquerdo, destinado ao conector de recarga. Ele é do padrão europeu Type 2, o mais comum no Brasil, e possui luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria. As rodas são de liga leve de 19 polegads em gloss black e teto-solar panorâmico Command View.
O motor a combustão do Jeep Compass 4xe é o T270 turbo movido a gasolina com 180 cv de potência e 27,5 kgfm (270 Nm) de torque. Ele é acoplado a um câmbio automático de 6 marchas e auxiliado por um motor elétrico, que também cumpre a função de gerador. Esse conjunto gera tração no eixo dianteiro e também produz eletricidade para as baterias.
No eixo traseiro fica o segundo motor elétrico, capaz de gerar 60 cv e 25,4 kgfm (250 Nm) de torque, que está disponível em qualquer rotação. Esse conjunto é conectado diretamente ao eixo traseiro, o que permiti ao Compass 4xe híbrido plug-in manter a tração nas quatro rodas ao mesmo tempo em que dispensa o cardã. A gestão eletrônica garante que o veículo tenha tração nas quatro rodas sempre que necessário. Se a bateria estiver com baixa carga, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro, o que assegura o máximo de performance e aderência em qualquer circunstância.
Sendo assim, uma parte do espaço destinado ao cardã passou a ser ocupado pela bateria de alta tensão, que também fica sob os bancos traseiros. A bateria do Compass 4xe tem a tensão de 400 Volts, refrigeração independente e possui inversor de corrente integrado. O conjunto fica dentro de um invólucro metálico que serve como proteção contra elementos externos, incluindo imersão na água, ou seja, quando passa por uma área alagada não entra água no sistema de bateria do Jeep Compass 4xe. As baterias têm capacidade total de 11,4 kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 44 quilômetros.
O consumo de combustível do Jeep Compass 4xe híbrido plug-in, pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), na cidade é de 25,4 km/L, com autonomia de 927 quilômetros. Na estrada o consumo é de 24,2 km/L. Com potência combinada de 240 cv, o 0 a 100 km/h é de 6,8 segundos, com velocidade máxima de 206 km/h.
O Compass 4xe híbrido plug-in oferece quatro modos de condução, eles ajustam os parâmetros como mapa da troca de marchas, resposta do acelerador e assistência da direção elétrica. No modo Auto, o carro analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar a melhor performance e eficiência.
O modo Snow (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência. No modo Sand/Mud (areia/lama), é recomendado para trilhas enlameadas ou com piso macio. O programa Sport é para utilizar o máximo dos 240 cv de potência combinada e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4×4.
Os diferentes modos de condução são complementados pelas opções 4WD Lock, 4WD Low e HDC (assistente de descida), que ampliam ainda mais a capacidade off-road do Compass 4xe híbrido plug-in. Sua agilidade no fora-de-estrada é a melhor do segmento, pois o tempo de resposta do motor elétrico é muito superior, permitindo o envio de mais força às rodas traseiras mais rápido do que em um veículo convencional. O conjunto híbrido plug-in também deu ao Novo Compass uma capacidade de reboque de até 600 kg (nas versões do Novo Compass com motor T270 turbo flex ou TD380 turbo diesel são 400kg).
Além dessas configurações, o Compass 4xe inclui duas funcionalidades exclusivas: Electric e e-Save, que se somam ao modo Hybrid padrão. Cada uma delas têm funções específicas:
Electric: Neste modo, o Compass 4xe irá utilizar somente o motor elétrico traseiro, possibilitando uma condução 100% livre de emissões. Com essa configuração é possível acelerar a até 130 km/h e rodar 44 quilômetros, o suficiente para cumprir a rota diária urbana de muitos clientes. O motor térmico só entrará em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.
e-Save: Essa configuração tem dois modos de funcionamento e permite manter ou mesmo carregar a bateria usando a própria força do motor térmico. No modo passivo, o e-Save mantém o nível de carga da bateria, permitindo que você tenha acesso à propulsão 100% elétrica em um momento futuro. Quando o e-Save passivo está ativado, a central eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor térmico para evitar que a bateria saia do nível de carga atual. O e-Save também possui o modo ativo, que usa o motor elétrico acoplado ao conjunto à combustão para carregar a bateria sem que o motorista precise se preocupar em encontrar uma estação de recarga. No modo e-Save ativo a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80%.
O sistema híbrido plug-in permite ao Compass 4xe a frenagem regenerativa. Ao pisar no freio de forma suave, o gerenciamento eletrônico usa os próprios motores elétricos para gerar eletricidade. Dessa forma, além de recarregar a bateria, é possível reduzir a velocidade do veículo sem a necessidade de acionar os freios a disco tradicionais.
Esse comportamento pode ser intensificado ao acionar o botão e-Coasting próximo ao sistema multimídia. Ao ser ativado, ele amplia a regeneração de energia em desacelerações, sempre que o acelerador é aliviado. O e-Coasting tem dois modos de funcionamento, suave e intenso. Este último aumenta ainda mais a transformação de energia cinética em elétrica nas desacelerações, permitindo até, em alguns casos, que seja possível dirigir o Compass 4xe sem pisar no freio. Caso o motorista freie de forma mais forte ou a frenagem autônoma de emergência (AEB) identifique o risco de colisão, os freios a disco nas quatro rodas são acionados normalmente.
O Jeep Compass 4xe pode ser carregado no carregador doméstico portátil que vem com o SUV, conectado a uma tomada de 110V/220V de três pinos. Nestas condições o Compass 4xe é recarregado entre quatro e 20 horas, de acordo com a tensão escolhida. Também é pode ser instalado o carregador de parede (Wallbox) da Weg ou EnelX (ambos homologados pela marca). O aparelho dispensa instalação trifásica e tem potência de 7,4 kW, possibilitando a recarga completa em 100 minutos no modo mais rápido ou em nove horas no mais lento. Nesta fase de lançamento, o primeiro cliente que comprar o Compass 4xe em cada ponto de venda ganhará o carregador Weg. Os demais consumidores podem adquirir o Wallbox diretamente nas concessionárias Jeep.
O carregamento pode ser programado para o horário em que a tarifa for mais barata. Dessa forma, basta acionar o botão de recarga programada ao lado do conector do veículo para que a reposição de energia ocorra somente no horário programado, evitando gastos desnecessários. O agendamento da recarga pode ser feito pelo sistema multimídia ou por meio do smartphone no aplicativo conectado à plataforma Adventure Intelligence.
Além disso, a Jeep firmou parceria com a Estapar, assim, a recarga pode ser feita nas Ecovagas da empresa em estacionamentos em todo o país, pagando apenas o valor da estadia no estacionamento sem custo adicional de recarga.
O novo Jeep Compass 4xe híbrido plug-in chega ao mercado com os equipamentos da versão S, entre eles o teto-solar panorâmico Command View, faróis com facho alto automático, assistente de estacionamento semi autônomo, sistema ADAS com controlador de velocidade adaptativo, alerta de mudança de faixa com correção, leitor automático de placas, alerta de veículo no ponto cego e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas. Para completar, vem ainda com sete airbags.
A exclusividade fica por conta do pacote com o sistema de visão 360 graus exclusivo do Compass 4xe. Ele usa câmeras posicionadas sob os retrovisores, na grade do radiador e na tampa do porta-malas.
O sistema de som é Premium Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência, também presente apenas no Compass 4xe. A segunda fileira de bancos conta com uma saída de ar-condicionado exclusiva no console central, dois conectores USB (sendo um do tipo C) e assentos tripartidos, ampliando a versatilidade para quem precisa transportar os mais diferentes volumes no porta-malas e cabine.
O preço do novo Jeep Compass S 4xe híbrido plug-in é de R$ 349.990 para todo o Brasil e R$ 360.887 para o estado de São Paulo. O modelo é importado da Itália.