Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022
Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022
14/12/2021
Avaliação: VW Golf GTE Híbrido
Avaliação: VW Golf GTE Híbrido
11/01/2022
Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Conheça as principais diferenças, além do preço, entre o Jeep Compass Sport e Jeep Compass S

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni e AutoAgora.com.br

Em abril de 2021 chegou ao mercado o Novo Jeep Compass 2022. O time de designers da marca promoveu mudanças visuais comedidas em todas as versões do SUV médio Jeep para imprimir uma aparência mais moderna ao modelo. No entanto, a principal mudança foi a inclusão do motor T270 Turbo Flex 1.3L,  mais potente e com mais torque, que o 2.0L Tigershark aspirado.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Novo Jeep Compass Sport 2022, grade com frisos cromados/ Foto: Saulo Mazzoni

Nesta Avaliação destacamos as principais semelhanças e diferenças entre as versões Jeep Sport e Jeep Série S 2022. Para iniciar, vale ressaltar que o visual do SUV médio foi modernizado. O Novo Jeep Compass Sport tem a grade dianteira preta com 7 contornos cromados, enquanto que o Novo Jeep Compass S tem os contornos na cor preta.

Avaliação: Novo Jeep Compass Série S 2022

Novo Jeep Compass Série S 2022, grade na cor preta para diferenciar

Em relação ao modelo anterior, o capô com vincos centrais está mais alto e os faróis são novos em full LED, com assinatura LED em ambas as versões. Ainda comparado ao Jeep Compass anterior, o para-choque foi totalmente redesenhado, recebeu uma grade fina na parte central, com as luzes de neblina nas extremidades. E abaixo uma grade maior, também na cor preta.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022 Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Jeep Compass Sport 2022, as caixas de rodas têm molduras pretas/ Foto: Saulo Mazzoni. No Compass Série S as caixas das rodas são na cor da carroceria

As laterais permanecem com vincos acentuados nos para-lamas e na região das maçanetas. Eles seguem até encontrar-se com as lanternas. Na versão Sport as molduras das caixas de roda são na cor preta. Para ser diferente, a versão S utiliza as molduras das caixas de rodas na mesma cor da carroceria. As rodas do modelo Sport são em liga leva aro 17 polegadas e os pneus 225/60, já na versão S as rodas também são em liga leve, porém o aro é de 19 polegadas e os pneus 235/45.

Traseira Novo Jeep Compass Sport 2022

Jeep Compass 2022 recebeu lanternas em LED na traseira e frisos cromados na versão Sport/ Foto: Saulo Mazzoni

Também em relação ao Compass anterior, na traseira as lanternas em LED foram redesenhadas. No teto há um aerofólio, da mesma cor da carroceria no Sport e preto na opção S. Em ambos o vidro é inclinado, com friso cromado na primeira opção e preto na segunda. A identificação Jeep tem friso preto e a inscrição cromada, no modelo Sport e totalmente preto na opção S. O mesmo ocorre com as inscrições T270, Sport e S.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Jeep Compass S 2022, na traseira aerofólio preto e para-choque na mesma cor da carroceria

Nas duas versões há luzes de neblina nas extremidades do para-choque traseiro, mas na opção Sport a parte inferior é preta e na S totalmente na cor da carroceria. No Jeep Compass Sport há só uma ponteira para a saída do escapamento e no Jeep Compass S ela é divida em duas.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Novo Jeep Compass Sport 2022, painel com tela TFT 3,5″/ Foto: Saulo Mazzoni

Interior Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Por dentro, o Jeep Compass Sport 2022 traz o quadro de instrumentos com tela TFT de 3,5”. O conta giros e o velocímetro são analógicos, a grafia é semelhante a utilizada no Jeep Renegade Limited 2020. Bem diferente é o quadro do Jeep Compass S que neste quesito é símbolo de modernidade, pois o quadro de instrumentos  é Full Digital e HD de 10,25″.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Novo Jeep Compass S 2022, painel totalmente digital

Os bancos em tecido são com regulagem manual na opção Sport, porém há como opcional o revestimento em couro por R$ 2.583,00. No Jeep Compass S os bancos são revestidos em couro, com ajustes elétricos para motorista e passageiro. O item opcional é o couro Steelgray por R$ 1.653,00.

Multimídia Novo Jeep Compass Sport 2022 Multimídia Jeep Compass S 2022

Jeep Compass Sport 2022 com central multimídia de 8,4 polegadas/ Foto: Saulo Mazzoni. No Jeep Compass Série S a Central multimídia tem a tela de 10,1″ e mais recursos de navegação

A central multimídia é diferente, no modelo Sport a tela é de 8,4”, na versão S a central multimídia tem tela de 10,1″ com Adventure Intelligence Plus. As duas são compatíveis com Android Auto e Apple Carplay, o espelhamento ocorre sem fio. A chave de presença com telecomando para abertura de portas e vidros (Keyless Enter ‘n Go) é item de série nas duas versões.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Novo Jeep Compass 2022, motor T270 Turbo substituiu o Tigershark/ Foto: Saulo Mazzoni

Motor e câmbio Novo Jeep Compass Sport e Compass S 2022

A linha do Jeep Compass 2022 tanto na opção Sport como na S traz embaixo do capô o novo motor T270 Turbo Flex. Este motor entrega 180 cv(G)/185(E) a 5.750 rpm e 27,5 kgfm (270Nm) de torque. Ele está acoplado ao câmbio é automático de 6 marchas. Para economia de combustível e melhorar a performance, as duas opções têm o modo Sport, o qual permite, quando acionado, reações a acelerações mais rápidas.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022 Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022 Porta-malas Jeep Compass 2022

Dimensões e capacidades novo Jeep Compass Sport e Compass S 2022

As dimensões e capacidades do novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022 são as mesmas, o comprimento é de 4,4 m, a largura da carroceria é de 1,8 m e a altura de 1,6 m, a distância entre-eixos é de 2,6 m. O volume do porta-malas é de 476 litros, os bancos traseiros são rebatidos 60/40 e o tanque de combustível recebe até 60 litros.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022 Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Jeep Compass Sport 2022, os bancos em couro são opcionais/ Foto: Saulo Mazzoni

Quem compra um Jeep, mesmo não tendo o sistema de tração 4×4, em algum momento irá utilizar o veículo na terra, sendo assim, o modelo oferece condições para um fora de estrada leve, pois tem a altura mínima do solo entre os eixos de 209 mm (Sport)/ 202 mm (Série S), o ângulo de entrada é de 20,9º (Sport)/ 20,6° (Série S), ângulo de saída de 31,4° e o ângulo de rampa de 20,8°. E para estas condições o sistema Jeep Traction Control+, presente nas duas versões de acabamento (Sport/S).

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022/ Foto: Saulo Mazzoni

Impressões ao dirigir novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Quem tem um Jeep Compass e vai até a concessionária conhecer o modelo 2022, logo ao observar o visual do modelo não nota muitas diferenças em relação as versões anteriores, pois as mudanças visuais foram tímidas. Mas ao entrar, tanto na opção Sport, como no Jeep Compass Série S, vai perceber que o SUV médio evoluiu. A começar pelo painel de instrumentos, no Sport a grafia dos instrumentos é melhor para visualizar. O mesmo ocorre com a central multimídia, ela é mais fácil de ser acessada e visualizada. Como item de série o Jeep Compass S traz o carregador de celular sem fio. Na versão Sport para carregar é necessário conectar o cabo USB.

Painel Novo Jeep Compass S 2022

Novo Jeep Compass S 2022, com painel totalmente digital

No Jeep Compass Série S o painel é totalmente digital, muito fácil de buscar as informações, diferente do Sport, que tem o velocímetro analógico, ao mudar a tela, por exemplo, para o consumo de combustível, a velocidade digital permanece em tamanho menor.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022 Avaliação: Jeep Compass Série S 2022, interior/ Foto: AutoAgora.com.br

Jeep Compass Série S 2022, bancos com revestimento em couro e ajustes elétricos de série

Ambas as versões, oferecem conforto, pois há bom espaço para o motorista encontrar o ajuste correto do volante, banco e espelhos. Já para os ocupantes dos assentos traseiros, o ressalto no meio é elevado, dependendo da estatura, pode causar desconforto ao ocupante. As duas versões tem saída da ventilação para os ocupantes dos assentos traseiros, saída USB e tomada 12V.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022/ Foto: Saulo Mazzoni

Em desempenho, as duas versões são iguais. No arranque, o modelo Sport e a Série S arrancam lentamente, mas o motor 1.3 Turbo T270 é bem elástico e desenvolve velocidade de maneira rápida. Comparado ao motor Flex anterior 2.0 16V Flex Tigershark (159 cv(G)/ 166 cv (E) e torque 19,9 kgfm (G)/ 20,5 kgfm (E) disponíveis  a partir de 4.000 rpm), ele é mais silencioso. O câmbio automático de 6 marchas é o mesmo da geração anterior, porém, foi recalibrado, o que não comprometeu as reações. Tanto na cidade como na estrada, as trocas são macias, o motorista quase não percebe que mudou a marcha. Ao rodar na cidade, quando sai da posição estacionária e entra em uma subida, o desempenho é melhorado ao acionar a tecla Sport. Já no anda e para do trânsito, sem este recurso ele atende bem as necessidades.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022/ Foto: Saulo Mazzoni

E na estrada desenvolve velocidade de maneira constante, mesmo sem o modo Sport ativado, tem boas acelerações e retomadas, a direção com assistência elétrica atende as necessidades de uso urbano e rodoviário e as suspensões independentes da dianteira e traseira estão bem ajustadas para vários tipos de terrenos.

A principal diferença que o motorista irá notar ao dirigir o Jeep Compass Sport e Jeep Compass Série S é a atuação dos sistemas de auxilio ao motorista. O Série S traz sistemas semi-autônomos como o aviso de colisão frontal com frenagem de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de trânsito e sistema de estacionamento semiautônomo (Park Assist).

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022, pouca diferença no consumo de combustível/ Foto: Saulo Mazzoni

Consumo de combustível Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Segundo divulgado pela Jeep, o consumo de combustível do Jeep Compass Sport, abastecido com etanol é de 7,4 km/L na cidade e 8,7 km/L na estrada. Ao utilizar gasolina o consumo é de 10,5 km/L no ciclo urbano e 12,1 km/L na rodovia. O fato de ter mais acessórios, faz com que o consumo de combustível do Jeep Compass Série S seja um pouco maior. Na cidade, abastecido com etanol ele consome 7,2 km/L e na estrada 8,3 km/L, enquanto que com gasolina na cidade consome 10,2 km/L e na rodovia 11,7 km/L.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022/ Foto: Saulo Mazzoni

Nesta Avaliação, tanto o Jeep Compass Sport como o Jeep Compass Série S foram entregues abastecido com etanol e o consumo mostrado no computador de bordo, com o ar-condicionado ligado, o consumo foi de 7,3 km/L na cidade e 8,3 km/L na rodovia. O Série S consumiu 6,9 km/L ao rodar no ciclo urbano e 7,9 km/L no ciclo rodoviário.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Jeep Compass Série S 2022, sistemas semi-autônomos e teto solar de série

Preço e itens de série Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

O Jeep Compass Sport 2022 custa R$ 157.047, já o Jeep Compass Série S custa R$ R$ 211.809, ou seja, uma diferença de 54.762. Entre os itens de série presentes nos dois modelos estão os freios ABS, controle de estabilidade (ESC), controle de tração, controle eletrônico anti capotamento, HSA (Hill Start Assist), seis airbags (frontais, laterais e de cortina), sensores de chuva e de estacionamento traseiro, sistema Auto Hold, Start&Stop (desligamento/acionamento automático do motor), monitoramento de pressão dos pneus, travas elétricas nas portas e porta malas, câmera de ré e freio de estacionamento eletrônico.

Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022, ar-condicionado digital duas zonas em ambas as versões

Em ambos o ar-condicionado é digital de duas zonas, há o controlador de velocidade, o piloto automático e o alerta de velocidade. O sistema de som do Sport traz 6 alto falantes, já no Série S o sistema de som é Premium Beats de 506 W (8 alto-falantes + subwoofer). Ainda no Jeep Série S tem os sensores de estacionamento dianteiros e teto solar.

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

A Jeep oferece cores diferentes para as duas versões. A cor sólida Verde Recon não tem custo e está disponível só para o Jeep Compass Sport. Ao optar pelas cores metálicas Prata Billet, Preto Carbon ou Granite Crystal o custo é de R$ 1.963,00, já a cor perolizada Branco Polar custa R$2.480,00. Já o comprador do Jeep Compass Série S pode optar pela cor perolizada Branco Polar ou a metálica Deep Brown Bicolor sem custo, já a cor especial Sting Gray Bicolor custa R$ 2.480,00.

A principal diferença entre o Jeep Compass Sport e o Jeep Compass Série S é a tecnologia semi-autonomia de auxilio ao motorista, a qual com certeza faz do S muito mais seguro, e as cores disponíveis.

Leia também: Avaliação: Jeep Compass Sport 2.0 Flex MY 2021

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

Novo Jeep Compass Sport com o mesmo motor e câmbio do Jeep Compass S 2022/ Foto: Saulo Mazzoni

Ficha técnica Jeep Compass Sport e Jeep Compass ST270 Turbo Flex AT6

Motor: T270

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 16

Aspiração: Turbocompressor

Cilindrada: 1.332 cm³

Potência: 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 3.750 rpm

Torque: 27,5 kgfm (270Nm) E/G a a 1.750 rpm

Alimentação: Injeção direta de combustível

Câmbio: Automático, 6 marchas

Tração: 4×2

Direção: Eletro assistida

Suspensão

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Independente McPherson multibraço

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Disco sólido

Pneus

Sport: 225/60 R17/ Série S: 235/45 R19

Rodas

Sport: Liga leve 17”/ Série S: Liga leve 19”

Dimensões / Capacidades:

Comprimento: 4.404 mm

Entre-eixos: 2.636 mm

Largura: 1.819 mm

Altura: 1.632 mm (Sport)

Altura: 1.625 mm (Série S)

Altura mínima do solo entre os eixos: 209 mm (Sport)

Altura mínima do solo entre os eixos: 202 mm (Série S)

Ângulo de entrada: 20,9° (Sport)/ 20,6° (Série S)

Ângulo de saída: 31,4°

Ângulo de rampa: 20,8°

Porta-malas: 476 litros

Tanque de combustível: 60 litros

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022 Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022   

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022 Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022            

Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022 Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *