Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Avaliação: Novo Peugeot 3008 GT Pack THP Automático
Avaliação: Novo Peugeot 3008 GT Pack THP Automático
07/12/2021
Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022
Avaliação: Novo Jeep Compass Sport e Jeep Compass S 2022
29/12/2021
Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

SUV médio VW Taos oferece bom espaço, desempenho e muita tecnologia

Por: Edison Ragassi  

A Volkswagen continua a investida no segmento de utilitários esportivos a qual começou com o Tiguan, passou para o T-Cross, depois o Nivus. Em maio deste ano, foi vez de lançar o VW Taos para disputar o concorrido segmento dos SUVs médios. Fabricado na Argentina, o Taos compartilha a plataforma MQB, a mesma utilizada pelo hatch Polo, sedã Virtus e os SUVs compactos T-Cross e Nivus.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

VW Taos Highline 1.4 TSI 2022, assinatura em LED que marca a identidade visual do SUV

  Para uma identidade visual marcante, a VW utiliza faróis em full-LED com uma assinatura noturna, também em LED, em formato de filetes, os quais cortam a grade no sentido do logo VW que está no centro. No capô vincos acentuados, o para-choque utiliza nas extremidades grandes molduras e, na parte inferior uma grade preta com frisos cromados, os quais integram o ovebump que avança para a parte debaixo do SUV.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

VW Taos Highline 1.4 TSI 2022, laterais com vincos e maçanetas na cor da carroceria

Nas laterais do VW Taos, as barras no teto são cromadas, os vidros com apliques na cor preta. Os retrovisores com lâmpadas repetidoras têm as capas na mesma cor da carroceria. Os vincos saem dos para-lamas e atravessam as laterais na região acima das maçanetas. Também há vincos acentuados na parte inferior das portas. As caixas de rodas são com molduras, o que reforça o visual esportivo e os frisos são largos para ligar uma ponta a outra. Completa o conjunto as rodas de liga-leve 18 polegadas com pneus 215/55 R18.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

VW Taos Highline 1.4 TSI 2022, na traseira lanternas que avançam para a tampa do porta-malas

Na traseira, o teto tem a antena estilo barbatana de tubarão e um aerofólio. O vidro é inclinado. As lanternas em LED invadem a tampa do porta-malas, que tem símbolo da VW no centro. O para-choque utiliza refletores nas extremidades, com molduras cromadas. O nome Taos está na base da tampa do porta-malas e, à direita, o emblema 250 TSI, que indica o torque de 250 Nm do motor turbo.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

VW Taos Highline 1.4 TSI 2022, painel totalmente digital

Por dentro, o VW Taos traz o painel com material sensível ao toque, o quadro de instrumentos é do tipo Active Info Display com tela de 10,25 polegadas e a central de infotainment VW Play utiliza uma tela de 10,1 polegadas. O SUV médio VW Taos também traz o Ambient Light, sistema de luzes em LED que permite escolher a cor da iluminação interna. São 10 núcleos de cores à disposição elas decoram o painel frontal e as portas dianteiras. Os bancos são revestidos em couro, assim como as portas, painel frontal e volante multifuncional e ainda vem com o carregamento de celular por indução.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022 Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022 Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Capacidade de porta-malas do SUV VW Taos Highline 1.4 TSI 2022 e dimensões

O utilitário esportivo médio VW Taos tem 4,4 m de comprimento, 2,6 m de distância entre-eixos, 1,6 m de altura e 1,8 m de largura. No porta-malas a capacidade é de 498 litros, isso sem abaixar os bancos traseiros, os quais podem ser rebatidos 60/40 .

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

VW Taos Highline 1.4 TSI 2022, motor turbo com injeção direta de combustível

Motor e câmbio VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

No Taos a Volkswagen utiliza o motor 250 TSI Total Flex, o qual está em outros modelos como o T‑Cross, Jetta e a linha GTS (Polo/Virtus). Fabricado na unidade produtiva de São Carlos (SP), ele tem quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor.  Este motor entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm a partir de 1.500 rpm, com etanol ou gasolina. Segundo divulgado pela VW, o Taos acelera de 0 a 100 km / h em 9,3 segundos e atinge velocidade máxima de 194 km / h, limitada eletronicamente.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

VW Taos Highline 1.4 TSI 2022, comandos para mudar o estilo de condução no multimídia

O VW Taos vem com o seletor de perfil de condução, o qual permite ao motorista, na tela do VW Play, ou tecla no console, escolher entre quatro opções para dirigir, são elas: ECO, Normal, Esportivo e Individual. O fato de compartilhar a plataforma e motor com outros modelos é positivo, pois reflete nos custos de manutenção e revisões, já que amplia a oferta de peças.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Impressões ao dirigir VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Para iniciar estas impressões ao dirigir do VW Taos não podemos deixar de lado o que o SUV oferece no habitáculo. Logo ao entrar o motorista percebe que é um veículo confortável.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022 Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Vale também sentar e afivelar o cinto no banco traseiro, assim é possível perceber que ele tem bom espaço para pessoas de estatura mediana. O incomodo fica para quem senta no meio, por causa do tamanho do túnel, mas é bom para acomodar crianças, por exemplo.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

VW Taos Highline 1.4 TSI 2022, volante multifuncional

O painel do VW Taos é fácil para visualizar e entender os comandos do volante multifuncional. Já o multimídia, merece atenção melhor para utilizar todas as funções e aplicativos disponíveis. Com banco e espelhos ajustados, o próximo passo é, com o pé no pedal do freio, acionar o motor através do botão Strat/Stop colocado no console. Para tirar o Taos da posição estacionária, o motorista pode escolher se prefere um arranque mais lento ou mais rápido. Isso porque ao acionar o modo ECO, o arranque é lento e no modo Sport ele é rápido, mas tem consequência, ou seja, o modo esportivo gasta mais combustível.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Nesta Avaliação o Taos foi utilizado na maior parte do período com o modo ECO acionado o que proporciona reações mais lentas nas acelerações e retomadas, por isso é o mais indicado no ciclo urbano, ou seja, em velocidade baixa, no anda e para do trânsito carregado. Já ao entrar na estrada, para evitar pisar demais no acelerador, o melhor é utilizar o modo Sport, pelo menos até atingir a velocidade máxima permitida.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Depois disso, voltar ao modo ECO que ele mantém a velocidade sem perder fôlego, inclusive ao realizar uma ultrapassagem na reta. Outra situação que também é indicada para o modo Sport é ao enfrentar uma subida, pois assim as respostas são mais rápidas e consistentes. As suspensões estão bem calibradas atendem as necessidades de conforto e firmeza tanto na cidade como na rodovia e a direção com assistência elétrica não causa desconforto, seja nas curvas ou em uma manobra de estacionamento. Os sistemas de auxilio ao motorista semi-autônomos são eficazes funcionam de maneira precisa e, principalmente no trânsito evitam acidentes.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Consumo de combustível do VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

No Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE), o consumo de combustível registrado com etanol é de 6,8 km/L na cidade e 8,5 km/L na estrada. Com gasolina o Taos consome 10,2 km/L no ciclo urbano e 12,2 km/L na rodovia. Nesta Avaliação rodamos com o VW Taos Highline tanto na cidade como na estrada, com o ar-condicionado ligado. Ele foi entregue pela VW abastecido com gasolina e nestas condições o consumo na cidade foi de 9,5 km/L na cidade e 11,1 km/L na rodovia.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

VW Taos Highline 1.4 TSI 2022, faróis Full LED e sistema IQ.Light

Preço VW Taos Highline 1.4 TSI 2022 e itens de série

O VW Taos 1.4 TSI Highline 2022 custa R$ 197.590. Entre os itens de série traz 6 airbags (2 frontais com desativação do passageiro, 2 laterais nos bancos dianteiros, 2 de cortina), ar-condicionado Climatronic dual-zone com saída de ar para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular, sistema KESSY, volante multifuncional com shift paddle.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

VW Taos Highline 1.4 TSI 2022, ar-condicionado digital de duas zonas

Também vem com o ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop & Go, AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar, faróis com tecnologia IQ. Light, sistema de detecção de ponto cego e alerta de tráfego traseiro cruzado. No Taos versão Highline, apenas o teto solar panorâmico é opcional, ele custa R$ 6.000,00.

No site da VW as cores disponíveis para o VW Taos Highline são a Preto Mystic, sem custo, a Branco Puro custa R$ 595,00, enquanto que a Prata Pyrit, Cinza Indium, Bege Mojawe e a Azul Atlantic tem o preço estipulado de R$ 1.410,00.

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Ficha técnica VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Motor: 1.4L TSI

Tipo: 4 cilindros em linha, transversal

Cilindrada: 1.395 cm³

Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão

Potência: 150 cv a 5.000 rpm (E/G)

Torque: 25,5 kgfm (E/G) 1.400-4.000 rpm (E)

Tração: Dianteira

Câmbio: Automático, 6 marchas com conversor de torque

Direção: Assistência elétrica progressiva

Suspensões

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Independente Multilink

Freios

Dianteiros: Disco ventilado

Traseiros: Disco sólido

Rodas: Liga leve 18”

Pneus: 215/55 R18

Dimensões/Capacidades

Comprimento: 4.461 mm

Distância entre-eixos: 2.680 mm

Largura: 2.097 mm

Altura: 1.626 mm

Porta-malas: 498 litros

Tanque de combustível: 51 litros

Fotos: AutoAgora.com.br

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022 Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022 Avaliação: VW Taos Highline 1.4 TSI 2022

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *